Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905 |
Resumo: | O presente artigo aborda a relação Educação-Esporte e analisa o ensino desse conhecimento na formação de professores de Educação Física. Apresenta como objeto de estudo as proposições que organizam o ensino do esporte nos cursos superiores por disciplinas/modalidades. Objetiva contribuir com a elaboração de referenciais teóricos superadores da fragmentação do conhecimento do esporte na formação de professores de Educação Física, fornecendo elementos acadêmicos e científicos para a qualificação imediata dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os seguintes estágios: a) Definição da problemática da pesquisa; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Localização e obtenção do material; d) Definição do método de organização e análise; e) Análise e interpretação; e, f) Síntese da investigação. A análise e interpretação feitas neste artigo estabelecem as conexões, as contradições e as possibilidades de superar a fragmentação do esporte na formação de professores. Identifica também que as propostas que tratam o esporte por modalidades específicas apresentam elementos superadores, como a necessidade de crítica ao privilégio do mecanicismo, o ensino através de métodos e teorias críticas, bem como a necessidade de ir além da técnica. Porém, ficam restritas aos limites da fragmentação em disciplinas/modalidades isoladas. Conclui-se que é necessário considerar o ensino do esporte em sua essência e a partir da totalidade, libertando-o das amarras da fragmentação e da reprodução acrítica dos gestos técnicos e conduzindo-o para uma organização complexa de seus conhecimentos. |
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Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação físicaEducação físicaEnsinoEsporteO presente artigo aborda a relação Educação-Esporte e analisa o ensino desse conhecimento na formação de professores de Educação Física. Apresenta como objeto de estudo as proposições que organizam o ensino do esporte nos cursos superiores por disciplinas/modalidades. Objetiva contribuir com a elaboração de referenciais teóricos superadores da fragmentação do conhecimento do esporte na formação de professores de Educação Física, fornecendo elementos acadêmicos e científicos para a qualificação imediata dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os seguintes estágios: a) Definição da problemática da pesquisa; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Localização e obtenção do material; d) Definição do método de organização e análise; e) Análise e interpretação; e, f) Síntese da investigação. A análise e interpretação feitas neste artigo estabelecem as conexões, as contradições e as possibilidades de superar a fragmentação do esporte na formação de professores. Identifica também que as propostas que tratam o esporte por modalidades específicas apresentam elementos superadores, como a necessidade de crítica ao privilégio do mecanicismo, o ensino através de métodos e teorias críticas, bem como a necessidade de ir além da técnica. Porém, ficam restritas aos limites da fragmentação em disciplinas/modalidades isoladas. Conclui-se que é necessário considerar o ensino do esporte em sua essência e a partir da totalidade, libertando-o das amarras da fragmentação e da reprodução acrítica dos gestos técnicos e conduzindo-o para uma organização complexa de seus conhecimentos.Edições UESB2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-56Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-56Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905/769dos Santos, Adnelson AraújoSoares, Marta Genuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/905Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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