Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marli Pardo Legemann
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Elias, Mara Elaine de Lima, Schuler, Betina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319
Resumo: This article, as a theoretical essay, aims do think our present, focusing on the relation between a neoliberal rationality and the decline of the public sense of education. It diagnoses the acceleration, digital media and performativity invading modes of existence of students and teachers based on a consumption logic, high competition, and large-scale assessment guiding the educative process. Thus, it regards, the Program Conta para Mim, linked to the Literacy National Plan (2019) as a strong symptom of the alliance of a neoliberal discourse that fades the public policies and an uplifting neoconservative discourse, producing this rationality that diminishes the potency of literary reading practices at school as a possibility of an exercise of thought and life.
id UESB-7_83a4ee6b8e09ad016075ce3659b3f8e3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12319
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim Neoliberalismo y la escuela contemporanea: uma problematización del el programa Conta para Mim Neoliberalism and contemporary school: a problematization of the Conta para Mim program public schoolConta para Mim Programneoliberal rationalityescola públicaPrograma conta para mimracionalidade neoliberalescuela públicaPrograma conta para mimracionalidad neoliberalThis article, as a theoretical essay, aims do think our present, focusing on the relation between a neoliberal rationality and the decline of the public sense of education. It diagnoses the acceleration, digital media and performativity invading modes of existence of students and teachers based on a consumption logic, high competition, and large-scale assessment guiding the educative process. Thus, it regards, the Program Conta para Mim, linked to the Literacy National Plan (2019) as a strong symptom of the alliance of a neoliberal discourse that fades the public policies and an uplifting neoconservative discourse, producing this rationality that diminishes the potency of literary reading practices at school as a possibility of an exercise of thought and life.Este artigo trata de um ensaio teórico que busca pensar o nosso presente, enfocando nas relações entre uma racionalidade neoliberal e o enfraquecimento do sentido público da educação. Nesse sentido, diagnostica-se a velocidade, as mídias digitais e a performatividade invadindo os modos de existência de alunos e professores em uma lógica de consumo, de superconcorrência e das avaliações em larga escala pautando os processos educativos. Para tanto, considera o Programa Conta para Mim, vinculado ao Plano Nacional de Alfabetização de 2019, como um forte sintoma da aliança entre um discurso neoliberal que enfraquece as políticas públicas e um discurso neoconservador moralizante, produzindo essa racionalidade que diminui a potência das práticas de leitura literária na escola como possibilidade de exercício de pensamento e de vida.Este artículo trata de un ensayo teórico que busca pensar nuestro presente, focalizando en las relaciones entre una racionalidad neoliberal y el enflaquecimiento del sentido público de la educación. En ese sentido, se diagnostica la velocidad, los medios de comunicaciones digitales y la performatividad invadiendo los modos de existencia de los alumnos y de los profesores en una lógica de consumo, de super concurrencia y de las evaluaciones en amplia escala pautando los procesos educativos. Para tanto, considere el Programa Conta para Mim, vinculado al Plano Nacional de Alfabetização de 2019, como un fuerte síntoma da alianza entre un discurso neoliberal que enflaquece las políticas públicas y un discurso neoconservador moralizante, produciendo esa racionalidad que disminuí la potencia de las prácticas de lectura literaria en la escuela como posibilidad de ejercicio de pensamiento y de vida.Edições UESB2023-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1231910.22481/praxisedu.v19i50.12319Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e123192178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319/8081Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marli Pardo LegemannElias, Mara Elaine de LimaSchuler, Betina2023-09-20T11:23:18Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12319Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-09-20T11:23:18Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
Neoliberalismo y la escuela contemporanea: uma problematización del el programa Conta para Mim
Neoliberalism and contemporary school: a problematization of the Conta para Mim program
title Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
spellingShingle Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
Oliveira, Marli Pardo Legemann
public school
Conta para Mim Program
neoliberal rationality
escola pública
Programa conta para mim
racionalidade neoliberal
escuela pública
Programa conta para mim
racionalidad neoliberal
title_short Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
title_full Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
title_fullStr Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
title_full_unstemmed Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
title_sort Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
author Oliveira, Marli Pardo Legemann
author_facet Oliveira, Marli Pardo Legemann
Elias, Mara Elaine de Lima
Schuler, Betina
author_role author
author2 Elias, Mara Elaine de Lima
Schuler, Betina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marli Pardo Legemann
Elias, Mara Elaine de Lima
Schuler, Betina
dc.subject.por.fl_str_mv public school
Conta para Mim Program
neoliberal rationality
escola pública
Programa conta para mim
racionalidade neoliberal
escuela pública
Programa conta para mim
racionalidad neoliberal
topic public school
Conta para Mim Program
neoliberal rationality
escola pública
Programa conta para mim
racionalidade neoliberal
escuela pública
Programa conta para mim
racionalidad neoliberal
description This article, as a theoretical essay, aims do think our present, focusing on the relation between a neoliberal rationality and the decline of the public sense of education. It diagnoses the acceleration, digital media and performativity invading modes of existence of students and teachers based on a consumption logic, high competition, and large-scale assessment guiding the educative process. Thus, it regards, the Program Conta para Mim, linked to the Literacy National Plan (2019) as a strong symptom of the alliance of a neoliberal discourse that fades the public policies and an uplifting neoconservative discourse, producing this rationality that diminishes the potency of literary reading practices at school as a possibility of an exercise of thought and life.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319
10.22481/praxisedu.v19i50.12319
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v19i50.12319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319/8081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319
Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319
Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813626245120