EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3476 |
Resumo: | O esporte, um dos fenômenos mais importantes da cultura contemporânea, recebe cada vez mais atenção em suas diferentes manifestações. Da mesma forma, muito tem se discutido sobre seu uso e prática nas aulas de Educação Física. Novas perspectivas teóricas têm tratado diferentemente o esporte na educação. Distante do que teóricos sugerem, boa parte das aulas continuam acontecendo baseadas no modelo de esportes de rendimento. O presente estudo busca resgatar o momento em que o esporte ganhou espaço nas aulas de Educação Física até passar a ocupar uma posição de destaque, estabelecendo um diálogo com as tendências e práticas pedagógicas da área voltadas ao ensino e finalidades do esporte educacional. Logo, seu objetivo é analisar questões que tratam sobre o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física, propondo práticas pedagógicas e ações que possam estar vinculadas ao processo formativo e educacional dos alunos e suas sociabilidades. Este ensaio busca provocar reflexões que possam permitir a melhoria do desenvolvimento do ensino e prática dos esportes na escola, visando à educação, formação e cidadania dos alunos. Ao concluir, os autores entendem que o esporte pode ser fundamental para a educação, não classificando alunos conforme méritos esportivos, mas considerando suas individualidades e diferenças para motivar práticas que tornem os alunos conscientes de seus papéis e responsabilidades na sociedade. |
id |
UESB-7_90ea0ff23b30c9ba5c568a910c3b3e44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3476 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEAContemporaneidadeSociabilidadesEducação FísicaO esporte, um dos fenômenos mais importantes da cultura contemporânea, recebe cada vez mais atenção em suas diferentes manifestações. Da mesma forma, muito tem se discutido sobre seu uso e prática nas aulas de Educação Física. Novas perspectivas teóricas têm tratado diferentemente o esporte na educação. Distante do que teóricos sugerem, boa parte das aulas continuam acontecendo baseadas no modelo de esportes de rendimento. O presente estudo busca resgatar o momento em que o esporte ganhou espaço nas aulas de Educação Física até passar a ocupar uma posição de destaque, estabelecendo um diálogo com as tendências e práticas pedagógicas da área voltadas ao ensino e finalidades do esporte educacional. Logo, seu objetivo é analisar questões que tratam sobre o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física, propondo práticas pedagógicas e ações que possam estar vinculadas ao processo formativo e educacional dos alunos e suas sociabilidades. Este ensaio busca provocar reflexões que possam permitir a melhoria do desenvolvimento do ensino e prática dos esportes na escola, visando à educação, formação e cidadania dos alunos. Ao concluir, os autores entendem que o esporte pode ser fundamental para a educação, não classificando alunos conforme méritos esportivos, mas considerando suas individualidades e diferenças para motivar práticas que tornem os alunos conscientes de seus papéis e responsabilidades na sociedade.Edições UESB2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/347610.22481/praxis.v14i28.3476Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.378-397Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.378-397Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.378-3972178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3476/2885Rottmann, Hans GertRatto, Cleber Gibboninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:15:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3476Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:15:07Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA Rottmann, Hans Gert Contemporaneidade Sociabilidades Educação Física |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA:: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA |
author |
Rottmann, Hans Gert |
author_facet |
Rottmann, Hans Gert Ratto, Cleber Gibbon |
author_role |
author |
author2 |
Ratto, Cleber Gibbon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rottmann, Hans Gert Ratto, Cleber Gibbon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporaneidade Sociabilidades Educação Física |
topic |
Contemporaneidade Sociabilidades Educação Física |
description |
O esporte, um dos fenômenos mais importantes da cultura contemporânea, recebe cada vez mais atenção em suas diferentes manifestações. Da mesma forma, muito tem se discutido sobre seu uso e prática nas aulas de Educação Física. Novas perspectivas teóricas têm tratado diferentemente o esporte na educação. Distante do que teóricos sugerem, boa parte das aulas continuam acontecendo baseadas no modelo de esportes de rendimento. O presente estudo busca resgatar o momento em que o esporte ganhou espaço nas aulas de Educação Física até passar a ocupar uma posição de destaque, estabelecendo um diálogo com as tendências e práticas pedagógicas da área voltadas ao ensino e finalidades do esporte educacional. Logo, seu objetivo é analisar questões que tratam sobre o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física, propondo práticas pedagógicas e ações que possam estar vinculadas ao processo formativo e educacional dos alunos e suas sociabilidades. Este ensaio busca provocar reflexões que possam permitir a melhoria do desenvolvimento do ensino e prática dos esportes na escola, visando à educação, formação e cidadania dos alunos. Ao concluir, os autores entendem que o esporte pode ser fundamental para a educação, não classificando alunos conforme méritos esportivos, mas considerando suas individualidades e diferenças para motivar práticas que tornem os alunos conscientes de seus papéis e responsabilidades na sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3476 10.22481/praxis.v14i28.3476 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3476 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i28.3476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3476/2885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.378-397 Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.378-397 Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.378-397 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816908288000 |