COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vagner
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Vasconcelos, Valéria Oliveira, Santos, Dickson Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920
Resumo: A partir de uma pesquisa de base etnográfica, mediante observação e relatos de experiência de um grupo de pessoas que desempenham a atividade profissional de frentistas de postos de gasolina, pretendemos problematizar o fato de que, embora há séculos tenha ocorrido um movimento de emancipação política na América Latina, encerrando o período de colonização histórica, à luz da linearidade temporal positivista, permanecem marcantes traços de dominação e colonialidade nas relações sociais cotidianas. Dessa forma, procuramos desvelar que algumas pessoas detentoras de um maior poder econômico colocam-se em posição de superioridade em relação a segmentos de “outros” sujeitos que, por sua vez, estão alijados de expressarem seu modo de pensar e de enxergar o mundo. Esses grupos, então, tornam-se oprimidos e, não raro, sequer são percebidos em um sistema totalizante que os exclui, assumindo, dessa forma, a condição de invisibilizados. Ainda, a partir das denúncias e anúncios produzidos, buscamos apontar bases, mesmo que embrionárias, para uma ação política que propicie a construção de autonomia e libertação mútuas.  Como resultados, constatamos que os sujeitos participantes da investigação percebem que são oprimidos em seu cotidiano e foram vislumbradas possibilidades de colaborar para processos educativos mais dialógicos e horizontalizados, com vistas à sua emancipação.    
id UESB-7_69e477058ef921bf8d28091914f8dce9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2920
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADASPalavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas.A partir de uma pesquisa de base etnográfica, mediante observação e relatos de experiência de um grupo de pessoas que desempenham a atividade profissional de frentistas de postos de gasolina, pretendemos problematizar o fato de que, embora há séculos tenha ocorrido um movimento de emancipação política na América Latina, encerrando o período de colonização histórica, à luz da linearidade temporal positivista, permanecem marcantes traços de dominação e colonialidade nas relações sociais cotidianas. Dessa forma, procuramos desvelar que algumas pessoas detentoras de um maior poder econômico colocam-se em posição de superioridade em relação a segmentos de “outros” sujeitos que, por sua vez, estão alijados de expressarem seu modo de pensar e de enxergar o mundo. Esses grupos, então, tornam-se oprimidos e, não raro, sequer são percebidos em um sistema totalizante que os exclui, assumindo, dessa forma, a condição de invisibilizados. Ainda, a partir das denúncias e anúncios produzidos, buscamos apontar bases, mesmo que embrionárias, para uma ação política que propicie a construção de autonomia e libertação mútuas.  Como resultados, constatamos que os sujeitos participantes da investigação percebem que são oprimidos em seu cotidiano e foram vislumbradas possibilidades de colaborar para processos educativos mais dialógicos e horizontalizados, com vistas à sua emancipação.    Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/292010.22481/praxis.v14i27.2920Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920/2428Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Vagnerde Vasconcelos, Valéria OliveiraSantos, Dickson Vasconcelos2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2920Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
title COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
spellingShingle COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
Ferreira, Vagner
Palavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas.
title_short COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
title_full COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
title_fullStr COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
title_full_unstemmed COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
title_sort COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
author Ferreira, Vagner
author_facet Ferreira, Vagner
de Vasconcelos, Valéria Oliveira
Santos, Dickson Vasconcelos
author_role author
author2 de Vasconcelos, Valéria Oliveira
Santos, Dickson Vasconcelos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vagner
de Vasconcelos, Valéria Oliveira
Santos, Dickson Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas.
topic Palavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas.
description A partir de uma pesquisa de base etnográfica, mediante observação e relatos de experiência de um grupo de pessoas que desempenham a atividade profissional de frentistas de postos de gasolina, pretendemos problematizar o fato de que, embora há séculos tenha ocorrido um movimento de emancipação política na América Latina, encerrando o período de colonização histórica, à luz da linearidade temporal positivista, permanecem marcantes traços de dominação e colonialidade nas relações sociais cotidianas. Dessa forma, procuramos desvelar que algumas pessoas detentoras de um maior poder econômico colocam-se em posição de superioridade em relação a segmentos de “outros” sujeitos que, por sua vez, estão alijados de expressarem seu modo de pensar e de enxergar o mundo. Esses grupos, então, tornam-se oprimidos e, não raro, sequer são percebidos em um sistema totalizante que os exclui, assumindo, dessa forma, a condição de invisibilizados. Ainda, a partir das denúncias e anúncios produzidos, buscamos apontar bases, mesmo que embrionárias, para uma ação política que propicie a construção de autonomia e libertação mútuas.  Como resultados, constatamos que os sujeitos participantes da investigação percebem que são oprimidos em seu cotidiano e foram vislumbradas possibilidades de colaborar para processos educativos mais dialógicos e horizontalizados, com vistas à sua emancipação.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920
10.22481/praxis.v14i27.2920
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920/2428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816859004928