TORNAR-SE PROFESSOR (A):: GÊNESES DA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE SUPERVISORES DO PIBID NO CEARÁ
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2919 |
Resumo: | Este trabalho discute como professores da Educação Básica elaboram sua identificação docente. Por meio de entrevistas realizadas com trinta professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados a seis instituições de ensino superior do Ceará, buscou-se responder ao questionamento: como docentes que exercem a função de supervisores no PIBID se tornaram professores?Os dados coletados são oriundos de um estudo mais aprofundado sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiado pelo Programa Observatório da Educação (Edital CAPES n. 049/2012). Para a análise recorreu-se às formulações de Marcelo (2000), Gatti (2009, 2012), Tardif e Lessard (2011), entre outros. Na discussão dos dados foram observados diferentes processos de elaboração da identidade docente: processos que dizem respeito ao gosto pelo conteúdo a ser ensinado, outros referentes à influência da família sobre a decisão de ser professor, havendo ainda aqueles que mencionam a atuação professoral no meio docente antes de tornarem professores licenciados. Ressalta-se, também, a presença de processos em que a formação do professor é fruto do acaso. As conclusões levaram à compreensão de que os processos sociais e individuais da docência surgem em percursos de formação e que se tornar professor não é via de mão única, pelo menos no tocante à opinião dos professores supervisores do PIBID participantes deste estudo. |
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TORNAR-SE PROFESSOR (A):: GÊNESES DA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE SUPERVISORES DO PIBID NO CEARÁPalavras-chaves: Identidade docente. PIBID. Professores da educação básica.Este trabalho discute como professores da Educação Básica elaboram sua identificação docente. Por meio de entrevistas realizadas com trinta professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados a seis instituições de ensino superior do Ceará, buscou-se responder ao questionamento: como docentes que exercem a função de supervisores no PIBID se tornaram professores?Os dados coletados são oriundos de um estudo mais aprofundado sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiado pelo Programa Observatório da Educação (Edital CAPES n. 049/2012). Para a análise recorreu-se às formulações de Marcelo (2000), Gatti (2009, 2012), Tardif e Lessard (2011), entre outros. Na discussão dos dados foram observados diferentes processos de elaboração da identidade docente: processos que dizem respeito ao gosto pelo conteúdo a ser ensinado, outros referentes à influência da família sobre a decisão de ser professor, havendo ainda aqueles que mencionam a atuação professoral no meio docente antes de tornarem professores licenciados. Ressalta-se, também, a presença de processos em que a formação do professor é fruto do acaso. As conclusões levaram à compreensão de que os processos sociais e individuais da docência surgem em percursos de formação e que se tornar professor não é via de mão única, pelo menos no tocante à opinião dos professores supervisores do PIBID participantes deste estudo. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/291910.22481/praxis.v14i27.2919Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2919/2427Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Cláudio César TorquatoCavalcante, Maria Mikaele da SilvaSilva, Silvina Pimentel2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2919Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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