Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752 |
Resumo: | Originário de uma investigação mais ampla desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, este trabalho apresenta uma discussão sobre a docência no Ensino Superior através da apreensão e análise das representações sociais de alunos universitários sobre o “bom professor”. Participaram desta pesquisa, universitários de três cursos (Pedagogia, Química e Zootecnia), de distintas áreas do conhecimento, o que tem possibilitado a realização de uma análise comparativa das representações sociais. O estudo fundamenta-se nos debates sobre formação, profissionalização e atuação docente, apontados por Tardif (2008), Isaia (2006) e Pimenta (2005), e na Teoria das Representações Sociais (TRS) sob a ótica de Guareschi e Jovchelovitch (1998), Moscovici (2003) e Minayo (1998) que defende a aplicação da TRS na educação, por possibilitar ao pesquisador interpretar e compreender os elementos e fenômenos constituintes da prática educativa, oriundos da relação que os sujeitos estabelecem entre si e com o processo educativo. Os resultados evidenciam que os universitários, participantes do estudo, possuem as seguintes representações sobre o “bom professor”: aquele que possui uma prática docente diferenciada; que possui uma boa didática, manifesta no manejo adequado da sala de aula; e ainda, aquele que se envolve com outras atividades acadêmicas, sobretudo a pesquisa. Ademais, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer pistas para a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na instituição estudada como também para a política de formação docente adotada |
id |
UESB-7_a0d46464cb69f5e29112a5c293041967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/752 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”DidáticaEnsino SuperiorPrática PedagógicaOriginário de uma investigação mais ampla desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, este trabalho apresenta uma discussão sobre a docência no Ensino Superior através da apreensão e análise das representações sociais de alunos universitários sobre o “bom professor”. Participaram desta pesquisa, universitários de três cursos (Pedagogia, Química e Zootecnia), de distintas áreas do conhecimento, o que tem possibilitado a realização de uma análise comparativa das representações sociais. O estudo fundamenta-se nos debates sobre formação, profissionalização e atuação docente, apontados por Tardif (2008), Isaia (2006) e Pimenta (2005), e na Teoria das Representações Sociais (TRS) sob a ótica de Guareschi e Jovchelovitch (1998), Moscovici (2003) e Minayo (1998) que defende a aplicação da TRS na educação, por possibilitar ao pesquisador interpretar e compreender os elementos e fenômenos constituintes da prática educativa, oriundos da relação que os sujeitos estabelecem entre si e com o processo educativo. Os resultados evidenciam que os universitários, participantes do estudo, possuem as seguintes representações sobre o “bom professor”: aquele que possui uma prática docente diferenciada; que possui uma boa didática, manifesta no manejo adequado da sala de aula; e ainda, aquele que se envolve com outras atividades acadêmicas, sobretudo a pesquisa. Ademais, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer pistas para a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na instituição estudada como também para a política de formação docente adotadaEdições UESB2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-2082178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752/635Passos Braga Pires, Ennia DéboraMonteiro Nunes Almeida, Débora CarvalhoJesus, Dominick do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/752Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor” |
title |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor” |
spellingShingle |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor” Passos Braga Pires, Ennia Débora Didática Ensino Superior Prática Pedagógica |
title_short |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor” |
title_full |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor” |
title_fullStr |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor” |
title_full_unstemmed |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor” |
title_sort |
Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor” |
author |
Passos Braga Pires, Ennia Débora |
author_facet |
Passos Braga Pires, Ennia Débora Monteiro Nunes Almeida, Débora Carvalho Jesus, Dominick do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro Nunes Almeida, Débora Carvalho Jesus, Dominick do Carmo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos Braga Pires, Ennia Débora Monteiro Nunes Almeida, Débora Carvalho Jesus, Dominick do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ensino Superior Prática Pedagógica |
topic |
Didática Ensino Superior Prática Pedagógica |
description |
Originário de uma investigação mais ampla desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, este trabalho apresenta uma discussão sobre a docência no Ensino Superior através da apreensão e análise das representações sociais de alunos universitários sobre o “bom professor”. Participaram desta pesquisa, universitários de três cursos (Pedagogia, Química e Zootecnia), de distintas áreas do conhecimento, o que tem possibilitado a realização de uma análise comparativa das representações sociais. O estudo fundamenta-se nos debates sobre formação, profissionalização e atuação docente, apontados por Tardif (2008), Isaia (2006) e Pimenta (2005), e na Teoria das Representações Sociais (TRS) sob a ótica de Guareschi e Jovchelovitch (1998), Moscovici (2003) e Minayo (1998) que defende a aplicação da TRS na educação, por possibilitar ao pesquisador interpretar e compreender os elementos e fenômenos constituintes da prática educativa, oriundos da relação que os sujeitos estabelecem entre si e com o processo educativo. Os resultados evidenciam que os universitários, participantes do estudo, possuem as seguintes representações sobre o “bom professor”: aquele que possui uma prática docente diferenciada; que possui uma boa didática, manifesta no manejo adequado da sala de aula; e ainda, aquele que se envolve com outras atividades acadêmicas, sobretudo a pesquisa. Ademais, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer pistas para a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na instituição estudada como também para a política de formação docente adotada |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752/635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815859712000 |