Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Ramos, Tacyana Karla
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698
Resumo: O presente estudo busca identificar os modos como as professoras configuram suas práticas educativas com bebês numa investigação coletiva de seus saberes construídos num processo de formação continuada desdobrado de uma pesquisa de cunho colaborativo. No percurso de sua participação, as professoras foram solicitadas a produzirem diferentes relatos escritos que serviram como forma de potencializar a análise da prática vivida, a constituição de saberes e o acesso a um corpo elaborado de referências e conhecimentos que o registro oportuniza. Participaram 33 professoras de berçário que atuam na Rede Municipal de Ensino de Recife (RMER) e 10 educadoras berçaristas de creches comunitárias conveniadas à RMER, com idades entre 20 e 57 anos. O percurso da formação foi organizado em 12 reuniões mensais. O trabalho de escuta e atenção às possibilidades expressivas dos bebês foi indicado como possibilidade para que as professoras conheçam os recursos sociocomunicativos não-verbais das crianças para interagir com elas, instigá-las em suas aquisições e planejar a prática educacional. Na opinião e ações das professoras, o ato de cuidar/educar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso e higiene. Cuidar/educar exige apoiar a criança em suas motivações, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar e compreender o mundo.
id UESB-7_6f9e605444b774e76f3e0082092d5c9d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/698
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebêsCrecheCuidar/educarPesquisa colaborativaPráticas educativas com bebêsO presente estudo busca identificar os modos como as professoras configuram suas práticas educativas com bebês numa investigação coletiva de seus saberes construídos num processo de formação continuada desdobrado de uma pesquisa de cunho colaborativo. No percurso de sua participação, as professoras foram solicitadas a produzirem diferentes relatos escritos que serviram como forma de potencializar a análise da prática vivida, a constituição de saberes e o acesso a um corpo elaborado de referências e conhecimentos que o registro oportuniza. Participaram 33 professoras de berçário que atuam na Rede Municipal de Ensino de Recife (RMER) e 10 educadoras berçaristas de creches comunitárias conveniadas à RMER, com idades entre 20 e 57 anos. O percurso da formação foi organizado em 12 reuniões mensais. O trabalho de escuta e atenção às possibilidades expressivas dos bebês foi indicado como possibilidade para que as professoras conheçam os recursos sociocomunicativos não-verbais das crianças para interagir com elas, instigá-las em suas aquisições e planejar a prática educacional. Na opinião e ações das professoras, o ato de cuidar/educar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso e higiene. Cuidar/educar exige apoiar a criança em suas motivações, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar e compreender o mundo.Edições UESB2011-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-2562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698/583Gomes Ramos, Tacyana Karlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/698Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
title Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
spellingShingle Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
Gomes Ramos, Tacyana Karla
Creche
Cuidar/educar
Pesquisa colaborativa
Práticas educativas com bebês
title_short Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
title_full Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
title_fullStr Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
title_full_unstemmed Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
title_sort Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
author Gomes Ramos, Tacyana Karla
author_facet Gomes Ramos, Tacyana Karla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Ramos, Tacyana Karla
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Cuidar/educar
Pesquisa colaborativa
Práticas educativas com bebês
topic Creche
Cuidar/educar
Pesquisa colaborativa
Práticas educativas com bebês
description O presente estudo busca identificar os modos como as professoras configuram suas práticas educativas com bebês numa investigação coletiva de seus saberes construídos num processo de formação continuada desdobrado de uma pesquisa de cunho colaborativo. No percurso de sua participação, as professoras foram solicitadas a produzirem diferentes relatos escritos que serviram como forma de potencializar a análise da prática vivida, a constituição de saberes e o acesso a um corpo elaborado de referências e conhecimentos que o registro oportuniza. Participaram 33 professoras de berçário que atuam na Rede Municipal de Ensino de Recife (RMER) e 10 educadoras berçaristas de creches comunitárias conveniadas à RMER, com idades entre 20 e 57 anos. O percurso da formação foi organizado em 12 reuniões mensais. O trabalho de escuta e atenção às possibilidades expressivas dos bebês foi indicado como possibilidade para que as professoras conheçam os recursos sociocomunicativos não-verbais das crianças para interagir com elas, instigá-las em suas aquisições e planejar a prática educacional. Na opinião e ações das professoras, o ato de cuidar/educar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso e higiene. Cuidar/educar exige apoiar a criança em suas motivações, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar e compreender o mundo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698/583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256
Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256
Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815492710400