DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luchaninova, Olha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Markina, Lidiia, Marchenkova, Yevheniia Kovalenko, Zhovnirchyk, Yaroslav, Mishchenko, Dmytro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6165
Resumo: O artigo analisa o desenvolvimento da competência profissional de futuros especialistas em educação profissional. O chamado currículo como componente do programa de treinamento educacional, uma espécie de itinerário para os alunos estudarem a disciplina, é oferecido aos futuros profissionais do ensino profissional para futuros desafios no mercado de trabalho. Com base no princípio da centralização no aluno, os professores compartilham a responsabilidade de obter competências profissionais com os alunos que atuam como clientes na escolha de disciplinas. A sequência das etapas educacionais propostas nos conteúdos programáticos envolve a interação do professor com os alunos, as ações do professor como tutor, análise reflexiva dos alunos na preparação e execução independentes de tarefas criativas. O artigo apresenta o plano de estudos com a lista de literatura recomendada, questões para o controle final do conhecimento de futuros especialistas em forma de conversação, tópicos de tarefas abstratas, avaliação de tarefas individuais, questões para autocontrole, mapa tecnológico da disciplina, informações e suporte metodológico da disciplina.
id UESB-7_9a3e52395948a86135a7a0886fde9191
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6165
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORALPROFESSIONAL COMPETENCE DEVELOPMENT OF FUTURE PROFESSIONALS IN VOCATIONAL EDUCATION FOR THE LABOUR MARKETPROFESSIONAL COMPETENCE DEVELOPMENT OF FUTURE PROFESSIONALS IN VOCATIONAL EDUCATION FOR THE LABOUR MARKETCompetência profissionalMercado de trabalhoFuturos profissionaisCurrículoEnsino profissionalCompetencia profesionalMercado laboralFuturos profesionalesPlan de estudiosEducación vocacionalProfessional competenceLabor marketFuture professionalsSyllabusVocational educationO artigo analisa o desenvolvimento da competência profissional de futuros especialistas em educação profissional. O chamado currículo como componente do programa de treinamento educacional, uma espécie de itinerário para os alunos estudarem a disciplina, é oferecido aos futuros profissionais do ensino profissional para futuros desafios no mercado de trabalho. Com base no princípio da centralização no aluno, os professores compartilham a responsabilidade de obter competências profissionais com os alunos que atuam como clientes na escolha de disciplinas. A sequência das etapas educacionais propostas nos conteúdos programáticos envolve a interação do professor com os alunos, as ações do professor como tutor, análise reflexiva dos alunos na preparação e execução independentes de tarefas criativas. O artigo apresenta o plano de estudos com a lista de literatura recomendada, questões para o controle final do conhecimento de futuros especialistas em forma de conversação, tópicos de tarefas abstratas, avaliação de tarefas individuais, questões para autocontrole, mapa tecnológico da disciplina, informações e suporte metodológico da disciplina.El artículo analiza el desarrollo de la competencia profesional de futuros especialistas en educación vocacional. El llamado programa de estudios como componente del programa de capacitación educativa, una especie de itinerario para que los estudiantes estudien la disciplina, se ofrece a los futuros profesionales en educación vocacional para futuros desafíos en el mercado laboral. Basado en el principio de centrarse en los estudiantes, los maestros comparten la responsabilidad de adquirir competencias profesionales con los estudiantes que actúan como clientes al elegir las disciplinas. La secuencia de los pasos educativos propuestos en el plan de estudios implica la interacción del profesor con los alumnos, las acciones del profesor como tutor, el análisis reflexivo de los alumnos en la preparación independiente y la realización de tareas creativas. El artículo presenta un plan de estudios con la lista de literatura recomendada, preguntas para el control final del conocimiento de futuros especialistas en forma de conversación, temas de tareas abstractas, evaluación de tareas individuales, preguntas para el autocontrol, mapa tecnológico de la disciplina, información y Apoyo metodológico de la disciplina.The article analyzes the development of professional competence of future specialists in vocational education. The so-called syllabus as a component of the educational training program, a kind of itinerary for students to study the discipline, is offered to future professionals in vocational education for future challenges in the labor market. Based on the principle of student-centricity, teachers share responsibility for gaining professional competencies with students who act as customers when choosing disciplines. The sequence of the proposed educational steps in the syllabus involves the interaction of the teacher with the students, the actions of the teacher as a tutor, reflective analysis of students in the independent preparation and performance of creative tasks. The article presents syllabus with the list of recommended literature, questions for the final control of future specialists' knowledge in the form of conversation, topics of abstract tasks, individual tasks assessment, questions for self-control, technological map of the discipline, information and methodological support of the discipline.Edições UESB2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616510.22481/praxisedu.v16i37.6165Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 203-223Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 203-223Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 203-2232178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6165/4588Luchaninova, OlhaMarkina, LidiiaMarchenkova, Yevheniia KovalenkoZhovnirchyk, YaroslavMishchenko, Dmytroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6165Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20:51Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL
PROFESSIONAL COMPETENCE DEVELOPMENT OF FUTURE PROFESSIONALS IN VOCATIONAL EDUCATION FOR THE LABOUR MARKET
PROFESSIONAL COMPETENCE DEVELOPMENT OF FUTURE PROFESSIONALS IN VOCATIONAL EDUCATION FOR THE LABOUR MARKET
title DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL
spellingShingle DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL
Luchaninova, Olha
Competência profissional
Mercado de trabalho
Futuros profissionais
Currículo
Ensino profissional
Competencia profesional
Mercado laboral
Futuros profesionales
Plan de estudios
Educación vocacional
Professional competence
Labor market
Future professionals
Syllabus
Vocational education
title_short DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL
title_full DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL
title_fullStr DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL
title_full_unstemmed DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL
title_sort DESARROLLO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES DE FUTUROS PROFESIONALES EN EDUCACIÓN VOCACIONAL PARA EL MERCADO LABORAL
author Luchaninova, Olha
author_facet Luchaninova, Olha
Markina, Lidiia
Marchenkova, Yevheniia Kovalenko
Zhovnirchyk, Yaroslav
Mishchenko, Dmytro
author_role author
author2 Markina, Lidiia
Marchenkova, Yevheniia Kovalenko
Zhovnirchyk, Yaroslav
Mishchenko, Dmytro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luchaninova, Olha
Markina, Lidiia
Marchenkova, Yevheniia Kovalenko
Zhovnirchyk, Yaroslav
Mishchenko, Dmytro
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Mercado de trabalho
Futuros profissionais
Currículo
Ensino profissional
Competencia profesional
Mercado laboral
Futuros profesionales
Plan de estudios
Educación vocacional
Professional competence
Labor market
Future professionals
Syllabus
Vocational education
topic Competência profissional
Mercado de trabalho
Futuros profissionais
Currículo
Ensino profissional
Competencia profesional
Mercado laboral
Futuros profesionales
Plan de estudios
Educación vocacional
Professional competence
Labor market
Future professionals
Syllabus
Vocational education
description O artigo analisa o desenvolvimento da competência profissional de futuros especialistas em educação profissional. O chamado currículo como componente do programa de treinamento educacional, uma espécie de itinerário para os alunos estudarem a disciplina, é oferecido aos futuros profissionais do ensino profissional para futuros desafios no mercado de trabalho. Com base no princípio da centralização no aluno, os professores compartilham a responsabilidade de obter competências profissionais com os alunos que atuam como clientes na escolha de disciplinas. A sequência das etapas educacionais propostas nos conteúdos programáticos envolve a interação do professor com os alunos, as ações do professor como tutor, análise reflexiva dos alunos na preparação e execução independentes de tarefas criativas. O artigo apresenta o plano de estudos com a lista de literatura recomendada, questões para o controle final do conhecimento de futuros especialistas em forma de conversação, tópicos de tarefas abstratas, avaliação de tarefas individuais, questões para autocontrole, mapa tecnológico da disciplina, informações e suporte metodológico da disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6165
10.22481/praxisedu.v16i37.6165
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6165
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i37.6165
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6165/4588
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 203-223
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 203-223
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 203-223
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818751684608