O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/915 |
Resumo: | Aborda-se neste artigo o papel do supervisor escolar no trabalho junto ao sistema de educação, resgatando a função do supervisor ao longo da história. Procura-se apontar as habilidades para as quais os supervisores devem estar preparados para enfrentar o seu dia a dia. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico, utilizando-se os descritores: supervisor escolar e atribuições do supervisor escolar, a busca foi feita na Rede Mundial de Computadores, em específico no Google Acadêmico. Objetivou-se ainda promover uma reflexão em torno do quanto é importante, não só para o supervisor, mas para todo o corpo docente, os momentos de estudos e reflexões teóricas sobre o que se faz em educação básica. Observou-se que a prática da supervisão se pauta por ações que prezam pela organização e pela racionalidade, apresentando-se como desafio a constituição de um lugar para o supervisor como agente mobilizador de mudanças e de transformação no trabalho coletivo da escola. |
id |
UESB-7_7426928a274a544d4de677c3a3a3babf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/915 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolarCompetências pedagógicasPrática docenteSupervisor escolarAborda-se neste artigo o papel do supervisor escolar no trabalho junto ao sistema de educação, resgatando a função do supervisor ao longo da história. Procura-se apontar as habilidades para as quais os supervisores devem estar preparados para enfrentar o seu dia a dia. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico, utilizando-se os descritores: supervisor escolar e atribuições do supervisor escolar, a busca foi feita na Rede Mundial de Computadores, em específico no Google Acadêmico. Objetivou-se ainda promover uma reflexão em torno do quanto é importante, não só para o supervisor, mas para todo o corpo docente, os momentos de estudos e reflexões teóricas sobre o que se faz em educação básica. Observou-se que a prática da supervisão se pauta por ações que prezam pela organização e pela racionalidade, apresentando-se como desafio a constituição de um lugar para o supervisor como agente mobilizador de mudanças e de transformação no trabalho coletivo da escola.Edições UESB2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/915Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 271-296Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 271-296Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 271-2962178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/915/779da Silva Soares, Silvia Adrianada Silva, Gilberto Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/915Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar |
title |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar |
spellingShingle |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar da Silva Soares, Silvia Adriana Competências pedagógicas Prática docente Supervisor escolar |
title_short |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar |
title_full |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar |
title_fullStr |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar |
title_sort |
O supervisor escolar e suas funções no contexto escolar |
author |
da Silva Soares, Silvia Adriana |
author_facet |
da Silva Soares, Silvia Adriana da Silva, Gilberto Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Gilberto Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Soares, Silvia Adriana da Silva, Gilberto Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências pedagógicas Prática docente Supervisor escolar |
topic |
Competências pedagógicas Prática docente Supervisor escolar |
description |
Aborda-se neste artigo o papel do supervisor escolar no trabalho junto ao sistema de educação, resgatando a função do supervisor ao longo da história. Procura-se apontar as habilidades para as quais os supervisores devem estar preparados para enfrentar o seu dia a dia. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico, utilizando-se os descritores: supervisor escolar e atribuições do supervisor escolar, a busca foi feita na Rede Mundial de Computadores, em específico no Google Acadêmico. Objetivou-se ainda promover uma reflexão em torno do quanto é importante, não só para o supervisor, mas para todo o corpo docente, os momentos de estudos e reflexões teóricas sobre o que se faz em educação básica. Observou-se que a prática da supervisão se pauta por ações que prezam pela organização e pela racionalidade, apresentando-se como desafio a constituição de um lugar para o supervisor como agente mobilizador de mudanças e de transformação no trabalho coletivo da escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/915 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/915/779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 271-296 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 271-296 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 271-296 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816471031808 |