Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319 |
Resumo: | This article, as a theoretical essay, aims do think our present, focusing on the relation between a neoliberal rationality and the decline of the public sense of education. It diagnoses the acceleration, digital media and performativity invading modes of existence of students and teachers based on a consumption logic, high competition, and large-scale assessment guiding the educative process. Thus, it regards, the Program Conta para Mim, linked to the Literacy National Plan (2019) as a strong symptom of the alliance of a neoliberal discourse that fades the public policies and an uplifting neoconservative discourse, producing this rationality that diminishes the potency of literary reading practices at school as a possibility of an exercise of thought and life. |
id |
UESB-7_83a4ee6b8e09ad016075ce3659b3f8e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12319 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim Neoliberalismo y la escuela contemporanea: uma problematización del el programa Conta para Mim Neoliberalism and contemporary school: a problematization of the Conta para Mim program public schoolConta para Mim Programneoliberal rationalityescola públicaPrograma conta para mimracionalidade neoliberalescuela públicaPrograma conta para mimracionalidad neoliberalThis article, as a theoretical essay, aims do think our present, focusing on the relation between a neoliberal rationality and the decline of the public sense of education. It diagnoses the acceleration, digital media and performativity invading modes of existence of students and teachers based on a consumption logic, high competition, and large-scale assessment guiding the educative process. Thus, it regards, the Program Conta para Mim, linked to the Literacy National Plan (2019) as a strong symptom of the alliance of a neoliberal discourse that fades the public policies and an uplifting neoconservative discourse, producing this rationality that diminishes the potency of literary reading practices at school as a possibility of an exercise of thought and life.Este artigo trata de um ensaio teórico que busca pensar o nosso presente, enfocando nas relações entre uma racionalidade neoliberal e o enfraquecimento do sentido público da educação. Nesse sentido, diagnostica-se a velocidade, as mídias digitais e a performatividade invadindo os modos de existência de alunos e professores em uma lógica de consumo, de superconcorrência e das avaliações em larga escala pautando os processos educativos. Para tanto, considera o Programa Conta para Mim, vinculado ao Plano Nacional de Alfabetização de 2019, como um forte sintoma da aliança entre um discurso neoliberal que enfraquece as políticas públicas e um discurso neoconservador moralizante, produzindo essa racionalidade que diminui a potência das práticas de leitura literária na escola como possibilidade de exercício de pensamento e de vida.Este artículo trata de un ensayo teórico que busca pensar nuestro presente, focalizando en las relaciones entre una racionalidad neoliberal y el enflaquecimiento del sentido público de la educación. En ese sentido, se diagnostica la velocidad, los medios de comunicaciones digitales y la performatividad invadiendo los modos de existencia de los alumnos y de los profesores en una lógica de consumo, de super concurrencia y de las evaluaciones en amplia escala pautando los procesos educativos. Para tanto, considere el Programa Conta para Mim, vinculado al Plano Nacional de Alfabetização de 2019, como un fuerte síntoma da alianza entre un discurso neoliberal que enflaquece las políticas públicas y un discurso neoconservador moralizante, produciendo esa racionalidad que disminuí la potencia de las prácticas de lectura literaria en la escuela como posibilidad de ejercicio de pensamiento y de vida.Edições UESB2023-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1231910.22481/praxisedu.v19i50.12319Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e123192178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319/8081Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marli Pardo LegemannElias, Mara Elaine de LimaSchuler, Betina2023-09-20T11:23:18Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12319Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-09-20T11:23:18Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim Neoliberalismo y la escuela contemporanea: uma problematización del el programa Conta para Mim Neoliberalism and contemporary school: a problematization of the Conta para Mim program |
title |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim |
spellingShingle |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim Oliveira, Marli Pardo Legemann public school Conta para Mim Program neoliberal rationality escola pública Programa conta para mim racionalidade neoliberal escuela pública Programa conta para mim racionalidad neoliberal |
title_short |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim |
title_full |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim |
title_fullStr |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim |
title_full_unstemmed |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim |
title_sort |
Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim |
author |
Oliveira, Marli Pardo Legemann |
author_facet |
Oliveira, Marli Pardo Legemann Elias, Mara Elaine de Lima Schuler, Betina |
author_role |
author |
author2 |
Elias, Mara Elaine de Lima Schuler, Betina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marli Pardo Legemann Elias, Mara Elaine de Lima Schuler, Betina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
public school Conta para Mim Program neoliberal rationality escola pública Programa conta para mim racionalidade neoliberal escuela pública Programa conta para mim racionalidad neoliberal |
topic |
public school Conta para Mim Program neoliberal rationality escola pública Programa conta para mim racionalidade neoliberal escuela pública Programa conta para mim racionalidad neoliberal |
description |
This article, as a theoretical essay, aims do think our present, focusing on the relation between a neoliberal rationality and the decline of the public sense of education. It diagnoses the acceleration, digital media and performativity invading modes of existence of students and teachers based on a consumption logic, high competition, and large-scale assessment guiding the educative process. Thus, it regards, the Program Conta para Mim, linked to the Literacy National Plan (2019) as a strong symptom of the alliance of a neoliberal discourse that fades the public policies and an uplifting neoconservative discourse, producing this rationality that diminishes the potency of literary reading practices at school as a possibility of an exercise of thought and life. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319 10.22481/praxisedu.v19i50.12319 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v19i50.12319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12319/8081 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319 Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319 Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12319 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068813626245120 |