Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591 |
Resumo: | Os limites do Ensino de Biologia no contexto da escolarização voltada para formação da cidadania entram em discussão, com enfoque especial para a questão dos professores e suas representações sobre cidadania. Utiliza resultados obtidos a partir de investigação, envolvendo os professores de Biologia. Eles foram entrevistados, buscando-se compreender como interpretam a responsabilidade que lhes cabe, como agentes de formação para a cidadania. Em específico, a análise do conteúdo das entrevistas enfocou as representações dos docentes sobre cidadania e revelou obstáculos que devem ser superados, envolvendo, entre outras coisas, a formação inicial e continuada dos educadores. |
id |
UESB-7_8a10be1cf3ee53c4689218f243cde307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/591 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadaniaCidadaniaEducaçãoEnsino de BiologiaRepresentações dos ProfessoresOs limites do Ensino de Biologia no contexto da escolarização voltada para formação da cidadania entram em discussão, com enfoque especial para a questão dos professores e suas representações sobre cidadania. Utiliza resultados obtidos a partir de investigação, envolvendo os professores de Biologia. Eles foram entrevistados, buscando-se compreender como interpretam a responsabilidade que lhes cabe, como agentes de formação para a cidadania. Em específico, a análise do conteúdo das entrevistas enfocou as representações dos docentes sobre cidadania e revelou obstáculos que devem ser superados, envolvendo, entre outras coisas, a formação inicial e continuada dos educadores.Edições UESB2009-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591Práxis Educacional; v. 5 n. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 107-128Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 107-128Práxis Educacional; Vol. 5 No. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 107-1282178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591/485http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paulo Marcelo M.2021-03-22T22:58:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/591Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:58:42Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania |
title |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania |
spellingShingle |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania Teixeira, Paulo Marcelo M. Cidadania Educação Ensino de Biologia Representações dos Professores |
title_short |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania |
title_full |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania |
title_fullStr |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania |
title_full_unstemmed |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania |
title_sort |
Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania |
author |
Teixeira, Paulo Marcelo M. |
author_facet |
Teixeira, Paulo Marcelo M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Paulo Marcelo M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Educação Ensino de Biologia Representações dos Professores |
topic |
Cidadania Educação Ensino de Biologia Representações dos Professores |
description |
Os limites do Ensino de Biologia no contexto da escolarização voltada para formação da cidadania entram em discussão, com enfoque especial para a questão dos professores e suas representações sobre cidadania. Utiliza resultados obtidos a partir de investigação, envolvendo os professores de Biologia. Eles foram entrevistados, buscando-se compreender como interpretam a responsabilidade que lhes cabe, como agentes de formação para a cidadania. Em específico, a análise do conteúdo das entrevistas enfocou as representações dos docentes sobre cidadania e revelou obstáculos que devem ser superados, envolvendo, entre outras coisas, a formação inicial e continuada dos educadores. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591/485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 5 n. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 107-128 Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 107-128 Práxis Educacional; Vol. 5 No. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 107-128 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815036579840 |