EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3467 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é determinar os fatores intervenientes no perfil dos estudantes evadidos em cursos de licenciatura e as implicações de políticas públicas no combate e prevenção do fenômeno. Ao mesmo tempo, procura analisar as características que diferenciam os perfis de evadidos por áreas de conhecimento designadas como: humanas, da saúde, de comunicação e tecnológicas. A metodologia empregada é a de estudo quantitativo, com a utilização de análise estatística de dados pela técnica de análise de regressão logística. A coleta dos dados ocorreu de forma censitária, em fonte secundária (banco de dados da instituição). Os resultados da pesquisa mostraram que as ações institucionais e as políticas educacionais precisam considerar mais a necessidade de articulação e intersetorialidade com políticas públicas de outras áreas, como: Assistência Social, Saúde, Trabalho, Juventude, entre outras, para não ignorar aspectos intervenientes no fenômeno da evasão, que são externos ao sistema educacional. Condições de vida dos estudantes, assim como aspectos culturais e econômicos, se considerados no rol de políticas públicas aumentam as possibilidades de atingimento de melhores resultados sobre o fenômeno da evasão. |
id |
UESB-7_9de901e718e0d788f79c8f15cd5b40ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3467 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRAPolíticas Públicas.Licenciatura.Educação Superior.Evasão.O objetivo do presente estudo é determinar os fatores intervenientes no perfil dos estudantes evadidos em cursos de licenciatura e as implicações de políticas públicas no combate e prevenção do fenômeno. Ao mesmo tempo, procura analisar as características que diferenciam os perfis de evadidos por áreas de conhecimento designadas como: humanas, da saúde, de comunicação e tecnológicas. A metodologia empregada é a de estudo quantitativo, com a utilização de análise estatística de dados pela técnica de análise de regressão logística. A coleta dos dados ocorreu de forma censitária, em fonte secundária (banco de dados da instituição). Os resultados da pesquisa mostraram que as ações institucionais e as políticas educacionais precisam considerar mais a necessidade de articulação e intersetorialidade com políticas públicas de outras áreas, como: Assistência Social, Saúde, Trabalho, Juventude, entre outras, para não ignorar aspectos intervenientes no fenômeno da evasão, que são externos ao sistema educacional. Condições de vida dos estudantes, assim como aspectos culturais e econômicos, se considerados no rol de políticas públicas aumentam as possibilidades de atingimento de melhores resultados sobre o fenômeno da evasão.Edições UESB2017-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/346710.22481/praxis.v14i28.3467Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.225-245.Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.225-245.Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.225-245.2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3467/2877Vitelli, Ricardo FerreiraFritsch, Rosangelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:15:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3467Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:15:07Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA |
title |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA |
spellingShingle |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA Vitelli, Ricardo Ferreira Políticas Públicas. Licenciatura. Educação Superior. Evasão. |
title_short |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA |
title_full |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA |
title_fullStr |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA |
title_sort |
EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:: FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA |
author |
Vitelli, Ricardo Ferreira |
author_facet |
Vitelli, Ricardo Ferreira Fritsch, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Fritsch, Rosangela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitelli, Ricardo Ferreira Fritsch, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas. Licenciatura. Educação Superior. Evasão. |
topic |
Políticas Públicas. Licenciatura. Educação Superior. Evasão. |
description |
O objetivo do presente estudo é determinar os fatores intervenientes no perfil dos estudantes evadidos em cursos de licenciatura e as implicações de políticas públicas no combate e prevenção do fenômeno. Ao mesmo tempo, procura analisar as características que diferenciam os perfis de evadidos por áreas de conhecimento designadas como: humanas, da saúde, de comunicação e tecnológicas. A metodologia empregada é a de estudo quantitativo, com a utilização de análise estatística de dados pela técnica de análise de regressão logística. A coleta dos dados ocorreu de forma censitária, em fonte secundária (banco de dados da instituição). Os resultados da pesquisa mostraram que as ações institucionais e as políticas educacionais precisam considerar mais a necessidade de articulação e intersetorialidade com políticas públicas de outras áreas, como: Assistência Social, Saúde, Trabalho, Juventude, entre outras, para não ignorar aspectos intervenientes no fenômeno da evasão, que são externos ao sistema educacional. Condições de vida dos estudantes, assim como aspectos culturais e econômicos, se considerados no rol de políticas públicas aumentam as possibilidades de atingimento de melhores resultados sobre o fenômeno da evasão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3467 10.22481/praxis.v14i28.3467 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3467 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i28.3467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3467/2877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.225-245. Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.225-245. Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.225-245. 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814332985344 |