Política educacional: escolas de tempo integral na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11846 |
Resumo: | O presente estudo abordará temas de políticas públicas na área educacional, no qual apresentam-se os fundamentos legais e teóricos desta área. Restringiu-se o estudo até o desenvolvimento e a implementação do Programa Ginásio Carioca no município do Rio de Janeiro. Este programa vislumbra a inserção da escola de tempo integral na rede municipal, com o objetivo da ampliação da jornada escolar baseado em três eixos fundamentais: a excelência acadêmica, a formação para valores e o projeto de vida. Como abordagem metodológica privilegiou-se a pesquisa qualitativa em entrevistas semiestruturados com o gestor e o corpo docente de uma unidade escolar desta rede. Porém, abordou-se especificamente as dificuldades de alocação de professores com carga horária de 16 horas, que constituem a maior parte nesta rede, com o objetivo de verificar sua aceitação pela classe de professores, visto que este programa exige atribuições diferenciadas a estes profissionais. O objetivo, frente ao problema, será propor um plano de ação que permita retomar a ampliação do Programa Ginásio Carioca. |
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