Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rodrigo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/838
Resumo: O texto analisa as formas de participação estabelecidas pelas comunidades nas instituições do Estado, especificamente a escola. Nesse campo, encontramos os debates em torno do Conselho Escolar identificando-o como lugar privilegiado para os diálogos interculturais, participação popular e palco de decisões coletivas sobre os rumos da escola. As questões que norteiam o estudo são: quais são as implicações da ação do Conselho sobre o cotidiano da escola? A partir do olhar dos sujeitos que participam dos conselhos, são válidas as ações do Conselho para efetivação de um modelo de gestão democrática na escola pública? Para realização da pesquisa, foram escolhidas duas escolas no município de Poço Verde, interior do estado de Sergipe. A pesquisa contou com o uso das técnicas e instrumento de coleta de dados através da observação, da análise documental, da entrevista e do questionário. Para a entrevista, 08(oito) participantes foram convidados para atividades e 71(setenta e um) sujeitos responderam ao questionário e os resultados seguem descritos ao longo do texto.
id UESB-7_5b1442fcb20f20e9aaf35370dd89af85
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/838
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola públicaParticipação popularConselhos escolaresQualidade no ensinoO texto analisa as formas de participação estabelecidas pelas comunidades nas instituições do Estado, especificamente a escola. Nesse campo, encontramos os debates em torno do Conselho Escolar identificando-o como lugar privilegiado para os diálogos interculturais, participação popular e palco de decisões coletivas sobre os rumos da escola. As questões que norteiam o estudo são: quais são as implicações da ação do Conselho sobre o cotidiano da escola? A partir do olhar dos sujeitos que participam dos conselhos, são válidas as ações do Conselho para efetivação de um modelo de gestão democrática na escola pública? Para realização da pesquisa, foram escolhidas duas escolas no município de Poço Verde, interior do estado de Sergipe. A pesquisa contou com o uso das técnicas e instrumento de coleta de dados através da observação, da análise documental, da entrevista e do questionário. Para a entrevista, 08(oito) participantes foram convidados para atividades e 71(setenta e um) sujeitos responderam ao questionário e os resultados seguem descritos ao longo do texto.Edições UESB2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/838Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 25-48Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 25-48Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 25-482178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/838/710Pereira, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:03Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/838Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:03Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública
title Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública
spellingShingle Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública
Pereira, Rodrigo
Participação popular
Conselhos escolares
Qualidade no ensino
title_short Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública
title_full Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública
title_fullStr Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública
title_full_unstemmed Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública
title_sort Conselhos escolares: estudo das implicações sobre o cotidiano da escola pública
author Pereira, Rodrigo
author_facet Pereira, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Participação popular
Conselhos escolares
Qualidade no ensino
topic Participação popular
Conselhos escolares
Qualidade no ensino
description O texto analisa as formas de participação estabelecidas pelas comunidades nas instituições do Estado, especificamente a escola. Nesse campo, encontramos os debates em torno do Conselho Escolar identificando-o como lugar privilegiado para os diálogos interculturais, participação popular e palco de decisões coletivas sobre os rumos da escola. As questões que norteiam o estudo são: quais são as implicações da ação do Conselho sobre o cotidiano da escola? A partir do olhar dos sujeitos que participam dos conselhos, são válidas as ações do Conselho para efetivação de um modelo de gestão democrática na escola pública? Para realização da pesquisa, foram escolhidas duas escolas no município de Poço Verde, interior do estado de Sergipe. A pesquisa contou com o uso das técnicas e instrumento de coleta de dados através da observação, da análise documental, da entrevista e do questionário. Para a entrevista, 08(oito) participantes foram convidados para atividades e 71(setenta e um) sujeitos responderam ao questionário e os resultados seguem descritos ao longo do texto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/838
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/838/710
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 25-48
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 25-48
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 25-48
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815997075456