RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vas, Berenice
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos, Graziela Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/359
Resumo: O presente texto, busca relatar o processo formativo no exercício de “Aprender a Ensinar” a partir das relações entre criança, infância, ensino, escola, sociedade e apropriação inicial da linguagem escrita, com base nos pressupostos da Teoria histórico-cultural, que orientaram a organização das atividades que constituíram o Programa Residência Pedagógica: observações participativas, intervenções pedagógicas, elaboração e escrita das ações do projeto de ensino, participação nos encontros formativos, estudo, pesquisa e leitura das bases teóricas. A participação no Programa Residência Pedagógica, foi de grande aprendizagem para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Ressalto, que às atividades de observação; atuação pedagógica; orientação e produção de materiais referente a elaboração e escrita do projeto de ensino; participação nas reuniões de formação; encontros formativos; seminários entre outras atividades, levaram-me a compreender que os objetivos precisam ser claros quanto a aprendizagem das crianças e que, a relação entre o aprender a ensinar produz o desenvolvimento das crianças. Isso é mobilizador!
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