Management of secondary school education policies in Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Maria Eugenia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/872
Resumo: Ao longo da história da educação na Argentina, a escola tem sustentado suas políticas educacionais em uma estrutura institucional burocrática e racional orientada para servir os interesses de uma minoria. Hoje, as políticas de inclusão social e a sanção do ensino secundário obrigatório são apresentadas como uma oportunidade de democratizar a gestão das instituições de ensino secundária.  Este artigo apresenta uma pesquisa empírica cujo objetivo principal é analisar as decisões e medidas tomadas pelos diretores de escolas públicas e privadas na Argentina, a fim de aplicar o mais recente Lei Nacional de Educação (LEN), que as sanções da escolaridade obrigatória do nível secundário. A metodologia é parte dos estudos da gestão da educação, que analisa qualitativamente as práticas educativas a partir de uma perspectiva institucional. Assim, a pesquisa usa fontes primárias, cuja técnica da construção os dados é da entrevista em profundidade. O objetivo da análise das entrevistas foi caracterizar as diferentes estratégias e práticas de gestão de inclusão social no nível secundário, através das dimensões: 1) O lugar de trajetórias sócio-educativas dos alunos nas propostas educacionais; 2) estratégias de retenção; 3) O lugar de aluno na construção de acordos e projetos educacionais; e 4) a relação entre a instituição e as famílias.
id UESB-7_957df81839db0599a1ebb93ecc0b5a19
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/872
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Management of secondary school education policies in ArgentinaEnsino secundárioEducaçãoInclusão socialEscolaridade obrigatóriaPolíticas educativasAo longo da história da educação na Argentina, a escola tem sustentado suas políticas educacionais em uma estrutura institucional burocrática e racional orientada para servir os interesses de uma minoria. Hoje, as políticas de inclusão social e a sanção do ensino secundário obrigatório são apresentadas como uma oportunidade de democratizar a gestão das instituições de ensino secundária.  Este artigo apresenta uma pesquisa empírica cujo objetivo principal é analisar as decisões e medidas tomadas pelos diretores de escolas públicas e privadas na Argentina, a fim de aplicar o mais recente Lei Nacional de Educação (LEN), que as sanções da escolaridade obrigatória do nível secundário. A metodologia é parte dos estudos da gestão da educação, que analisa qualitativamente as práticas educativas a partir de uma perspectiva institucional. Assim, a pesquisa usa fontes primárias, cuja técnica da construção os dados é da entrevista em profundidade. O objetivo da análise das entrevistas foi caracterizar as diferentes estratégias e práticas de gestão de inclusão social no nível secundário, através das dimensões: 1) O lugar de trajetórias sócio-educativas dos alunos nas propostas educacionais; 2) estratégias de retenção; 3) O lugar de aluno na construção de acordos e projetos educacionais; e 4) a relação entre a instituição e as famílias.Edições UESB2015-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/872Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 293-315Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 293-315Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 293-3152178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/872/742Vicente, Maria Eugeniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/872Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Management of secondary school education policies in Argentina
title Management of secondary school education policies in Argentina
spellingShingle Management of secondary school education policies in Argentina
Vicente, Maria Eugenia
Ensino secundário
Educação
Inclusão social
Escolaridade obrigatória
Políticas educativas
title_short Management of secondary school education policies in Argentina
title_full Management of secondary school education policies in Argentina
title_fullStr Management of secondary school education policies in Argentina
title_full_unstemmed Management of secondary school education policies in Argentina
title_sort Management of secondary school education policies in Argentina
author Vicente, Maria Eugenia
author_facet Vicente, Maria Eugenia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Maria Eugenia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino secundário
Educação
Inclusão social
Escolaridade obrigatória
Políticas educativas
topic Ensino secundário
Educação
Inclusão social
Escolaridade obrigatória
Políticas educativas
description Ao longo da história da educação na Argentina, a escola tem sustentado suas políticas educacionais em uma estrutura institucional burocrática e racional orientada para servir os interesses de uma minoria. Hoje, as políticas de inclusão social e a sanção do ensino secundário obrigatório são apresentadas como uma oportunidade de democratizar a gestão das instituições de ensino secundária.  Este artigo apresenta uma pesquisa empírica cujo objetivo principal é analisar as decisões e medidas tomadas pelos diretores de escolas públicas e privadas na Argentina, a fim de aplicar o mais recente Lei Nacional de Educação (LEN), que as sanções da escolaridade obrigatória do nível secundário. A metodologia é parte dos estudos da gestão da educação, que analisa qualitativamente as práticas educativas a partir de uma perspectiva institucional. Assim, a pesquisa usa fontes primárias, cuja técnica da construção os dados é da entrevista em profundidade. O objetivo da análise das entrevistas foi caracterizar as diferentes estratégias e práticas de gestão de inclusão social no nível secundário, através das dimensões: 1) O lugar de trajetórias sócio-educativas dos alunos nas propostas educacionais; 2) estratégias de retenção; 3) O lugar de aluno na construção de acordos e projetos educacionais; e 4) a relação entre a instituição e as famílias.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/872
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/872/742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 293-315
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 293-315
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 293-315
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816429088768