Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaluh, Laura Noemi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moraes, Joseano Moncaio, Ishikawa, Raquel, Leite de Matos, Leticia, Moreira, Amanda Miranda, Leite, Letícia Sepulveda Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699
Resumo: Neste artigo socializamos a experiência de um grupo de alunos-pesquisadores que, vinculados a um projeto de pesquisa, tiveram a possibilidade de se inseriremno cotidiano de uma Escola de Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano) de um município do interior do estado de São Paulo. Cada um deles acompanhou semanalmente, ao longo de um ano, o trabalho pedagógico de uma professora na sala de aula. A proposta tinha como objetivo compreender a complexidade da escola e dar início a uma série de atividades vinculadas à docência e a pesquisa. Refletimos aqui acerca da importância da entrada desses alunos no contexto escolar e deixamos em evidência os saberes construídos ao estabelecer relações com os sujeitos da escola e que ficaram registrados nas cartas que cada aluno-pesquisador entregou para a professora que acompanhou ao longo desse período. Essa escrita foi uma instância de reflexão e mostrou que a escola, como um todo, é um espaço de formação.
id METO-3_5d0991605029a964c4de724c736c6dc0
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1699
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativoformação inicial de professores - saberes docentes - cartasNeste artigo socializamos a experiência de um grupo de alunos-pesquisadores que, vinculados a um projeto de pesquisa, tiveram a possibilidade de se inseriremno cotidiano de uma Escola de Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano) de um município do interior do estado de São Paulo. Cada um deles acompanhou semanalmente, ao longo de um ano, o trabalho pedagógico de uma professora na sala de aula. A proposta tinha como objetivo compreender a complexidade da escola e dar início a uma série de atividades vinculadas à docência e a pesquisa. Refletimos aqui acerca da importância da entrada desses alunos no contexto escolar e deixamos em evidência os saberes construídos ao estabelecer relações com os sujeitos da escola e que ficaram registrados nas cartas que cada aluno-pesquisador entregou para a professora que acompanhou ao longo desse período. Essa escrita foi uma instância de reflexão e mostrou que a escola, como um todo, é um espaço de formação.Universidade Metodista de PiracicabaCNPq, Pró-Reitoria de Graduação (Núcleo de Ensino, UNESP), Pró-Reitoria de Pesquisa (Edital Primeiros Projetos, UNESP).Chaluh, Laura NoemiMoraes, Joseano MoncaioIshikawa, RaquelLeite de Matos, LeticiaMoreira, Amanda MirandaLeite, Letícia Sepulveda Teixeira2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/169910.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p7-25Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 7-252238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699/1244Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T18:03:16Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1699Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T18:03:16Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
title Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
spellingShingle Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
Chaluh, Laura Noemi
formação inicial de professores - saberes docentes - cartas
title_short Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
title_full Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
title_fullStr Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
title_full_unstemmed Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
title_sort Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
author Chaluh, Laura Noemi
author_facet Chaluh, Laura Noemi
Moraes, Joseano Moncaio
Ishikawa, Raquel
Leite de Matos, Leticia
Moreira, Amanda Miranda
Leite, Letícia Sepulveda Teixeira
author_role author
author2 Moraes, Joseano Moncaio
Ishikawa, Raquel
Leite de Matos, Leticia
Moreira, Amanda Miranda
Leite, Letícia Sepulveda Teixeira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq, Pró-Reitoria de Graduação (Núcleo de Ensino, UNESP), Pró-Reitoria de Pesquisa (Edital Primeiros Projetos, UNESP).
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi
Moraes, Joseano Moncaio
Ishikawa, Raquel
Leite de Matos, Leticia
Moreira, Amanda Miranda
Leite, Letícia Sepulveda Teixeira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial de professores - saberes docentes - cartas
topic formação inicial de professores - saberes docentes - cartas
description Neste artigo socializamos a experiência de um grupo de alunos-pesquisadores que, vinculados a um projeto de pesquisa, tiveram a possibilidade de se inseriremno cotidiano de uma Escola de Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano) de um município do interior do estado de São Paulo. Cada um deles acompanhou semanalmente, ao longo de um ano, o trabalho pedagógico de uma professora na sala de aula. A proposta tinha como objetivo compreender a complexidade da escola e dar início a uma série de atividades vinculadas à docência e a pesquisa. Refletimos aqui acerca da importância da entrada desses alunos no contexto escolar e deixamos em evidência os saberes construídos ao estabelecer relações com os sujeitos da escola e que ficaram registrados nas cartas que cada aluno-pesquisador entregou para a professora que acompanhou ao longo desse período. Essa escrita foi uma instância de reflexão e mostrou que a escola, como um todo, é um espaço de formação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p7-25
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p7-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699/1244
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 7-25
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020469448704