The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5675 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e sua inserção no ensino básico. Assim, objetiva-se entender acerca da realidade da comunidade surda e da necessidade emergencial de se ter uma Educação Bilíngue, voltada para a formação de crianças e adultos com surdez, já que é por meio da Libras que o indivíduo surdo pode se sentir realmente integrado na sociedade. A Educação Bilíngue possibilita o desenvolvimento das habilidades do sujeito, facilitando assim, a aquisição de escrita e de leitura em Libras e Português com maior autonomia. Outro aspecto positivo é a forma como a sociedade pode passar a enxergar a pessoa surda e usuária da Língua Brasileira de Sinais, propondo maior conhecimento sobre a importância desse idioma para todos em ambiente escolar. Brasil (2002; 2005; 2006; 2015), Goldfeld (2002), Lima (2015), Gesser (2009) e Quadros (1997; 2004) embasam as discussões propostas. |
id |
UESB-7_45b343e9c2881d2609890ff5e4054376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5675 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESSEL SILENCIO DE LA EDUCACIÓN BÁSICA: LA IMPORTANCIA DEL BILINGUISMO EN EL PROCEDIMIENTO EDUCACIONALO SILENCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NO PROCESSO EDUCACIONALBilíngueLibrasSurdoBilingueLibrasSordosBilingualLibrasDeaf O presente artigo busca refletir sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e sua inserção no ensino básico. Assim, objetiva-se entender acerca da realidade da comunidade surda e da necessidade emergencial de se ter uma Educação Bilíngue, voltada para a formação de crianças e adultos com surdez, já que é por meio da Libras que o indivíduo surdo pode se sentir realmente integrado na sociedade. A Educação Bilíngue possibilita o desenvolvimento das habilidades do sujeito, facilitando assim, a aquisição de escrita e de leitura em Libras e Português com maior autonomia. Outro aspecto positivo é a forma como a sociedade pode passar a enxergar a pessoa surda e usuária da Língua Brasileira de Sinais, propondo maior conhecimento sobre a importância desse idioma para todos em ambiente escolar. Brasil (2002; 2005; 2006; 2015), Goldfeld (2002), Lima (2015), Gesser (2009) e Quadros (1997; 2004) embasam as discussões propostas. El presente artículo busca reflexionar sobre la Lengua Brasileña de Señales - Libras y su inserción en la enseñanza básica. Así, se pretende entender acerca de la realidad de la comunidad sorda y de la necesidad urgente de tener una Educación Bilingüe, orientada a la formación de niños y adultos con sordera, ya que es por medio de la Libras que el individuo sordo puede sentirse realmente integrado en la sociedad. La educación bilingüe permite el desarrollo de habilidades sujetos, lo que facilita la adquisición de la escritura y la lectura en libras y portugués con mayor autonomía. Otro aspecto positivo es la forma en que la sociedad puede pasar a ver a la persona sorda y usuaria de la Lengua Brasileña de Señales, proponiendo mayor conocimiento sobre la importancia de ese idioma para todos en ambiente escolar. (2002; 2005; 2006; 2015), Goldfeld (2002), Lima (2015), Gesser (2009) y Cuadros (1997; 2004) se basan en las discusiones propuestas. This article aims to reflect on the Brazilian Sign Language – Libras (portuguese name) and its insertion in basic education. Thus, the aim is to understand the reality of the deaf community and the emergency need to have a Bilingual Education, focused on the formation of children and adults with deafness, since it is through Libras that the deaf individual can feel truly integrated in society. Bilingual Education enables the development of the subject's abilities, thus facilitating the acquisition of writing and reading in Libras and Portuguese with greater autonomy. Another positive aspect is the way in which society can begin to see the deaf person and user of the Brazilian Sign Language, proposing more knowledge about the importance of this language for all in a school environment. Brazil (2002; 2005; 2006; 2015), Goldfeld (2002), Lima (2015), Gesser (2009) and Quadros (1997; 2004) support the proposed discussions. Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/567510.22481/praxisedu.v15i35.5675Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 207-227Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 207-227Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 207-2272178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5675/4290Leandro, Karina SantiagoSantos, Kelly CristinaDering, Renato de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5675Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS EL SILENCIO DE LA EDUCACIÓN BÁSICA: LA IMPORTANCIA DEL BILINGUISMO EN EL PROCEDIMIENTO EDUCACIONAL O SILENCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS |
spellingShingle |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS Leandro, Karina Santiago Bilíngue Libras Surdo Bilingue Libras Sordos Bilingual Libras Deaf |
title_short |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS |
title_full |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS |
title_fullStr |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS |
title_full_unstemmed |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS |
title_sort |
The SILENCE OF BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF BILINGUALISM IN THE EDUCATIONAL PROCESS |
author |
Leandro, Karina Santiago |
author_facet |
Leandro, Karina Santiago Santos, Kelly Cristina Dering, Renato de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Kelly Cristina Dering, Renato de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Karina Santiago Santos, Kelly Cristina Dering, Renato de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilíngue Libras Surdo Bilingue Libras Sordos Bilingual Libras Deaf |
topic |
Bilíngue Libras Surdo Bilingue Libras Sordos Bilingual Libras Deaf |
description |
O presente artigo busca refletir sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e sua inserção no ensino básico. Assim, objetiva-se entender acerca da realidade da comunidade surda e da necessidade emergencial de se ter uma Educação Bilíngue, voltada para a formação de crianças e adultos com surdez, já que é por meio da Libras que o indivíduo surdo pode se sentir realmente integrado na sociedade. A Educação Bilíngue possibilita o desenvolvimento das habilidades do sujeito, facilitando assim, a aquisição de escrita e de leitura em Libras e Português com maior autonomia. Outro aspecto positivo é a forma como a sociedade pode passar a enxergar a pessoa surda e usuária da Língua Brasileira de Sinais, propondo maior conhecimento sobre a importância desse idioma para todos em ambiente escolar. Brasil (2002; 2005; 2006; 2015), Goldfeld (2002), Lima (2015), Gesser (2009) e Quadros (1997; 2004) embasam as discussões propostas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5675 10.22481/praxisedu.v15i35.5675 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5675 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i35.5675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5675/4290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 207-227 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 207-227 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 207-227 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818070110208 |