Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699 |
Resumo: | Neste artigo socializamos a experiência de um grupo de alunos-pesquisadores que, vinculados a um projeto de pesquisa, tiveram a possibilidade de se inseriremno cotidiano de uma Escola de Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano) de um município do interior do estado de São Paulo. Cada um deles acompanhou semanalmente, ao longo de um ano, o trabalho pedagógico de uma professora na sala de aula. A proposta tinha como objetivo compreender a complexidade da escola e dar início a uma série de atividades vinculadas à docência e a pesquisa. Refletimos aqui acerca da importância da entrada desses alunos no contexto escolar e deixamos em evidência os saberes construídos ao estabelecer relações com os sujeitos da escola e que ficaram registrados nas cartas que cada aluno-pesquisador entregou para a professora que acompanhou ao longo desse período. Essa escrita foi uma instância de reflexão e mostrou que a escola, como um todo, é um espaço de formação. |
id |
METO-3_5d0991605029a964c4de724c736c6dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1699 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativoformação inicial de professores - saberes docentes - cartasNeste artigo socializamos a experiência de um grupo de alunos-pesquisadores que, vinculados a um projeto de pesquisa, tiveram a possibilidade de se inseriremno cotidiano de uma Escola de Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano) de um município do interior do estado de São Paulo. Cada um deles acompanhou semanalmente, ao longo de um ano, o trabalho pedagógico de uma professora na sala de aula. A proposta tinha como objetivo compreender a complexidade da escola e dar início a uma série de atividades vinculadas à docência e a pesquisa. Refletimos aqui acerca da importância da entrada desses alunos no contexto escolar e deixamos em evidência os saberes construídos ao estabelecer relações com os sujeitos da escola e que ficaram registrados nas cartas que cada aluno-pesquisador entregou para a professora que acompanhou ao longo desse período. Essa escrita foi uma instância de reflexão e mostrou que a escola, como um todo, é um espaço de formação.Universidade Metodista de PiracicabaCNPq, Pró-Reitoria de Graduação (Núcleo de Ensino, UNESP), Pró-Reitoria de Pesquisa (Edital Primeiros Projetos, UNESP).Chaluh, Laura NoemiMoraes, Joseano MoncaioIshikawa, RaquelLeite de Matos, LeticiaMoreira, Amanda MirandaLeite, Letícia Sepulveda Teixeira2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/169910.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p7-25Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 7-252238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699/1244Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T18:03:16Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1699Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T18:03:16Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo |
title |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo |
spellingShingle |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo Chaluh, Laura Noemi formação inicial de professores - saberes docentes - cartas |
title_short |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo |
title_full |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo |
title_fullStr |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo |
title_full_unstemmed |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo |
title_sort |
Alunos-pesquisadores no contexto escolar: troca de cartas no processo formativo |
author |
Chaluh, Laura Noemi |
author_facet |
Chaluh, Laura Noemi Moraes, Joseano Moncaio Ishikawa, Raquel Leite de Matos, Leticia Moreira, Amanda Miranda Leite, Letícia Sepulveda Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Joseano Moncaio Ishikawa, Raquel Leite de Matos, Leticia Moreira, Amanda Miranda Leite, Letícia Sepulveda Teixeira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq, Pró-Reitoria de Graduação (Núcleo de Ensino, UNESP), Pró-Reitoria de Pesquisa (Edital Primeiros Projetos, UNESP). |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi Moraes, Joseano Moncaio Ishikawa, Raquel Leite de Matos, Leticia Moreira, Amanda Miranda Leite, Letícia Sepulveda Teixeira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial de professores - saberes docentes - cartas |
topic |
formação inicial de professores - saberes docentes - cartas |
description |
Neste artigo socializamos a experiência de um grupo de alunos-pesquisadores que, vinculados a um projeto de pesquisa, tiveram a possibilidade de se inseriremno cotidiano de uma Escola de Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano) de um município do interior do estado de São Paulo. Cada um deles acompanhou semanalmente, ao longo de um ano, o trabalho pedagógico de uma professora na sala de aula. A proposta tinha como objetivo compreender a complexidade da escola e dar início a uma série de atividades vinculadas à docência e a pesquisa. Refletimos aqui acerca da importância da entrada desses alunos no contexto escolar e deixamos em evidência os saberes construídos ao estabelecer relações com os sujeitos da escola e que ficaram registrados nas cartas que cada aluno-pesquisador entregou para a professora que acompanhou ao longo desse período. Essa escrita foi uma instância de reflexão e mostrou que a escola, como um todo, é um espaço de formação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p7-25 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p7-25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1699/1244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 7-25 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020469448704 |