PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Sousa, Francisca Genifer Andrade, Freire, Vitória Chérida Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a produção veiculada pelas revistas Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação e Exitus, referente ao ano de 2019, para identificar as principais categorias temáticas que perpassam os estudos centrados no campo de História da Educação em periódicos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, amparada metodologicamente na análise categórica dos artigos a partir de títulos, palavras-chave e resumos. Identificaram-se, ao total, 41 produtos, que fizeram emergir quatro categorias temáticas: 1. “Legislação e processos educativos”; 2. “Formação docente”; 3. “História do tempo presente", e 4. “Instituições educacionais”. Constatou-se que os artigos veiculados eram majoritariamente qualitativos, do tipo bibliográfico e exploratório ou de análise documental. As discussões apontaram que a literatura veiculada pelas quatro revistas estudadas, no tocante à área de História da Educação, é numerosa e plural, no entanto, centram ênfase na subárea “legislação e processos educativos”.
id UESB-7_37187112d312501aad0f9581d1a32436
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6904
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASILHISTORIA DE LA EDUCACIÓN INVESTIGACIÓN PUBLICADA POR LAS REVISTAS DEL NORTE Y NORESTE DE BRASILEDUCATION HISTORY RESEARCH PUBLISHED BY NORTHERN AND NORTHEAST BRAZIL JOURNALSHistória da EducaçãoEducação & FormaçãoPráxis EducacionalTempos e Espaços em EducaçãoExitusHistoria de la educaciónEducação & FormaçãoPráxis EducacionalTempos e Espaços em EducaçãoExitusHistory of EducationEducação & FormaçãoPráxis EducacionalTempos e Espaços em EducaçãoExitusO objetivo dessa pesquisa foi analisar a produção veiculada pelas revistas Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação e Exitus, referente ao ano de 2019, para identificar as principais categorias temáticas que perpassam os estudos centrados no campo de História da Educação em periódicos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, amparada metodologicamente na análise categórica dos artigos a partir de títulos, palavras-chave e resumos. Identificaram-se, ao total, 41 produtos, que fizeram emergir quatro categorias temáticas: 1. “Legislação e processos educativos”; 2. “Formação docente”; 3. “História do tempo presente", e 4. “Instituições educacionais”. Constatou-se que os artigos veiculados eram majoritariamente qualitativos, do tipo bibliográfico e exploratório ou de análise documental. As discussões apontaram que a literatura veiculada pelas quatro revistas estudadas, no tocante à área de História da Educação, é numerosa e plural, no entanto, centram ênfase na subárea “legislação e processos educativos”.El objetivo de esta investigación fue analizar la producción publicada por las revistas Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação y Exitus, referidas al año 2019, para identificar las principales categorías temáticas que impregnan los estudios centrados en el campo de la Historia de Educación en revistas del Norte y Noreste de Brasil. Es una investigación cualitativa, metodológicamente respaldada en el análisis categórico de artículos basados en títulos, palabras clave y resúmenes. En total, se identificaron 41 productos, lo que condujo a la aparición de cuatro categorías temáticas: 1. “Legislación y procesos educativos”; 2. "Formación del profesorado"; 3. "Historia de la actualidad", y 4. "Instituciones educativas". Se encontró que los artículos publicados eran en su mayoría cualitativos, de tipo bibliográfico y exploratorio o de análisis documental. Las discusiones señalaron que la literatura publicada por las cuatro revistas estudiadas, con respecto al área de Historia de la Educación, es numerosa y plural, sin embargo, se centran en la subárea "legislación y procesos educativos".The research goal was to analyze the production published by the journals Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação and Exitus, in the year 2019. Thematic categories of the "History of Education" were identified in journals in the North and Northeast of Brazil. This is a qualitative research, about state-of-the-art. The methodology is based on the categorical analysis of titles, keywords and abstracts. A total of 41 products were identified and four thematic categories were organized: 1. “Legislation and educational processes”; 2. “Teacher training”; 3. “History of the present time", and 4. “Educational institutions”. The discussions pointed that the literature published by the four studied journals, regarding the History of Education area, was numerous and plural. However, they focus on the sub-area “legislation and educational processes”.Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/690410.22481/praxisedu.v16i40.6904Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-403Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-403Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-4032178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904/4812Fialho, Lia Machado Fiuzade Sousa, Francisca Genifer AndradeFreire, Vitória Chérida Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:22:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6904Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INVESTIGACIÓN PUBLICADA POR LAS REVISTAS DEL NORTE Y NORESTE DE BRASIL
EDUCATION HISTORY RESEARCH PUBLISHED BY NORTHERN AND NORTHEAST BRAZIL JOURNALS
title PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
spellingShingle PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
Fialho, Lia Machado Fiuza
História da Educação
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
Historia de la educación
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
History of Education
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
title_short PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
title_full PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
title_fullStr PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
title_full_unstemmed PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
title_sort PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
author Fialho, Lia Machado Fiuza
author_facet Fialho, Lia Machado Fiuza
de Sousa, Francisca Genifer Andrade
Freire, Vitória Chérida Costa
author_role author
author2 de Sousa, Francisca Genifer Andrade
Freire, Vitória Chérida Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Lia Machado Fiuza
de Sousa, Francisca Genifer Andrade
Freire, Vitória Chérida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
Historia de la educación
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
History of Education
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
topic História da Educação
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
Historia de la educación
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
History of Education
Educação & Formação
Práxis Educacional
Tempos e Espaços em Educação
Exitus
description O objetivo dessa pesquisa foi analisar a produção veiculada pelas revistas Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação e Exitus, referente ao ano de 2019, para identificar as principais categorias temáticas que perpassam os estudos centrados no campo de História da Educação em periódicos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, amparada metodologicamente na análise categórica dos artigos a partir de títulos, palavras-chave e resumos. Identificaram-se, ao total, 41 produtos, que fizeram emergir quatro categorias temáticas: 1. “Legislação e processos educativos”; 2. “Formação docente”; 3. “História do tempo presente", e 4. “Instituições educacionais”. Constatou-se que os artigos veiculados eram majoritariamente qualitativos, do tipo bibliográfico e exploratório ou de análise documental. As discussões apontaram que a literatura veiculada pelas quatro revistas estudadas, no tocante à área de História da Educação, é numerosa e plural, no entanto, centram ênfase na subárea “legislação e processos educativos”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904
10.22481/praxisedu.v16i40.6904
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i40.6904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904/4812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-403
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-403
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-403
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068819664994304