FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxis.v15i32.5065 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação. |
id |
UESB-7_66232edcd1540af45f047ffc38da58d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5065 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDASFormação Continuada de ProfessoresTrabalho DocenteEducação Básica.O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/506510.22481/praxis.v15i32.5065Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-4982178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065/3932Souza Longhin Lourenço, Rayana SilveiraAmorim Tamaio de Souza, Nathália CristinaInforsato, Edson do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5065Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira Formação Continuada de Professores Trabalho Docente Educação Básica. Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira Formação Continuada de Professores Trabalho Docente Educação Básica. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS |
author |
Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira |
author_facet |
Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina Inforsato, Edson do Carmo Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina Inforsato, Edson do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina Inforsato, Edson do Carmo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina Inforsato, Edson do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores Trabalho Docente Educação Básica. |
topic |
Formação Continuada de Professores Trabalho Docente Educação Básica. |
description |
O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065 10.22481/praxis.v15i32.5065 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v15i32.5065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065/3932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822180385250869248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/praxis.v15i32.5065 |