Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Edinaldo Medeiros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Selles, Sandra Escovedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/829
Resumo: O presente estudo tem como foco as experiências formativas de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas quanto à sua inserção no espaço escolar e seu aprendizado nessa etapa de formação inicial. Tomando como base perspectivas teóricas dos saberes docentes, o artigo analisa relatórios dos licenciandos no âmbito da disciplina Prática de Ensino. A análise permite reconhecer que, se a escola é um espaço singular de formação profissional, as condições e os vários saberes mobilizados nas práticas docentes devem ser identificados, problematizados e compreendidos pelos futuros professores. Os saberes experienciais assumem papel de destaque para a maioria dos licenciandos quando constatam que a escola, como espaço formativo, proporciona vivências em situações imprevisíveis e problemáticas às suas próprias possibilidades de compreensão. Ao buscarem soluções para alguns problemas do cotidiano escolar, o diálogo com o aprendizado formativo da universidade adquire novos sentidos, permitindo aos futuros professores ampliar suas visões sobre docência e sobre o caráter produtivo da escola.
id UESB-7_5b3980e8632d12ee7f1a44eec74f9d10
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/829
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicasAprendizado profissional docenteFormação inicial de professoresSaberes docentesO presente estudo tem como foco as experiências formativas de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas quanto à sua inserção no espaço escolar e seu aprendizado nessa etapa de formação inicial. Tomando como base perspectivas teóricas dos saberes docentes, o artigo analisa relatórios dos licenciandos no âmbito da disciplina Prática de Ensino. A análise permite reconhecer que, se a escola é um espaço singular de formação profissional, as condições e os vários saberes mobilizados nas práticas docentes devem ser identificados, problematizados e compreendidos pelos futuros professores. Os saberes experienciais assumem papel de destaque para a maioria dos licenciandos quando constatam que a escola, como espaço formativo, proporciona vivências em situações imprevisíveis e problemáticas às suas próprias possibilidades de compreensão. Ao buscarem soluções para alguns problemas do cotidiano escolar, o diálogo com o aprendizado formativo da universidade adquire novos sentidos, permitindo aos futuros professores ampliar suas visões sobre docência e sobre o caráter produtivo da escola.Edições UESB2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/829Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 231-246Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 231-246Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 231-2462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/829/703Carmo, Edinaldo MedeirosSelles, Sandra Escovedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/829Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas
title Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas
spellingShingle Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas
Carmo, Edinaldo Medeiros
Aprendizado profissional docente
Formação inicial de professores
Saberes docentes
title_short Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas
title_full Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas
title_fullStr Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas
title_full_unstemmed Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas
title_sort Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de ciências biológicas
author Carmo, Edinaldo Medeiros
author_facet Carmo, Edinaldo Medeiros
Selles, Sandra Escovedo
author_role author
author2 Selles, Sandra Escovedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Edinaldo Medeiros
Selles, Sandra Escovedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado profissional docente
Formação inicial de professores
Saberes docentes
topic Aprendizado profissional docente
Formação inicial de professores
Saberes docentes
description O presente estudo tem como foco as experiências formativas de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas quanto à sua inserção no espaço escolar e seu aprendizado nessa etapa de formação inicial. Tomando como base perspectivas teóricas dos saberes docentes, o artigo analisa relatórios dos licenciandos no âmbito da disciplina Prática de Ensino. A análise permite reconhecer que, se a escola é um espaço singular de formação profissional, as condições e os vários saberes mobilizados nas práticas docentes devem ser identificados, problematizados e compreendidos pelos futuros professores. Os saberes experienciais assumem papel de destaque para a maioria dos licenciandos quando constatam que a escola, como espaço formativo, proporciona vivências em situações imprevisíveis e problemáticas às suas próprias possibilidades de compreensão. Ao buscarem soluções para alguns problemas do cotidiano escolar, o diálogo com o aprendizado formativo da universidade adquire novos sentidos, permitindo aos futuros professores ampliar suas visões sobre docência e sobre o caráter produtivo da escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/829
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/829/703
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 231-246
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 231-246
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 231-246
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815989735424