Construtivismo na aula de dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909 |
Resumo: | Este artigo discute sobre a prática docente em dança, desenvolvida ao longo de duas décadas, que se utiliza do construtivismo pós-piagetiano. O ensino de dança tem se caracterizado pela utilização da chamada pedagogia tradicional, em que o método mais utilizado é o da demonstração. Secularmente, a dança vem sendo ensinada a partir de uma perspectiva de que o professor é o detentor do conhecimento e de que o aluno deve copiar aquilo que lhe é demonstrado. No entanto, as teorias da educação foram se modificando nos últimos anos e, portanto, nada mais natural que a dança busque também outras formas de ensino. Nesta perspectiva, a prática docente descrita neste artigo apoia-se nos ensinamentos de Jean Piaget, bem como nos conhecimentos advindos de dois teóricos do movimento: Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers. A presente discussão faz parte da pesquisa de Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). |
id |
UESB-7_879569e39cf4f09e7096b51919bcaa4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/909 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construtivismo na aula de dançaConstrutivismoDançaPedagogia da dançaEste artigo discute sobre a prática docente em dança, desenvolvida ao longo de duas décadas, que se utiliza do construtivismo pós-piagetiano. O ensino de dança tem se caracterizado pela utilização da chamada pedagogia tradicional, em que o método mais utilizado é o da demonstração. Secularmente, a dança vem sendo ensinada a partir de uma perspectiva de que o professor é o detentor do conhecimento e de que o aluno deve copiar aquilo que lhe é demonstrado. No entanto, as teorias da educação foram se modificando nos últimos anos e, portanto, nada mais natural que a dança busque também outras formas de ensino. Nesta perspectiva, a prática docente descrita neste artigo apoia-se nos ensinamentos de Jean Piaget, bem como nos conhecimentos advindos de dois teóricos do movimento: Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers. A presente discussão faz parte da pesquisa de Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).Edições UESB2015-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-1512178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909/773Baldi, Neila CristinaFernandes, Cianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/909Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construtivismo na aula de dança |
title |
Construtivismo na aula de dança |
spellingShingle |
Construtivismo na aula de dança Baldi, Neila Cristina Construtivismo Dança Pedagogia da dança |
title_short |
Construtivismo na aula de dança |
title_full |
Construtivismo na aula de dança |
title_fullStr |
Construtivismo na aula de dança |
title_full_unstemmed |
Construtivismo na aula de dança |
title_sort |
Construtivismo na aula de dança |
author |
Baldi, Neila Cristina |
author_facet |
Baldi, Neila Cristina Fernandes, Ciane |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Ciane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldi, Neila Cristina Fernandes, Ciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Dança Pedagogia da dança |
topic |
Construtivismo Dança Pedagogia da dança |
description |
Este artigo discute sobre a prática docente em dança, desenvolvida ao longo de duas décadas, que se utiliza do construtivismo pós-piagetiano. O ensino de dança tem se caracterizado pela utilização da chamada pedagogia tradicional, em que o método mais utilizado é o da demonstração. Secularmente, a dança vem sendo ensinada a partir de uma perspectiva de que o professor é o detentor do conhecimento e de que o aluno deve copiar aquilo que lhe é demonstrado. No entanto, as teorias da educação foram se modificando nos últimos anos e, portanto, nada mais natural que a dança busque também outras formas de ensino. Nesta perspectiva, a prática docente descrita neste artigo apoia-se nos ensinamentos de Jean Piaget, bem como nos conhecimentos advindos de dois teóricos do movimento: Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers. A presente discussão faz parte da pesquisa de Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/909/773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 133-151 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816461594624 |