Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Adnelson Araújo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares, Marta Genu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905
Resumo: O presente artigo aborda a relação Educação-Esporte e analisa o ensino desse conhecimento na formação de professores de Educação Física. Apresenta como objeto de estudo as proposições que organizam o ensino do esporte nos cursos superiores por disciplinas/modalidades.  Objetiva contribuir com a elaboração de referenciais teóricos superadores da fragmentação do conhecimento do esporte na formação de professores de Educação Física, fornecendo elementos acadêmicos e científicos para a qualificação imediata dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os seguintes estágios: a) Definição da problemática da pesquisa; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Localização e obtenção do material; d) Definição do método de organização e análise; e) Análise e interpretação; e, f) Síntese da investigação. A análise e interpretação feitas neste artigo estabelecem as conexões, as contradições e as possibilidades de superar a fragmentação do esporte na formação de professores. Identifica também que as propostas que tratam o esporte por modalidades específicas apresentam elementos superadores, como a necessidade de crítica ao privilégio do mecanicismo, o ensino através de métodos e teorias críticas, bem como a necessidade de ir além da técnica. Porém, ficam restritas aos limites da fragmentação em disciplinas/modalidades isoladas. Conclui-se que é necessário considerar o ensino do esporte em sua essência e a partir da totalidade, libertando-o das amarras da fragmentação e da reprodução acrítica dos gestos técnicos e conduzindo-o para uma organização complexa de seus conhecimentos.
id UESB-7_a512157a6134e229b4cbc14e41ac72c6
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/905
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação físicaEducação físicaEnsinoEsporteO presente artigo aborda a relação Educação-Esporte e analisa o ensino desse conhecimento na formação de professores de Educação Física. Apresenta como objeto de estudo as proposições que organizam o ensino do esporte nos cursos superiores por disciplinas/modalidades.  Objetiva contribuir com a elaboração de referenciais teóricos superadores da fragmentação do conhecimento do esporte na formação de professores de Educação Física, fornecendo elementos acadêmicos e científicos para a qualificação imediata dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os seguintes estágios: a) Definição da problemática da pesquisa; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Localização e obtenção do material; d) Definição do método de organização e análise; e) Análise e interpretação; e, f) Síntese da investigação. A análise e interpretação feitas neste artigo estabelecem as conexões, as contradições e as possibilidades de superar a fragmentação do esporte na formação de professores. Identifica também que as propostas que tratam o esporte por modalidades específicas apresentam elementos superadores, como a necessidade de crítica ao privilégio do mecanicismo, o ensino através de métodos e teorias críticas, bem como a necessidade de ir além da técnica. Porém, ficam restritas aos limites da fragmentação em disciplinas/modalidades isoladas. Conclui-se que é necessário considerar o ensino do esporte em sua essência e a partir da totalidade, libertando-o das amarras da fragmentação e da reprodução acrítica dos gestos técnicos e conduzindo-o para uma organização complexa de seus conhecimentos.Edições UESB2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-56Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-56Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905/769dos Santos, Adnelson AraújoSoares, Marta Genuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/905Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
title Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
spellingShingle Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
dos Santos, Adnelson Araújo
Educação física
Ensino
Esporte
title_short Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
title_full Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
title_fullStr Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
title_full_unstemmed Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
title_sort Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
author dos Santos, Adnelson Araújo
author_facet dos Santos, Adnelson Araújo
Soares, Marta Genu
author_role author
author2 Soares, Marta Genu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Adnelson Araújo
Soares, Marta Genu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Esporte
topic Educação física
Ensino
Esporte
description O presente artigo aborda a relação Educação-Esporte e analisa o ensino desse conhecimento na formação de professores de Educação Física. Apresenta como objeto de estudo as proposições que organizam o ensino do esporte nos cursos superiores por disciplinas/modalidades.  Objetiva contribuir com a elaboração de referenciais teóricos superadores da fragmentação do conhecimento do esporte na formação de professores de Educação Física, fornecendo elementos acadêmicos e científicos para a qualificação imediata dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os seguintes estágios: a) Definição da problemática da pesquisa; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Localização e obtenção do material; d) Definição do método de organização e análise; e) Análise e interpretação; e, f) Síntese da investigação. A análise e interpretação feitas neste artigo estabelecem as conexões, as contradições e as possibilidades de superar a fragmentação do esporte na formação de professores. Identifica também que as propostas que tratam o esporte por modalidades específicas apresentam elementos superadores, como a necessidade de crítica ao privilégio do mecanicismo, o ensino através de métodos e teorias críticas, bem como a necessidade de ir além da técnica. Porém, ficam restritas aos limites da fragmentação em disciplinas/modalidades isoladas. Conclui-se que é necessário considerar o ensino do esporte em sua essência e a partir da totalidade, libertando-o das amarras da fragmentação e da reprodução acrítica dos gestos técnicos e conduzindo-o para uma organização complexa de seus conhecimentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/905/769
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-56
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-56
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 33-56
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816452157440