Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologiasda Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamenteforma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.Palavras-chave: Pedagogia online. Tecnologias da informação e comunicação. Educação a distância. Processo de Bolonha. |
id |
UESB-7_5e7d1ec0e8559318aefdc66b2b934b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/732 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologiasda Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamenteforma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.Palavras-chave: Pedagogia online. Tecnologias da informação e comunicação. Educação a distância. Processo de Bolonha.Edições UESB2013-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-1232178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732/616Sobral, Maria NeideRamos, Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/732Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
spellingShingle |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) Sobral, Maria Neide |
title_short |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title_full |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title_fullStr |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title_full_unstemmed |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title_sort |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
author |
Sobral, Maria Neide |
author_facet |
Sobral, Maria Neide Ramos, Natália |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Natália |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Maria Neide Ramos, Natália |
description |
Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologiasda Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamenteforma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.Palavras-chave: Pedagogia online. Tecnologias da informação e comunicação. Educação a distância. Processo de Bolonha. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732/616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815533604864 |