COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920 |
Resumo: | A partir de uma pesquisa de base etnográfica, mediante observação e relatos de experiência de um grupo de pessoas que desempenham a atividade profissional de frentistas de postos de gasolina, pretendemos problematizar o fato de que, embora há séculos tenha ocorrido um movimento de emancipação política na América Latina, encerrando o período de colonização histórica, à luz da linearidade temporal positivista, permanecem marcantes traços de dominação e colonialidade nas relações sociais cotidianas. Dessa forma, procuramos desvelar que algumas pessoas detentoras de um maior poder econômico colocam-se em posição de superioridade em relação a segmentos de “outros” sujeitos que, por sua vez, estão alijados de expressarem seu modo de pensar e de enxergar o mundo. Esses grupos, então, tornam-se oprimidos e, não raro, sequer são percebidos em um sistema totalizante que os exclui, assumindo, dessa forma, a condição de invisibilizados. Ainda, a partir das denúncias e anúncios produzidos, buscamos apontar bases, mesmo que embrionárias, para uma ação política que propicie a construção de autonomia e libertação mútuas. Como resultados, constatamos que os sujeitos participantes da investigação percebem que são oprimidos em seu cotidiano e foram vislumbradas possibilidades de colaborar para processos educativos mais dialógicos e horizontalizados, com vistas à sua emancipação. |
id |
UESB-7_69e477058ef921bf8d28091914f8dce9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2920 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADASPalavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas.A partir de uma pesquisa de base etnográfica, mediante observação e relatos de experiência de um grupo de pessoas que desempenham a atividade profissional de frentistas de postos de gasolina, pretendemos problematizar o fato de que, embora há séculos tenha ocorrido um movimento de emancipação política na América Latina, encerrando o período de colonização histórica, à luz da linearidade temporal positivista, permanecem marcantes traços de dominação e colonialidade nas relações sociais cotidianas. Dessa forma, procuramos desvelar que algumas pessoas detentoras de um maior poder econômico colocam-se em posição de superioridade em relação a segmentos de “outros” sujeitos que, por sua vez, estão alijados de expressarem seu modo de pensar e de enxergar o mundo. Esses grupos, então, tornam-se oprimidos e, não raro, sequer são percebidos em um sistema totalizante que os exclui, assumindo, dessa forma, a condição de invisibilizados. Ainda, a partir das denúncias e anúncios produzidos, buscamos apontar bases, mesmo que embrionárias, para uma ação política que propicie a construção de autonomia e libertação mútuas. Como resultados, constatamos que os sujeitos participantes da investigação percebem que são oprimidos em seu cotidiano e foram vislumbradas possibilidades de colaborar para processos educativos mais dialógicos e horizontalizados, com vistas à sua emancipação. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/292010.22481/praxis.v14i27.2920Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920/2428Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Vagnerde Vasconcelos, Valéria OliveiraSantos, Dickson Vasconcelos2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2920Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS |
title |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS |
spellingShingle |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS Ferreira, Vagner Palavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas. |
title_short |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS |
title_full |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS |
title_fullStr |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS |
title_full_unstemmed |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS |
title_sort |
COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:: PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS |
author |
Ferreira, Vagner |
author_facet |
Ferreira, Vagner de Vasconcelos, Valéria Oliveira Santos, Dickson Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
de Vasconcelos, Valéria Oliveira Santos, Dickson Vasconcelos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Vagner de Vasconcelos, Valéria Oliveira Santos, Dickson Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas. |
topic |
Palavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas. |
description |
A partir de uma pesquisa de base etnográfica, mediante observação e relatos de experiência de um grupo de pessoas que desempenham a atividade profissional de frentistas de postos de gasolina, pretendemos problematizar o fato de que, embora há séculos tenha ocorrido um movimento de emancipação política na América Latina, encerrando o período de colonização histórica, à luz da linearidade temporal positivista, permanecem marcantes traços de dominação e colonialidade nas relações sociais cotidianas. Dessa forma, procuramos desvelar que algumas pessoas detentoras de um maior poder econômico colocam-se em posição de superioridade em relação a segmentos de “outros” sujeitos que, por sua vez, estão alijados de expressarem seu modo de pensar e de enxergar o mundo. Esses grupos, então, tornam-se oprimidos e, não raro, sequer são percebidos em um sistema totalizante que os exclui, assumindo, dessa forma, a condição de invisibilizados. Ainda, a partir das denúncias e anúncios produzidos, buscamos apontar bases, mesmo que embrionárias, para uma ação política que propicie a construção de autonomia e libertação mútuas. Como resultados, constatamos que os sujeitos participantes da investigação percebem que são oprimidos em seu cotidiano e foram vislumbradas possibilidades de colaborar para processos educativos mais dialógicos e horizontalizados, com vistas à sua emancipação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920 10.22481/praxis.v14i27.2920 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i27.2920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2920/2428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816859004928 |