Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Maria Neide
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ramos, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732
Resumo: Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologiasda Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamenteforma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.Palavras-chave: Pedagogia online. Tecnologias da informação e comunicação. Educação a distância. Processo de Bolonha.
id UESB-7_5e7d1ec0e8559318aefdc66b2b934b7f
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/732
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologiasda Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamenteforma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.Palavras-chave: Pedagogia online. Tecnologias da informação e comunicação. Educação a distância. Processo de Bolonha.Edições UESB2013-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-1232178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732/616Sobral, Maria NeideRamos, Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/732Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
spellingShingle Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
Sobral, Maria Neide
title_short Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title_full Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title_fullStr Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title_full_unstemmed Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
title_sort Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
author Sobral, Maria Neide
author_facet Sobral, Maria Neide
Ramos, Natália
author_role author
author2 Ramos, Natália
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Maria Neide
Ramos, Natália
description Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologiasda Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamenteforma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.Palavras-chave: Pedagogia online. Tecnologias da informação e comunicação. Educação a distância. Processo de Bolonha.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732/616
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123
Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123
Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 103-123
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815533604864