Leitura na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Rezende, Lucinea Aparecida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618
Resumo: Tradicionalmente, a formação universitária tem sua base no estudo de textos. No entanto, o quanto se compreende acerca da leitura de mundo nos textos é algo pouco claro nas propostas de leitura. Esta última, conforme vem sendo apresentada pelo professor, reveste-se, no processo de encadeamento da solicitação, do privilégio da narrativa, em detrimento do vivido, do descosido. A amálgama leitor-texto é pobre. Nessa linha de pensamento, entende-se ser o uso unilateral de textos chamados neste estudo de “acadêmicos” insuficiente para formar leitores. Pode-se dizer: o estudante da Graduação não está obtendo o título de leitor. No entanto, frente à complexidade do ser humano e do mundo havemos de saber ler diferentes textos, que podem ser utilizados por diversificados meios de apresentação: escrito, digitalizado, imagético ― a imagem poética, evocada em romances, poesias, músicas, contos, filmes, teatro e também os desenhos, as gravuras, as pinturas, as fotografias. Assim compreendido, pode-se auxiliar os alunos a olharem a vida com olhar de cientista e também de romancista, de poeta, de místico, de sábio diante da vida!
id UESB-7_4f8b318ae8794be2f2d2ae08656dfc56
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/618
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Leitura na graduaçãoFormação de leitoresFormação universitáriaTradicionalmente, a formação universitária tem sua base no estudo de textos. No entanto, o quanto se compreende acerca da leitura de mundo nos textos é algo pouco claro nas propostas de leitura. Esta última, conforme vem sendo apresentada pelo professor, reveste-se, no processo de encadeamento da solicitação, do privilégio da narrativa, em detrimento do vivido, do descosido. A amálgama leitor-texto é pobre. Nessa linha de pensamento, entende-se ser o uso unilateral de textos chamados neste estudo de “acadêmicos” insuficiente para formar leitores. Pode-se dizer: o estudante da Graduação não está obtendo o título de leitor. No entanto, frente à complexidade do ser humano e do mundo havemos de saber ler diferentes textos, que podem ser utilizados por diversificados meios de apresentação: escrito, digitalizado, imagético ― a imagem poética, evocada em romances, poesias, músicas, contos, filmes, teatro e também os desenhos, as gravuras, as pinturas, as fotografias. Assim compreendido, pode-se auxiliar os alunos a olharem a vida com olhar de cientista e também de romancista, de poeta, de místico, de sábio diante da vida!Edições UESB2010-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-87Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-87Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-872178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618/511de Rezende, Lucinea Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/618Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura na graduação
title Leitura na graduação
spellingShingle Leitura na graduação
de Rezende, Lucinea Aparecida
Formação de leitores
Formação universitária
title_short Leitura na graduação
title_full Leitura na graduação
title_fullStr Leitura na graduação
title_full_unstemmed Leitura na graduação
title_sort Leitura na graduação
author de Rezende, Lucinea Aparecida
author_facet de Rezende, Lucinea Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Rezende, Lucinea Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Formação universitária
topic Formação de leitores
Formação universitária
description Tradicionalmente, a formação universitária tem sua base no estudo de textos. No entanto, o quanto se compreende acerca da leitura de mundo nos textos é algo pouco claro nas propostas de leitura. Esta última, conforme vem sendo apresentada pelo professor, reveste-se, no processo de encadeamento da solicitação, do privilégio da narrativa, em detrimento do vivido, do descosido. A amálgama leitor-texto é pobre. Nessa linha de pensamento, entende-se ser o uso unilateral de textos chamados neste estudo de “acadêmicos” insuficiente para formar leitores. Pode-se dizer: o estudante da Graduação não está obtendo o título de leitor. No entanto, frente à complexidade do ser humano e do mundo havemos de saber ler diferentes textos, que podem ser utilizados por diversificados meios de apresentação: escrito, digitalizado, imagético ― a imagem poética, evocada em romances, poesias, músicas, contos, filmes, teatro e também os desenhos, as gravuras, as pinturas, as fotografias. Assim compreendido, pode-se auxiliar os alunos a olharem a vida com olhar de cientista e também de romancista, de poeta, de místico, de sábio diante da vida!
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618/511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-87
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-87
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-87
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815084814336