Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698 |
Resumo: | O presente estudo busca identificar os modos como as professoras configuram suas práticas educativas com bebês numa investigação coletiva de seus saberes construídos num processo de formação continuada desdobrado de uma pesquisa de cunho colaborativo. No percurso de sua participação, as professoras foram solicitadas a produzirem diferentes relatos escritos que serviram como forma de potencializar a análise da prática vivida, a constituição de saberes e o acesso a um corpo elaborado de referências e conhecimentos que o registro oportuniza. Participaram 33 professoras de berçário que atuam na Rede Municipal de Ensino de Recife (RMER) e 10 educadoras berçaristas de creches comunitárias conveniadas à RMER, com idades entre 20 e 57 anos. O percurso da formação foi organizado em 12 reuniões mensais. O trabalho de escuta e atenção às possibilidades expressivas dos bebês foi indicado como possibilidade para que as professoras conheçam os recursos sociocomunicativos não-verbais das crianças para interagir com elas, instigá-las em suas aquisições e planejar a prática educacional. Na opinião e ações das professoras, o ato de cuidar/educar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso e higiene. Cuidar/educar exige apoiar a criança em suas motivações, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar e compreender o mundo. |
id |
UESB-7_6f9e605444b774e76f3e0082092d5c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/698 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebêsCrecheCuidar/educarPesquisa colaborativaPráticas educativas com bebêsO presente estudo busca identificar os modos como as professoras configuram suas práticas educativas com bebês numa investigação coletiva de seus saberes construídos num processo de formação continuada desdobrado de uma pesquisa de cunho colaborativo. No percurso de sua participação, as professoras foram solicitadas a produzirem diferentes relatos escritos que serviram como forma de potencializar a análise da prática vivida, a constituição de saberes e o acesso a um corpo elaborado de referências e conhecimentos que o registro oportuniza. Participaram 33 professoras de berçário que atuam na Rede Municipal de Ensino de Recife (RMER) e 10 educadoras berçaristas de creches comunitárias conveniadas à RMER, com idades entre 20 e 57 anos. O percurso da formação foi organizado em 12 reuniões mensais. O trabalho de escuta e atenção às possibilidades expressivas dos bebês foi indicado como possibilidade para que as professoras conheçam os recursos sociocomunicativos não-verbais das crianças para interagir com elas, instigá-las em suas aquisições e planejar a prática educacional. Na opinião e ações das professoras, o ato de cuidar/educar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso e higiene. Cuidar/educar exige apoiar a criança em suas motivações, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar e compreender o mundo.Edições UESB2011-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-2562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698/583Gomes Ramos, Tacyana Karlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/698Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês |
title |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês |
spellingShingle |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês Gomes Ramos, Tacyana Karla Creche Cuidar/educar Pesquisa colaborativa Práticas educativas com bebês |
title_short |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês |
title_full |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês |
title_fullStr |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês |
title_full_unstemmed |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês |
title_sort |
Investigando a configuração das práticas de cuidar/educar a criança na creche em parceria com professoras de bebês |
author |
Gomes Ramos, Tacyana Karla |
author_facet |
Gomes Ramos, Tacyana Karla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Ramos, Tacyana Karla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Cuidar/educar Pesquisa colaborativa Práticas educativas com bebês |
topic |
Creche Cuidar/educar Pesquisa colaborativa Práticas educativas com bebês |
description |
O presente estudo busca identificar os modos como as professoras configuram suas práticas educativas com bebês numa investigação coletiva de seus saberes construídos num processo de formação continuada desdobrado de uma pesquisa de cunho colaborativo. No percurso de sua participação, as professoras foram solicitadas a produzirem diferentes relatos escritos que serviram como forma de potencializar a análise da prática vivida, a constituição de saberes e o acesso a um corpo elaborado de referências e conhecimentos que o registro oportuniza. Participaram 33 professoras de berçário que atuam na Rede Municipal de Ensino de Recife (RMER) e 10 educadoras berçaristas de creches comunitárias conveniadas à RMER, com idades entre 20 e 57 anos. O percurso da formação foi organizado em 12 reuniões mensais. O trabalho de escuta e atenção às possibilidades expressivas dos bebês foi indicado como possibilidade para que as professoras conheçam os recursos sociocomunicativos não-verbais das crianças para interagir com elas, instigá-las em suas aquisições e planejar a prática educacional. Na opinião e ações das professoras, o ato de cuidar/educar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso e higiene. Cuidar/educar exige apoiar a criança em suas motivações, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar e compreender o mundo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/698/583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256 Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256 Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 235-256 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815492710400 |