PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS POVOS DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7020 |
Resumo: | Considerando a realidade das comunidades tradicionais do litoral do Paraná e a relação entre Educação do Campo e Território, apresenta discussões sobre os significados da escola do campo a partir do levantamento de pesquisas. Objetiva colaborar com um campo de investigação da área da educação, isto é, a Educação do Campo, articulando a produção do conhecimento registrada, portanto validada pelas instâncias acadêmicas, com as dimensões que a constituem. Procede com o levantamento de informações na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresenta e dialoga com os principais trabalhos encontrados através do uso de descritores. Deste modo, observa que o diálogo com os trabalhos identificados contribui significativamente com novas compreensões e indica que as pesquisas avançam para além da educação, visto que em sua maioria apresentam análises relacionadas com outros aspectos e segmentos da sociedade. Conclui que as revisões bibliográficas são estratégia necessária para verificar o conhecimento produzido em determinada na área de pesquisa e que é urgente a articulação entre os sujeitos do campo, das águas e das florestas, além de outras populações que se encontram à margem para o fortalecimento das comunidades e territórios na luta e garantia dos seus diretos. |
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PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS POVOS DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS NO BRASILLA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN EL CONTEXTO EDUCATIVO DE LOS PUEBLOS RURALES, LAS AGUAS Y LOS BOSQUES DEL BRASILSCIENTIFIC PRODUCTION IN THE EDUCATIONAL CONTEXT OF COUNTRYSIDE PEOPLES, WATERS AND FORESTS IN BRAZILProdução do ConhecimentoEducação do CampoEscola do campoKnowledge ProductionCountryside EducationCountryside schoolProducción del conocimientoEducación en el campoEscuela del campo Considerando a realidade das comunidades tradicionais do litoral do Paraná e a relação entre Educação do Campo e Território, apresenta discussões sobre os significados da escola do campo a partir do levantamento de pesquisas. Objetiva colaborar com um campo de investigação da área da educação, isto é, a Educação do Campo, articulando a produção do conhecimento registrada, portanto validada pelas instâncias acadêmicas, com as dimensões que a constituem. Procede com o levantamento de informações na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresenta e dialoga com os principais trabalhos encontrados através do uso de descritores. Deste modo, observa que o diálogo com os trabalhos identificados contribui significativamente com novas compreensões e indica que as pesquisas avançam para além da educação, visto que em sua maioria apresentam análises relacionadas com outros aspectos e segmentos da sociedade. Conclui que as revisões bibliográficas são estratégia necessária para verificar o conhecimento produzido em determinada na área de pesquisa e que é urgente a articulação entre os sujeitos do campo, das águas e das florestas, além de outras populações que se encontram à margem para o fortalecimento das comunidades e territórios na luta e garantia dos seus diretos. Considerando la realidad de las comunidades tradicionales de la costa de Paraná y la relación entre Educación Campestre y Territorio, presenta discusiones sobre los significados de las escuelas rurales a partir de encuestas de investigación. Tiene como objetivo colaborar con un campo de investigación en el campo de la educación, la Educación del Campo, articulando la producción de conocimiento registrado, por tanto validado por cuerpos académicos, con las dimensiones que lo constituyen. Continuar con la recogida de información en la base de datos del Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), presenta y dialoga con los principales trabajos encontrados mediante el uso de descriptores. Así, observa que el diálogo con las obras identificadas contribuye significativamente a nuevos entendimientos e indica que las investigaciones van más allá de la educación, ya que la mayoría de ellas presentan análisis relacionados con otros aspectos y segmentos de la sociedad. Se concluye que las revisiones bibliográficas son una estrategia necesaria para verificar el conocimiento producido en un área de investigación determinada y que es urgente articular los temas del campo, las aguas y los bosques, además de otras poblaciones que se encuentran al margen, para fortalecer las comunidades y territorios en la lucha y garantía de sus derechos. Considering the reality of traditional communities on the coast of Paraná and the relationship between Countryside Education and Territory, it presents discussions about the meanings of rural schools based on research surveys. It aims to collaborate with a field of research in the field of education, the Countryside Education, articulating the production of registered knowledge, therefore validated by academic bodies, with the dimensions that constitute it. Proceed with the collection of information in the database of the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), presents and dialogues with the main works found through the use of descriptors. Thus, it observes that the dialogue with the identified works contributes significantly to new understandings and indicates that the research go beyond education, since most of them present analyzes related to other aspects and segments of society. It concludes that bibliographic reviews are a necessary strategy to verify the knowledge produced in a given research area and that it is urgent to articulate the subjects of the field, the waters and the forests, in addition to other populations that are on the margins, to strengthen the communities and territories in the struggle and guarantee of their rights. Edições UESB2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/702010.22481/praxisedu.v17i44.7020Práxis Educacional; v. 17 n. 44 (2021): Dossiê: Vitalidade do sujeito e poder de formação: narrativas autobiográficas em diálogo (jan/mar); 398-422Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 44 (2021): Dossier: Vitalidad del sujeto y poder formativo: narrativas autobiográficas en diálogo; 398-422Práxis Educacional; Vol. 17 No. 44 (2021): Dossier: Subject vitality and training power: autobiographical narratives in dialogue; 398-4222178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7020/5534Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Adalberto Penha deBufrem, Leilah Santiago2021-03-25T04:28:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7020Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-25T04:28:43Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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