THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5694 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os principais resultados de uma pesquisa que analisou a formação em serviço de professores de uma escola pública localizada no município de Jitaúna-BA, focalizando o horário de Atividades Complementares (AC). O principal referencial teórico adotado foi a Teoria Crítica do Ensino de Carr e Kemmis (1988). Os dados foram constituídos por meio de entrevistas com professores e de observação participante, com registros em diários de campo e gravações de áudio. A análise foi baseada na Análise Textual Discursiva, orientada por quatro categorias extraídas do referencial teórico: autorreflexão, reflexão coletiva, relação dialética teoria-prática e pesquisa. Como resultado, observamos possibilidades de aproximação com uma formação de caráter crítico pela presença de características como a autorreflexão e a reflexão coletiva, que podem ser desenvolvidas nas discussões das AC. Por outro lado, a realização de pesquisas por esses professores, ainda é algo distante, devido principalmente à falta de tempo dos docentes. Consideramos que os limites apontados nessa investigação podem ser superados por meio de enfrentamento coletivo, de maneira que consideramos possível uma formação orientada pela racionalidade crítica que se dê na própria escola. |
id |
UESB-7_36be3116c826e261e6c0f6398fb5cdc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5694 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIESEL TIEMPO PARA ACTIVIDADES ADICIONALES COMO ÁREA DE ENTRENAMIENTO CRÍTICO: LÍMITES Y POSIBILIDADESO HORÁRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADESAtividade complementarFormação críticaFormação docenteActividad complementariaFormación críticaFormación del profesoradoComplementary activityCritical trainingTeacher trainingEste trabalho apresenta os principais resultados de uma pesquisa que analisou a formação em serviço de professores de uma escola pública localizada no município de Jitaúna-BA, focalizando o horário de Atividades Complementares (AC). O principal referencial teórico adotado foi a Teoria Crítica do Ensino de Carr e Kemmis (1988). Os dados foram constituídos por meio de entrevistas com professores e de observação participante, com registros em diários de campo e gravações de áudio. A análise foi baseada na Análise Textual Discursiva, orientada por quatro categorias extraídas do referencial teórico: autorreflexão, reflexão coletiva, relação dialética teoria-prática e pesquisa. Como resultado, observamos possibilidades de aproximação com uma formação de caráter crítico pela presença de características como a autorreflexão e a reflexão coletiva, que podem ser desenvolvidas nas discussões das AC. Por outro lado, a realização de pesquisas por esses professores, ainda é algo distante, devido principalmente à falta de tempo dos docentes. Consideramos que os limites apontados nessa investigação podem ser superados por meio de enfrentamento coletivo, de maneira que consideramos possível uma formação orientada pela racionalidade crítica que se dê na própria escola.This study presents the main results of a search that analyzed the in-service training of teachers of a public school located in the municipality of Jitaúna-BA, focusing on the schedule of Complementary Activities (AC). The main theoretical reference adopted was the Critical Theory of Teaching by Carr and Kemmis (1988). The data were constituted through interviews with teachers and participant observation, with records in field diaries and audio recordings. The analysis was based on the Discursive Textual Analysis, guided by four categories extracted from the theoretical reference: self-reflection, collective reflection, dialectical relation theory-practice and research. As a result, we observe possibilities of approximation with a formation of a critical character by the presence of characteristics such as self-reflection and collective reflection, which can be developed in the AC discussions. On the other hand, conducting research by these teachers is still somewhat distant, mainly due to lack of time for teachers. We consider that the limits pointed out in this investigation can be overcome by means of collective confrontation, so that we consider possible a formation oriented by the critical rationality that occurs in the own school.Este artículo presenta los principales resultados de una investigación que analizó la capacitación de maestros en servicio de una escuela pública ubicada en Jitaúna-BA, enfocándose en el cronograma de Actividades Complementarias (AC). La principal referencia teórica adoptada fue la Teoría de la enseñanza crítica de Carr y Kemmis (1988). Los datos consistieron en entrevistas con maestros y observación participante, con registros en diarios de campo y grabaciones de audio. El análisis se basó en el Análisis textual discursivo, guiado por cuatro categorías extraídas del marco teórico: autorreflexión, reflexión colectiva, relación dialéctica teoría-práctica e investigación. Como resultado, observamos posibilidades de abordar una formación crítica por la presencia de características como la autorreflexión y la reflexión colectiva, que pueden desarrollarse en las discusiones de CA. Por otro lado, la investigación de estos docentes aún es algo distante, principalmente debido a la falta de tiempo de los docentes. Consideramos que los límites señalados en esta investigación pueden superarse mediante la confrontación colectiva, por lo que consideramos posible una formación guiada por la racionalidad crítica que ocurre en la escuela misma.Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/569410.22481/praxisedu.v15i35.5694Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 490-509Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 490-509Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 490-5092178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5694/4306dos Santos, Eduardo LourençoChapani, Daisi Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5694Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES EL TIEMPO PARA ACTIVIDADES ADICIONALES COMO ÁREA DE ENTRENAMIENTO CRÍTICO: LÍMITES Y POSIBILIDADES O HORÁRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
title |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES |
spellingShingle |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES dos Santos, Eduardo Lourenço Atividade complementar Formação crítica Formação docente Actividad complementaria Formación crítica Formación del profesorado Complementary activity Critical training Teacher training |
title_short |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_full |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_fullStr |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_full_unstemmed |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_sort |
THE TIME FOR ADDITIONAL ACTIVITIES AS A CRITICAL FORMATION AREA: LIMITS AND POSSIBILITIES |
author |
dos Santos, Eduardo Lourenço |
author_facet |
dos Santos, Eduardo Lourenço Chapani, Daisi Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Chapani, Daisi Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Eduardo Lourenço Chapani, Daisi Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade complementar Formação crítica Formação docente Actividad complementaria Formación crítica Formación del profesorado Complementary activity Critical training Teacher training |
topic |
Atividade complementar Formação crítica Formação docente Actividad complementaria Formación crítica Formación del profesorado Complementary activity Critical training Teacher training |
description |
Este trabalho apresenta os principais resultados de uma pesquisa que analisou a formação em serviço de professores de uma escola pública localizada no município de Jitaúna-BA, focalizando o horário de Atividades Complementares (AC). O principal referencial teórico adotado foi a Teoria Crítica do Ensino de Carr e Kemmis (1988). Os dados foram constituídos por meio de entrevistas com professores e de observação participante, com registros em diários de campo e gravações de áudio. A análise foi baseada na Análise Textual Discursiva, orientada por quatro categorias extraídas do referencial teórico: autorreflexão, reflexão coletiva, relação dialética teoria-prática e pesquisa. Como resultado, observamos possibilidades de aproximação com uma formação de caráter crítico pela presença de características como a autorreflexão e a reflexão coletiva, que podem ser desenvolvidas nas discussões das AC. Por outro lado, a realização de pesquisas por esses professores, ainda é algo distante, devido principalmente à falta de tempo dos docentes. Consideramos que os limites apontados nessa investigação podem ser superados por meio de enfrentamento coletivo, de maneira que consideramos possível uma formação orientada pela racionalidade crítica que se dê na própria escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5694 10.22481/praxisedu.v15i35.5694 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5694 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i35.5694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5694/4306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 490-509 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 490-509 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 490-509 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818107858944 |