PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lúcia Gracia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5660
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660
Resumo: Este artigo perspectiva pensar as contribuições das metodologias e estratégias de ensino para a formação docente. Tem por objetivo descortinar as experiências referente a utilização na prática pedagógica e no processo de formação docente, de uma técnica de ensino e sua flexibilidade. Ainda buscamos conhecer a influência e a colaboração dessa técnica que convencionamos chamar de mandalas pedagógicas. Esta foi utilizada tanto na formação inicial quanto continuada; tanto no ensino quanto na pesquisa; visando a (re)construção de saberes e aprendizagens plurais. Constatamos que como estratégia pedagógica as mandalas pedagógicas são provocadoras de diálogos e contribuem para ultrapassarmos a simples reprodução de conteúdo e se mostraram como hábeis, principalmente, por explorar as dimensões artísticas e estéticas. Neste âmbito, as dimensões profissionais foram exploradas para compor o cotidiano dos espaços de formação e o processo formativo.
id UESB-7_a9c5a1e7dd15b39571d70b246879f2c3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5660
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
spelling PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAININGMANDALAS PEDAGÓGICAS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE: CONOCIMIENTOS Y SABORES EN LA FORMACIÓN DOCENTEMANDALAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: SABERES E SABORES NA FORMAÇÃO DOCENTEEnsinarAprenderDocênciaProcesso formativoEnseñarAprenderEnseñanzaProceso formativoTeachingLearningEducationFormative processEste artigo perspectiva pensar as contribuições das metodologias e estratégias de ensino para a formação docente. Tem por objetivo descortinar as experiências referente a utilização na prática pedagógica e no processo de formação docente, de uma técnica de ensino e sua flexibilidade. Ainda buscamos conhecer a influência e a colaboração dessa técnica que convencionamos chamar de mandalas pedagógicas. Esta foi utilizada tanto na formação inicial quanto continuada; tanto no ensino quanto na pesquisa; visando a (re)construção de saberes e aprendizagens plurais. Constatamos que como estratégia pedagógica as mandalas pedagógicas são provocadoras de diálogos e contribuem para ultrapassarmos a simples reprodução de conteúdo e se mostraram como hábeis, principalmente, por explorar as dimensões artísticas e estéticas. Neste âmbito, as dimensões profissionais foram exploradas para compor o cotidiano dos espaços de formação e o processo formativo.This article intends to consider about the contributions of teaching methodologies and strategies to teacher education. It aims to reveal the experiences regarding the use of a teaching technique and its flexibility in pedagogical practice and in the process of teacher training. We also seek to know the influence and collaboration of this technique that we call pedagogical mandalas. It was used in both initial and continuing training, both in teaching and in research aiming at the (re)construction of plural knowledge and learning. We found that, as a pedagogical strategy, pedagogical mandalas are raising dialogues, contributing to overcome the simple reproduction of content and showed themselves as being able, mainly, to explore the artistic and aesthetic dimensions. In this context, the professional dimensions were explored to compose the daily life of training spaces and formative process.Este artículo pretende reflexionar sobre las contribuciones de las metodologías y estrategias de enseñanza a la formación docente. Su objetivo es revelar las experiencias sobre el uso en la práctica pedagógica y en el proceso de formación docente de una técnica de enseñanza y su flexibilidad. Además, buscamos conocer la influencia y colaboración de esta técnica que llamamos mandalas pedagógicas. Esta fue utilizada tanto en la formación inicial como en la continua, tanto en la docencia como en la investigación, apuntando a la (re)construcción de conocimientos y aprendizajes plurales. Encontramos que, como estrategia pedagógica, las mandalas pedagógicas provocan diálogos, contribuyen a superar la simple reproducción de contenido y se muestran como capaces, principalmente, de explorar las dimensiones artísticas y estéticas. En este contexto, se exploraron las dimensiones profesionales para componer el día a día de los espacios de formación y del proceso formativo.Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/566010.22481/praxisedu.v15i35.5660Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-76Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-76Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-762178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660/4269Ferreira, Lúcia Graciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5660Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
MANDALAS PEDAGÓGICAS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE: CONOCIMIENTOS Y SABORES EN LA FORMACIÓN DOCENTE
MANDALAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: SABERES E SABORES NA FORMAÇÃO DOCENTE
title PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
spellingShingle PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
Ferreira, Lúcia Gracia
Ensinar
Aprender
Docência
Processo formativo
Enseñar
Aprender
Enseñanza
Proceso formativo
Teaching
Learning
Education
Formative process
Ferreira, Lúcia Gracia
Ensinar
Aprender
Docência
Processo formativo
Enseñar
Aprender
Enseñanza
Proceso formativo
Teaching
Learning
Education
Formative process
title_short PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
title_full PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
title_fullStr PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
title_full_unstemmed PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
title_sort PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING
author Ferreira, Lúcia Gracia
author_facet Ferreira, Lúcia Gracia
Ferreira, Lúcia Gracia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lúcia Gracia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensinar
Aprender
Docência
Processo formativo
Enseñar
Aprender
Enseñanza
Proceso formativo
Teaching
Learning
Education
Formative process
topic Ensinar
Aprender
Docência
Processo formativo
Enseñar
Aprender
Enseñanza
Proceso formativo
Teaching
Learning
Education
Formative process
description Este artigo perspectiva pensar as contribuições das metodologias e estratégias de ensino para a formação docente. Tem por objetivo descortinar as experiências referente a utilização na prática pedagógica e no processo de formação docente, de uma técnica de ensino e sua flexibilidade. Ainda buscamos conhecer a influência e a colaboração dessa técnica que convencionamos chamar de mandalas pedagógicas. Esta foi utilizada tanto na formação inicial quanto continuada; tanto no ensino quanto na pesquisa; visando a (re)construção de saberes e aprendizagens plurais. Constatamos que como estratégia pedagógica as mandalas pedagógicas são provocadoras de diálogos e contribuem para ultrapassarmos a simples reprodução de conteúdo e se mostraram como hábeis, principalmente, por explorar as dimensões artísticas e estéticas. Neste âmbito, as dimensões profissionais foram exploradas para compor o cotidiano dos espaços de formação e o processo formativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660
10.22481/praxisedu.v15i35.5660
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i35.5660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660/4269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-76
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-76
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-76
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1822180385005502464
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i35.5660