Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, José Raimundo, Carvalho, Daniel Junqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320
Resumo: Em nossa atualidade estamos lidando com muitas mudanças na educação dos surdos e uma delas é a educação bilíngue para surdos ser definida como modalidade na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao lado da educação especial não sendo mais parte dessa. Tal modalidade é defendida pelos sujeitos e pesquisadores surdos a partir da aposta de que os surdos apresentam uma diferença linguística fugindo assim do modelo da deficiência na definição de seu público alvo. Este artigo tem como objetivo, pensar sobre o lugar das línguas na educação bilíngue para surdos e para isso partimos da seguinte pergunta “como pensarmos então a Libras como língua da escola?” Para fazermos estas reflexões, discutiremos a educação bilíngue como “desejo de realidade” como nos aponta Larrosa (2008) bem como nos perguntamos se a Libras como língua da escola é alienante ou emancipadora a partir de Masschelein e Simons (2017). Por fim, defendemos uma linguagem educacional na educação dos surdos com Biesta (2013) a partir de três noções: confiança sem fundamento, violência transcendental e responsabilidade sem conhecimento.  
id UNICAMP-19_7a7363ff7ba3a838abb761791f765042
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669320
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escolaReflections on deaf education in our contemporaneity: libras as the language of the schoolReflexiones sobre la educación sorda en nuestra contemporaneidad: libras como lengua de la escuelaEducación para sordosEducación bilingüeLibrasDeaf educationBilingual educationLibrasEducação de surdosEducação bilíngueLibrasEm nossa atualidade estamos lidando com muitas mudanças na educação dos surdos e uma delas é a educação bilíngue para surdos ser definida como modalidade na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao lado da educação especial não sendo mais parte dessa. Tal modalidade é defendida pelos sujeitos e pesquisadores surdos a partir da aposta de que os surdos apresentam uma diferença linguística fugindo assim do modelo da deficiência na definição de seu público alvo. Este artigo tem como objetivo, pensar sobre o lugar das línguas na educação bilíngue para surdos e para isso partimos da seguinte pergunta “como pensarmos então a Libras como língua da escola?” Para fazermos estas reflexões, discutiremos a educação bilíngue como “desejo de realidade” como nos aponta Larrosa (2008) bem como nos perguntamos se a Libras como língua da escola é alienante ou emancipadora a partir de Masschelein e Simons (2017). Por fim, defendemos uma linguagem educacional na educação dos surdos com Biesta (2013) a partir de três noções: confiança sem fundamento, violência transcendental e responsabilidade sem conhecimento.  Currently we are dealing with many changes in the education of the deaf and one of them is bilingual education for the deaf being defined as a modality in the Law of Directives and Bases (LDB) alongside special education no longer part of it. This modality is defended by deaf subjects and researchers based on the bet that the deaf have a linguistic difference, thus escaping the model of disability in the definition of their target audience. This article aims to think about the place of languages ​​in bilingual education for the deaf and for that we start from the following question “how do we think of Libras as a school language?” In order to make these reflections, we will discuss bilingual education as a “desire for reality” as pointed out by Larrosa (2008) as well as we ask ourselves if Libras as a school language is alienating or emancipating from Masschelein and Simons (2017). Finally, we defend an educational language in the education of the deaf with Biesta (2013) based on three notions: unfounded trust, transcendental violence and responsibility without knowledge.Actualmente nos enfrentamos a muchos cambios en la educación de sordos y uno de ellos es la educación bilingüe para sordos siendo definida como una modalidad en la Ley de Directrices y Bases (LDB) junto a la educación especial que ya no forma parte de ella. Esta modalidad es defendida por sujetos e investigadores sordos a partir de la apuesta de que los sordos tienen una diferencia lingüística, escapando así al modelo de la discapacidad en la definición de su público objetivo. Este artículo tiene como objetivo pensar el lugar de las lenguas en la educación bilingüe para sordos y para ello partimos de la siguiente pregunta “¿cómo pensamos Libras como lengua escolar?” Para hacer estas reflexiones, discutiremos la educación bilingüe como un “deseo de realidad” como lo señala Larrosa (2008) y nos preguntaremos si Libras como lengua escolar es alienante o emancipadora de Masschelein y Simons (2017). Finalmente, defendemos un lenguaje educativo en la educación de sordos con Biesta (2013) basado en tres nociones: confianza infundada, violencia trascendental y responsabilidad sin saber.  Universidade Estadual de Campinas2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/866932010.20396/etd.v24i4.8669320ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-7601676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320/30711Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Vieira-Machado, Lucyenne Matos da CostaRodrigues, José Raimundo Carvalho, Daniel Junqueira2023-03-13T19:39:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669320Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2023-03-13T19:39:21ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
Reflections on deaf education in our contemporaneity: libras as the language of the school
Reflexiones sobre la educación sorda en nuestra contemporaneidad: libras como lengua de la escuela
title Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
spellingShingle Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
Educación para sordos
Educación bilingüe
Libras
Deaf education
Bilingual education
Libras
Educação de surdos
Educação bilíngue
Libras
title_short Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
title_full Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
title_fullStr Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
title_full_unstemmed Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
title_sort Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
author Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
author_facet Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
Rodrigues, José Raimundo
Carvalho, Daniel Junqueira
author_role author
author2 Rodrigues, José Raimundo
Carvalho, Daniel Junqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
Rodrigues, José Raimundo
Carvalho, Daniel Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educación para sordos
Educación bilingüe
Libras
Deaf education
Bilingual education
Libras
Educação de surdos
Educação bilíngue
Libras
topic Educación para sordos
Educación bilingüe
Libras
Deaf education
Bilingual education
Libras
Educação de surdos
Educação bilíngue
Libras
description Em nossa atualidade estamos lidando com muitas mudanças na educação dos surdos e uma delas é a educação bilíngue para surdos ser definida como modalidade na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao lado da educação especial não sendo mais parte dessa. Tal modalidade é defendida pelos sujeitos e pesquisadores surdos a partir da aposta de que os surdos apresentam uma diferença linguística fugindo assim do modelo da deficiência na definição de seu público alvo. Este artigo tem como objetivo, pensar sobre o lugar das línguas na educação bilíngue para surdos e para isso partimos da seguinte pergunta “como pensarmos então a Libras como língua da escola?” Para fazermos estas reflexões, discutiremos a educação bilíngue como “desejo de realidade” como nos aponta Larrosa (2008) bem como nos perguntamos se a Libras como língua da escola é alienante ou emancipadora a partir de Masschelein e Simons (2017). Por fim, defendemos uma linguagem educacional na educação dos surdos com Biesta (2013) a partir de três noções: confiança sem fundamento, violência transcendental e responsabilidade sem conhecimento.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320
10.20396/etd.v24i4.8669320
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320
identifier_str_mv 10.20396/etd.v24i4.8669320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669320/30711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Contemporâneo
Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760
ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 742-760
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649706504192