TORNAR-SE PROFESSOR (A):: GÊNESES DA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE SUPERVISORES DO PIBID NO CEARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudio César Torquato
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cavalcante, Maria Mikaele da Silva, Silva, Silvina Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2919
Resumo: Este trabalho discute como professores da Educação Básica elaboram sua identificação docente. Por meio de entrevistas realizadas com trinta professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados a seis instituições de ensino superior do Ceará, buscou-se responder ao questionamento: como docentes que exercem a função de supervisores no PIBID se tornaram professores?Os dados coletados são oriundos de um estudo mais aprofundado sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiado pelo Programa Observatório da Educação (Edital CAPES n. 049/2012). Para a análise recorreu-se às formulações de Marcelo (2000), Gatti (2009, 2012), Tardif e Lessard (2011), entre outros. Na discussão dos dados foram observados diferentes processos de elaboração da identidade docente: processos que dizem respeito ao gosto pelo conteúdo a ser ensinado, outros referentes à influência da família sobre a decisão de ser professor, havendo ainda aqueles que mencionam a atuação professoral no meio docente antes de tornarem professores licenciados. Ressalta-se, também, a presença de processos em que a formação do professor é fruto do acaso. As conclusões levaram à compreensão de que os processos sociais e individuais da docência surgem em percursos de formação e que se tornar professor não é via de mão única, pelo menos no tocante à opinião dos professores supervisores do PIBID participantes deste estudo.    
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