FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina, Inforsato, Edson do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5065
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação.
id UESB-7_66232edcd1540af45f047ffc38da58d4
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5065
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDASFormação Continuada de ProfessoresTrabalho DocenteEducação Básica.O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/506510.22481/praxis.v15i32.5065Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-4982178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065/3932Souza Longhin Lourenço, Rayana SilveiraAmorim Tamaio de Souza, Nathália CristinaInforsato, Edson do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5065Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
title FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira
Formação Continuada de Professores
Trabalho Docente
Educação Básica.
Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira
Formação Continuada de Professores
Trabalho Docente
Educação Básica.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS
author Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira
author_facet Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira
Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira
Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina
Inforsato, Edson do Carmo
Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina
Inforsato, Edson do Carmo
author_role author
author2 Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina
Inforsato, Edson do Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Longhin Lourenço, Rayana Silveira
Amorim Tamaio de Souza, Nathália Cristina
Inforsato, Edson do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada de Professores
Trabalho Docente
Educação Básica.
topic Formação Continuada de Professores
Trabalho Docente
Educação Básica.
description O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065
10.22481/praxis.v15i32.5065
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v15i32.5065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065/3932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 481-498
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1822180385250869248
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/praxis.v15i32.5065