Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910 |
Resumo: | As relações sociais estabelecidas na sociedade pautam se no sistema neoliberal, cujo enfoque centra-se na exclusividade das palavras eficiência e qualidade, o que acaba influenciando o ambiente escolar, interferindo no processo de socialização dos saberes historicamente produzidos, precarizando o trabalho docente e restringindo as ações e atuações do professor, em todas as áreas do conhecimento em especial no campo da educação física, que enfrenta embates quanto a sua legitimidade no contexto escolar. A partir dessa constatação, o estudo, busca por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar as discussões no campo dos saberes historicamente produzidos a fim de verificar possíveis ilações e caminhos para estruturar um pensamento crítico reflexivo, a partir dos estudos de gramscianos, acerca da linearidade técnica instrumental, racionalizada como sendo a verdade absoluta da área. |
id |
UESB-7_3de6332cfba9d226b40fe2386632ca04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/910 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação físicaGramsciHistória da educaçãoFormação inicial em educação físicaAs relações sociais estabelecidas na sociedade pautam se no sistema neoliberal, cujo enfoque centra-se na exclusividade das palavras eficiência e qualidade, o que acaba influenciando o ambiente escolar, interferindo no processo de socialização dos saberes historicamente produzidos, precarizando o trabalho docente e restringindo as ações e atuações do professor, em todas as áreas do conhecimento em especial no campo da educação física, que enfrenta embates quanto a sua legitimidade no contexto escolar. A partir dessa constatação, o estudo, busca por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar as discussões no campo dos saberes historicamente produzidos a fim de verificar possíveis ilações e caminhos para estruturar um pensamento crítico reflexivo, a partir dos estudos de gramscianos, acerca da linearidade técnica instrumental, racionalizada como sendo a verdade absoluta da área.Edições UESB2016-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-1742178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910/774Barbosa Anversa, Ana LuizaMatias de Souza, Vânia de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/910Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física |
title |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física |
spellingShingle |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física Barbosa Anversa, Ana Luiza Gramsci História da educação Formação inicial em educação física |
title_short |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física |
title_full |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física |
title_fullStr |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física |
title_full_unstemmed |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física |
title_sort |
Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física |
author |
Barbosa Anversa, Ana Luiza |
author_facet |
Barbosa Anversa, Ana Luiza Matias de Souza, Vânia de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Matias de Souza, Vânia de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Anversa, Ana Luiza Matias de Souza, Vânia de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramsci História da educação Formação inicial em educação física |
topic |
Gramsci História da educação Formação inicial em educação física |
description |
As relações sociais estabelecidas na sociedade pautam se no sistema neoliberal, cujo enfoque centra-se na exclusividade das palavras eficiência e qualidade, o que acaba influenciando o ambiente escolar, interferindo no processo de socialização dos saberes historicamente produzidos, precarizando o trabalho docente e restringindo as ações e atuações do professor, em todas as áreas do conhecimento em especial no campo da educação física, que enfrenta embates quanto a sua legitimidade no contexto escolar. A partir dessa constatação, o estudo, busca por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar as discussões no campo dos saberes historicamente produzidos a fim de verificar possíveis ilações e caminhos para estruturar um pensamento crítico reflexivo, a partir dos estudos de gramscianos, acerca da linearidade técnica instrumental, racionalizada como sendo a verdade absoluta da área. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910/774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 153-174 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816462643200 |