Reflexões acerca de método indiciário e seu uso em programas de pós-graduação em história e educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Nara Lidiana Silva Dias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Joelma Tito da, Silva, Lenina Lopes Soares, Medeiros Neta, Olívia Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12937
Resumo: Desde tempos imemoriais, o homem busca compreender e agir sobre o mundo que o cerca. Para tanto, utiliza diversas formas de explorar o meio em que vive, buscando explicação para os fenômenos, sejam eles naturais ou não. Uma dessas maneiras tem por base a atenção a elementos que podem parecer insignificantes, irrelevantes, mas que carregam informações essenciais. Esses elementos são chamados de indícios, isto é, rastros que podem ser fiados para construção da história. Este artigo tem por objetivo analisar a conceituação e a historicização do chamado método indiciário tendo como suporte reflexivo o texto: “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”, de Ginzburg (1989), ao mesmo tempo em que inventaria a produção acadêmica que utiliza o método indiciário em história da educação nos programas de pós-graduação em História e em Educação, buscando compreender se esse é um paradigma teórico-metodológico viável ao historiador da educação.  A busca pela produção aconteceu no Portal Oasisbr com o uso do descritor “método indiciário”. Trata-se, assim, de um estudo de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que a maioria das pesquisas realizadas com procedimentos do método indiciário são oriundas de programas de pós-graduação em Educação. Outro aspecto importante diz respeito às possibilidades de diversificação das temáticas das pesquisas, as quais problematizam o corpo, a mulher, as práticas pedagógicas e as políticas educacionais com uso de fontes oficiais.
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Esses elementos são chamados de indícios, isto é, rastros que podem ser fiados para construção da história. Este artigo tem por objetivo analisar a conceituação e a historicização do chamado método indiciário tendo como suporte reflexivo o texto: “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”, de Ginzburg (1989), ao mesmo tempo em que inventaria a produção acadêmica que utiliza o método indiciário em história da educação nos programas de pós-graduação em História e em Educação, buscando compreender se esse é um paradigma teórico-metodológico viável ao historiador da educação.  A busca pela produção aconteceu no Portal Oasisbr com o uso do descritor “método indiciário”. Trata-se, assim, de um estudo de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que a maioria das pesquisas realizadas com procedimentos do método indiciário são oriundas de programas de pós-graduação em Educação. Outro aspecto importante diz respeito às possibilidades de diversificação das temáticas das pesquisas, as quais problematizam o corpo, a mulher, as práticas pedagógicas e as políticas educacionais com uso de fontes oficiais.Since immemorial times, man has sought to understand and act upon the world around him. To this end, he uses several ways to explore his surroundings, seeking an explanation for the phenomena, be they natural or not. One of these ways is based on the attention to elements that may seem insignificant, or irrelevant, but that carry essential information. These elements are called clues, that is, traces that can be spun for the construction of history. This article aims to analyze the conceptualization and historicization of the so-called indicia method using as reflexive support the text: "Signs: roots of an indicia paradigm”, by Ginzburg (1989), at the same time as it inventories the academic production that uses the indicia method in the history of education in graduate programs in History and Education, seeking to understand if this is a theoretical-methodological paradigm viable to the historian of education.  The search for the production took place on the Oasisbr Portal using the descriptor "indicial method". This is, therefore, a literature review and document analysis study. The results indicate that most of the research carried out with procedures of the indicative method comes from post-graduation programs in Education. Another important aspect concerns the possibilities of diversification of the research themes, which problematize the body, the woman, pedagogical practices, and educational policies using official sources.Desde tiempos inmemoriales, el hombre busca comprender y actuar sobre el mundo que lo rodea. Para ello, utiliza diversas formas de explorar su entorno, buscando explicaciones para los fenómenos, sean naturales o no. Una de estas formas se basa en la atención a elementos que pueden parecer insignificantes, irrelevantes, pero que portan información esencial. Estos elementos se denominan indicios, es decir, rastros que pueden ser hilados para construir la historia. Este artículo tiene como objetivo analizar la conceptualización e historización del llamado método indiciario teniendo como soporte reflexivo el texto: "Indicios. Raíces de un paradigma de inferencias indiciales", de Ginzburg (1989), al mismo tiempo que inventa la producción académica que utiliza el método indicativo en historia de la educación en programas de postgrado en Historia y Educación, buscando comprender si este es un paradigma teórico-metodológico viable al historiador de la educación.  La búsqueda de la producción se realizó en el Portal Oasisbr utilizando el descriptor "método indiciario". Se trata, por lo tanto, de un estudio de revisión bibliográfica y análisis documental. Los resultados indican que la mayoría de las investigaciones realizadas con procedimientos del método indicativo provienen de programas de postgrado en Educación. Otro aspecto importante se refiere a las posibilidades de diversificación de los temas de investigación, que problematizan el cuerpo, la mujer, las prácticas pedagógicas y las políticas educativas con el uso de fuentes oficiales.Edições UESB2023-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1293710.22481/praxisedu.v19i50.12937Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12937Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12937Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e129372178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12937/8068Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, Nara Lidiana Silva DiasSilva, Joelma Tito daSilva, Lenina Lopes SoaresMedeiros Neta, Olívia Morais de 2023-06-30T21:16:53Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12937Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-06-30T21:16:53Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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