Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Eveline da Silva Gontijo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338
Resumo: A gestão escolar é um trabalho de mediação com vistas ao cumprimento das finalidades educacionais, as quais podem assumir sentido destoante de uma orientação filosófica emancipadora. A reflexão sobre a gestão escolar torna-se importante contribuição aos processos de formação docente para o exercício desse trabalho. Entendemos que, sem a reflexão teórica e crítica, a gestão assume um caráter praticista e burocrático, alinhando-se facilmente à lógica neoliberal. Assim, a partir de uma perspectiva crítica, refletimos sobre a gestão escolar, abordando os enfoques teóricos e as concepções a eles associados e aspectos relevantes da formação docente para a efetivação da práxis educativa.
id PUC_GO-4_7326618caf63dc304a58acbd76c4fc55
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7338
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação DocenteEducaçãoGestão escolar. Enfoques e Concepções de gestão. Formação docente. Práxis educativa.37.07 Aspectos relacionados com a gestão de instituições de ensinoA gestão escolar é um trabalho de mediação com vistas ao cumprimento das finalidades educacionais, as quais podem assumir sentido destoante de uma orientação filosófica emancipadora. A reflexão sobre a gestão escolar torna-se importante contribuição aos processos de formação docente para o exercício desse trabalho. Entendemos que, sem a reflexão teórica e crítica, a gestão assume um caráter praticista e burocrático, alinhando-se facilmente à lógica neoliberal. Assim, a partir de uma perspectiva crítica, refletimos sobre a gestão escolar, abordando os enfoques teóricos e as concepções a eles associados e aspectos relevantes da formação docente para a efetivação da práxis educativa.EDITORA DA PUC GOIÁSMoreira, Eveline da Silva GontijoQueiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/733810.18224/educ.v22i1.7338Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e73381983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338/4533Direitos autorais 2020 Eveline da Silva Gontijo Moreira, Vanderleida Rosa de Freitas e Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7338Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.997Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
title Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
spellingShingle Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
Moreira, Eveline da Silva Gontijo
Educação
Gestão escolar. Enfoques e Concepções de gestão. Formação docente. Práxis educativa.
37.07 Aspectos relacionados com a gestão de instituições de ensino
title_short Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
title_full Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
title_fullStr Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
title_full_unstemmed Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
title_sort Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
author Moreira, Eveline da Silva Gontijo
author_facet Moreira, Eveline da Silva Gontijo
Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
author_role author
author2 Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Eveline da Silva Gontijo
Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão escolar. Enfoques e Concepções de gestão. Formação docente. Práxis educativa.
37.07 Aspectos relacionados com a gestão de instituições de ensino
topic Educação
Gestão escolar. Enfoques e Concepções de gestão. Formação docente. Práxis educativa.
37.07 Aspectos relacionados com a gestão de instituições de ensino
dc.description.none.fl_txt_mv A gestão escolar é um trabalho de mediação com vistas ao cumprimento das finalidades educacionais, as quais podem assumir sentido destoante de uma orientação filosófica emancipadora. A reflexão sobre a gestão escolar torna-se importante contribuição aos processos de formação docente para o exercício desse trabalho. Entendemos que, sem a reflexão teórica e crítica, a gestão assume um caráter praticista e burocrático, alinhando-se facilmente à lógica neoliberal. Assim, a partir de uma perspectiva crítica, refletimos sobre a gestão escolar, abordando os enfoques teóricos e as concepções a eles associados e aspectos relevantes da formação docente para a efetivação da práxis educativa.
description A gestão escolar é um trabalho de mediação com vistas ao cumprimento das finalidades educacionais, as quais podem assumir sentido destoante de uma orientação filosófica emancipadora. A reflexão sobre a gestão escolar torna-se importante contribuição aos processos de formação docente para o exercício desse trabalho. Entendemos que, sem a reflexão teórica e crítica, a gestão assume um caráter praticista e burocrático, alinhando-se facilmente à lógica neoliberal. Assim, a partir de uma perspectiva crítica, refletimos sobre a gestão escolar, abordando os enfoques teóricos e as concepções a eles associados e aspectos relevantes da formação docente para a efetivação da práxis educativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338
10.18224/educ.v22i1.7338
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338
identifier_str_mv 10.18224/educ.v22i1.7338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338/4533
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Eveline da Silva Gontijo Moreira, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Eveline da Silva Gontijo Moreira, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e7338
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v22i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974804725760