Construtivismo na aula de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldi, Neila Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Ciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909
Resumo: Este artigo discute sobre a prática docente em dança, desenvolvida ao longo de duas décadas, que se utiliza do construtivismo pós-piagetiano. O ensino de dança tem se caracterizado pela utilização da chamada pedagogia tradicional, em que o método mais utilizado é o da demonstração. Secularmente, a dança vem sendo ensinada a partir de uma perspectiva de que o professor é o detentor do conhecimento e de que o aluno deve copiar aquilo que lhe é demonstrado. No entanto, as teorias da educação foram se modificando nos últimos anos e, portanto, nada mais natural que a dança busque também outras formas de ensino. Nesta perspectiva, a prática docente descrita neste artigo apoia-se nos ensinamentos de Jean Piaget, bem como nos conhecimentos advindos de dois teóricos do movimento: Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers. A presente discussão faz parte da pesquisa de Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
id UESB-7_879569e39cf4f09e7096b51919bcaa4f
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/909
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Construtivismo na aula de dançaConstrutivismoDançaPedagogia da dançaEste artigo discute sobre a prática docente em dança, desenvolvida ao longo de duas décadas, que se utiliza do construtivismo pós-piagetiano. O ensino de dança tem se caracterizado pela utilização da chamada pedagogia tradicional, em que o método mais utilizado é o da demonstração. Secularmente, a dança vem sendo ensinada a partir de uma perspectiva de que o professor é o detentor do conhecimento e de que o aluno deve copiar aquilo que lhe é demonstrado. No entanto, as teorias da educação foram se modificando nos últimos anos e, portanto, nada mais natural que a dança busque também outras formas de ensino. Nesta perspectiva, a prática docente descrita neste artigo apoia-se nos ensinamentos de Jean Piaget, bem como nos conhecimentos advindos de dois teóricos do movimento: Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers. A presente discussão faz parte da pesquisa de Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).Edições UESB2015-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-1512178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909/773Baldi, Neila CristinaFernandes, Cianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/909Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construtivismo na aula de dança
title Construtivismo na aula de dança
spellingShingle Construtivismo na aula de dança
Baldi, Neila Cristina
Construtivismo
Dança
Pedagogia da dança
title_short Construtivismo na aula de dança
title_full Construtivismo na aula de dança
title_fullStr Construtivismo na aula de dança
title_full_unstemmed Construtivismo na aula de dança
title_sort Construtivismo na aula de dança
author Baldi, Neila Cristina
author_facet Baldi, Neila Cristina
Fernandes, Ciane
author_role author
author2 Fernandes, Ciane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldi, Neila Cristina
Fernandes, Ciane
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Dança
Pedagogia da dança
topic Construtivismo
Dança
Pedagogia da dança
description Este artigo discute sobre a prática docente em dança, desenvolvida ao longo de duas décadas, que se utiliza do construtivismo pós-piagetiano. O ensino de dança tem se caracterizado pela utilização da chamada pedagogia tradicional, em que o método mais utilizado é o da demonstração. Secularmente, a dança vem sendo ensinada a partir de uma perspectiva de que o professor é o detentor do conhecimento e de que o aluno deve copiar aquilo que lhe é demonstrado. No entanto, as teorias da educação foram se modificando nos últimos anos e, portanto, nada mais natural que a dança busque também outras formas de ensino. Nesta perspectiva, a prática docente descrita neste artigo apoia-se nos ensinamentos de Jean Piaget, bem como nos conhecimentos advindos de dois teóricos do movimento: Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers. A presente discussão faz parte da pesquisa de Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909/773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816461594624