Leitura na graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618 |
Resumo: | Tradicionalmente, a formação universitária tem sua base no estudo de textos. No entanto, o quanto se compreende acerca da leitura de mundo nos textos é algo pouco claro nas propostas de leitura. Esta última, conforme vem sendo apresentada pelo professor, reveste-se, no processo de encadeamento da solicitação, do privilégio da narrativa, em detrimento do vivido, do descosido. A amálgama leitor-texto é pobre. Nessa linha de pensamento, entende-se ser o uso unilateral de textos chamados neste estudo de “acadêmicos” insuficiente para formar leitores. Pode-se dizer: o estudante da Graduação não está obtendo o título de leitor. No entanto, frente à complexidade do ser humano e do mundo havemos de saber ler diferentes textos, que podem ser utilizados por diversificados meios de apresentação: escrito, digitalizado, imagético ― a imagem poética, evocada em romances, poesias, músicas, contos, filmes, teatro e também os desenhos, as gravuras, as pinturas, as fotografias. Assim compreendido, pode-se auxiliar os alunos a olharem a vida com olhar de cientista e também de romancista, de poeta, de místico, de sábio diante da vida! |
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Leitura na graduaçãoFormação de leitoresFormação universitáriaTradicionalmente, a formação universitária tem sua base no estudo de textos. No entanto, o quanto se compreende acerca da leitura de mundo nos textos é algo pouco claro nas propostas de leitura. Esta última, conforme vem sendo apresentada pelo professor, reveste-se, no processo de encadeamento da solicitação, do privilégio da narrativa, em detrimento do vivido, do descosido. A amálgama leitor-texto é pobre. Nessa linha de pensamento, entende-se ser o uso unilateral de textos chamados neste estudo de “acadêmicos” insuficiente para formar leitores. Pode-se dizer: o estudante da Graduação não está obtendo o título de leitor. No entanto, frente à complexidade do ser humano e do mundo havemos de saber ler diferentes textos, que podem ser utilizados por diversificados meios de apresentação: escrito, digitalizado, imagético ― a imagem poética, evocada em romances, poesias, músicas, contos, filmes, teatro e também os desenhos, as gravuras, as pinturas, as fotografias. Assim compreendido, pode-se auxiliar os alunos a olharem a vida com olhar de cientista e também de romancista, de poeta, de místico, de sábio diante da vida!Edições UESB2010-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-87Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-87Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 73-872178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/618/511de Rezende, Lucinea Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/618Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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Tradicionalmente, a formação universitária tem sua base no estudo de textos. No entanto, o quanto se compreende acerca da leitura de mundo nos textos é algo pouco claro nas propostas de leitura. Esta última, conforme vem sendo apresentada pelo professor, reveste-se, no processo de encadeamento da solicitação, do privilégio da narrativa, em detrimento do vivido, do descosido. A amálgama leitor-texto é pobre. Nessa linha de pensamento, entende-se ser o uso unilateral de textos chamados neste estudo de “acadêmicos” insuficiente para formar leitores. Pode-se dizer: o estudante da Graduação não está obtendo o título de leitor. No entanto, frente à complexidade do ser humano e do mundo havemos de saber ler diferentes textos, que podem ser utilizados por diversificados meios de apresentação: escrito, digitalizado, imagético ― a imagem poética, evocada em romances, poesias, músicas, contos, filmes, teatro e também os desenhos, as gravuras, as pinturas, as fotografias. Assim compreendido, pode-se auxiliar os alunos a olharem a vida com olhar de cientista e também de romancista, de poeta, de místico, de sábio diante da vida! |
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