Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Anversa, Ana Luiza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Matias de Souza, Vânia de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910
Resumo: As relações sociais estabelecidas na sociedade pautam se no sistema neoliberal, cujo enfoque centra-se na exclusividade das palavras eficiência e qualidade, o que acaba influenciando o ambiente escolar, interferindo no processo de socialização dos saberes historicamente produzidos, precarizando o trabalho docente e restringindo as ações e atuações do professor, em todas as áreas do conhecimento em especial no campo da educação física, que enfrenta embates quanto a sua legitimidade no contexto escolar. A partir dessa constatação, o estudo, busca por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar as discussões no campo dos saberes historicamente produzidos a fim de verificar possíveis ilações e caminhos para estruturar um pensamento crítico reflexivo, a partir dos estudos de gramscianos, acerca da linearidade técnica instrumental, racionalizada como sendo a verdade absoluta da área.
id UESB-7_3de6332cfba9d226b40fe2386632ca04
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/910
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação físicaGramsciHistória da educaçãoFormação inicial em educação físicaAs relações sociais estabelecidas na sociedade pautam se no sistema neoliberal, cujo enfoque centra-se na exclusividade das palavras eficiência e qualidade, o que acaba influenciando o ambiente escolar, interferindo no processo de socialização dos saberes historicamente produzidos, precarizando o trabalho docente e restringindo as ações e atuações do professor, em todas as áreas do conhecimento em especial no campo da educação física, que enfrenta embates quanto a sua legitimidade no contexto escolar. A partir dessa constatação, o estudo, busca por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar as discussões no campo dos saberes historicamente produzidos a fim de verificar possíveis ilações e caminhos para estruturar um pensamento crítico reflexivo, a partir dos estudos de gramscianos, acerca da linearidade técnica instrumental, racionalizada como sendo a verdade absoluta da área.Edições UESB2016-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-1742178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910/774Barbosa Anversa, Ana LuizaMatias de Souza, Vânia de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/910Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
title Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
spellingShingle Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
Barbosa Anversa, Ana Luiza
Gramsci
História da educação
Formação inicial em educação física
title_short Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
title_full Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
title_fullStr Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
title_full_unstemmed Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
title_sort Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
author Barbosa Anversa, Ana Luiza
author_facet Barbosa Anversa, Ana Luiza
Matias de Souza, Vânia de Fátima
author_role author
author2 Matias de Souza, Vânia de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Anversa, Ana Luiza
Matias de Souza, Vânia de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Gramsci
História da educação
Formação inicial em educação física
topic Gramsci
História da educação
Formação inicial em educação física
description As relações sociais estabelecidas na sociedade pautam se no sistema neoliberal, cujo enfoque centra-se na exclusividade das palavras eficiência e qualidade, o que acaba influenciando o ambiente escolar, interferindo no processo de socialização dos saberes historicamente produzidos, precarizando o trabalho docente e restringindo as ações e atuações do professor, em todas as áreas do conhecimento em especial no campo da educação física, que enfrenta embates quanto a sua legitimidade no contexto escolar. A partir dessa constatação, o estudo, busca por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar as discussões no campo dos saberes historicamente produzidos a fim de verificar possíveis ilações e caminhos para estruturar um pensamento crítico reflexivo, a partir dos estudos de gramscianos, acerca da linearidade técnica instrumental, racionalizada como sendo a verdade absoluta da área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910/774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816462643200