AÇÃO COMUNICATIVA EM HABERMAS E PESQUISA-AÇÃO: DIÁLOGOS PARA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4383 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a universidade enquanto espaço formativo. Tem por objetivo discutir a formação fomentada num grupo de pesquisa a partir do diálogo entre os preceitos da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e da Pesquisa-Ação crítico-colaborativa. Para tanto, as análises partiram do trabalho do XXX da Universidade Federal de Sergipe, que conta com 20 integrantes, desde alunos de iniciação cientifica até alunos de pós-graduação. A formação nesse grupo ocorre segundo o tripé: supervisões, grupos de estudos e trabalho em campo. Como resultados, apontam-se algumas estratégias formativas, tais como a garantia de acesso ao discurso teórico-epistemológico; a necessidade de efetiva participação em grupos de pesquisa e atividades de extensão; o acompanhamento assistido em atividades práticas; o enaltecimento da práxis, com articulações profícuas entre ações e sua deliberada relação com os aspectos teóricos imanentes. |
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AÇÃO COMUNICATIVA EM HABERMAS E PESQUISA-AÇÃO: DIÁLOGOS PARA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADEFormação. Pesquisa-ação crítico-colaborativa. Teoria da Ação Comunicativa.O presente trabalho aborda a universidade enquanto espaço formativo. Tem por objetivo discutir a formação fomentada num grupo de pesquisa a partir do diálogo entre os preceitos da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e da Pesquisa-Ação crítico-colaborativa. Para tanto, as análises partiram do trabalho do XXX da Universidade Federal de Sergipe, que conta com 20 integrantes, desde alunos de iniciação cientifica até alunos de pós-graduação. A formação nesse grupo ocorre segundo o tripé: supervisões, grupos de estudos e trabalho em campo. Como resultados, apontam-se algumas estratégias formativas, tais como a garantia de acesso ao discurso teórico-epistemológico; a necessidade de efetiva participação em grupos de pesquisa e atividades de extensão; o acompanhamento assistido em atividades práticas; o enaltecimento da práxis, com articulações profícuas entre ações e sua deliberada relação com os aspectos teóricos imanentes.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/438310.22481/praxis.v14i30.4383Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 358-375Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 358-375Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 358-3752178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4383/3511Carla do Nascimento Givigi, RosanaNascimento de Alcântara, JulianaLúcia de Oliveira Ralin, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4383Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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