Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos Braga Pires, Ennia Débora
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro Nunes Almeida, Débora Carvalho, Jesus, Dominick do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752
Resumo: Originário de uma investigação mais ampla desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, este trabalho apresenta uma discussão sobre a docência no Ensino Superior através da apreensão e análise das representações sociais de alunos universitários sobre o “bom professor”. Participaram desta pesquisa, universitários de três cursos (Pedagogia, Química e Zootecnia), de distintas áreas do conhecimento, o que tem possibilitado a realização de uma análise comparativa das representações sociais. O estudo fundamenta-se nos debates sobre formação, profissionalização e atuação docente, apontados por Tardif (2008), Isaia (2006) e Pimenta (2005), e na Teoria das Representações Sociais (TRS) sob a ótica de Guareschi e Jovchelovitch (1998), Moscovici (2003) e Minayo (1998) que defende a aplicação da TRS na educação, por possibilitar ao pesquisador interpretar e compreender os elementos e fenômenos constituintes da prática educativa, oriundos da relação que os sujeitos estabelecem entre si e com o processo educativo. Os resultados evidenciam que os universitários, participantes do estudo, possuem as seguintes representações sobre o “bom professor”: aquele que possui uma prática docente diferenciada; que possui uma boa didática, manifesta no manejo adequado da sala de aula; e ainda, aquele que se envolve com outras atividades acadêmicas, sobretudo a pesquisa. Ademais, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer pistas para a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na instituição estudada como também para a política de formação docente adotada
id UESB-7_a0d46464cb69f5e29112a5c293041967
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/752
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”DidáticaEnsino SuperiorPrática PedagógicaOriginário de uma investigação mais ampla desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, este trabalho apresenta uma discussão sobre a docência no Ensino Superior através da apreensão e análise das representações sociais de alunos universitários sobre o “bom professor”. Participaram desta pesquisa, universitários de três cursos (Pedagogia, Química e Zootecnia), de distintas áreas do conhecimento, o que tem possibilitado a realização de uma análise comparativa das representações sociais. O estudo fundamenta-se nos debates sobre formação, profissionalização e atuação docente, apontados por Tardif (2008), Isaia (2006) e Pimenta (2005), e na Teoria das Representações Sociais (TRS) sob a ótica de Guareschi e Jovchelovitch (1998), Moscovici (2003) e Minayo (1998) que defende a aplicação da TRS na educação, por possibilitar ao pesquisador interpretar e compreender os elementos e fenômenos constituintes da prática educativa, oriundos da relação que os sujeitos estabelecem entre si e com o processo educativo. Os resultados evidenciam que os universitários, participantes do estudo, possuem as seguintes representações sobre o “bom professor”: aquele que possui uma prática docente diferenciada; que possui uma boa didática, manifesta no manejo adequado da sala de aula; e ainda, aquele que se envolve com outras atividades acadêmicas, sobretudo a pesquisa. Ademais, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer pistas para a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na instituição estudada como também para a política de formação docente adotadaEdições UESB2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-2082178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752/635Passos Braga Pires, Ennia DéboraMonteiro Nunes Almeida, Débora CarvalhoJesus, Dominick do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/752Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
title Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
spellingShingle Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
Passos Braga Pires, Ennia Débora
Didática
Ensino Superior
Prática Pedagógica
title_short Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
title_full Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
title_fullStr Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
title_full_unstemmed Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
title_sort Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
author Passos Braga Pires, Ennia Débora
author_facet Passos Braga Pires, Ennia Débora
Monteiro Nunes Almeida, Débora Carvalho
Jesus, Dominick do Carmo
author_role author
author2 Monteiro Nunes Almeida, Débora Carvalho
Jesus, Dominick do Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos Braga Pires, Ennia Débora
Monteiro Nunes Almeida, Débora Carvalho
Jesus, Dominick do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino Superior
Prática Pedagógica
topic Didática
Ensino Superior
Prática Pedagógica
description Originário de uma investigação mais ampla desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, este trabalho apresenta uma discussão sobre a docência no Ensino Superior através da apreensão e análise das representações sociais de alunos universitários sobre o “bom professor”. Participaram desta pesquisa, universitários de três cursos (Pedagogia, Química e Zootecnia), de distintas áreas do conhecimento, o que tem possibilitado a realização de uma análise comparativa das representações sociais. O estudo fundamenta-se nos debates sobre formação, profissionalização e atuação docente, apontados por Tardif (2008), Isaia (2006) e Pimenta (2005), e na Teoria das Representações Sociais (TRS) sob a ótica de Guareschi e Jovchelovitch (1998), Moscovici (2003) e Minayo (1998) que defende a aplicação da TRS na educação, por possibilitar ao pesquisador interpretar e compreender os elementos e fenômenos constituintes da prática educativa, oriundos da relação que os sujeitos estabelecem entre si e com o processo educativo. Os resultados evidenciam que os universitários, participantes do estudo, possuem as seguintes representações sobre o “bom professor”: aquele que possui uma prática docente diferenciada; que possui uma boa didática, manifesta no manejo adequado da sala de aula; e ainda, aquele que se envolve com outras atividades acadêmicas, sobretudo a pesquisa. Ademais, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer pistas para a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na instituição estudada como também para a política de formação docente adotada
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/752/635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208
Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208
Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 187-208
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815859712000