RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/359 |
Resumo: | O presente texto, busca relatar o processo formativo no exercício de “Aprender a Ensinar” a partir das relações entre criança, infância, ensino, escola, sociedade e apropriação inicial da linguagem escrita, com base nos pressupostos da Teoria histórico-cultural, que orientaram a organização das atividades que constituíram o Programa Residência Pedagógica: observações participativas, intervenções pedagógicas, elaboração e escrita das ações do projeto de ensino, participação nos encontros formativos, estudo, pesquisa e leitura das bases teóricas. A participação no Programa Residência Pedagógica, foi de grande aprendizagem para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Ressalto, que às atividades de observação; atuação pedagógica; orientação e produção de materiais referente a elaboração e escrita do projeto de ensino; participação nas reuniões de formação; encontros formativos; seminários entre outras atividades, levaram-me a compreender que os objetivos precisam ser claros quanto a aprendizagem das crianças e que, a relação entre o aprender a ensinar produz o desenvolvimento das crianças. Isso é mobilizador! |
id |
UNIPLAC_e37ad2094d033bb2399a3b8a09a1eab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/359 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR”Escola Pública. Aprender e Ensinar. Espaço formativo.O presente texto, busca relatar o processo formativo no exercício de “Aprender a Ensinar” a partir das relações entre criança, infância, ensino, escola, sociedade e apropriação inicial da linguagem escrita, com base nos pressupostos da Teoria histórico-cultural, que orientaram a organização das atividades que constituíram o Programa Residência Pedagógica: observações participativas, intervenções pedagógicas, elaboração e escrita das ações do projeto de ensino, participação nos encontros formativos, estudo, pesquisa e leitura das bases teóricas. A participação no Programa Residência Pedagógica, foi de grande aprendizagem para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Ressalto, que às atividades de observação; atuação pedagógica; orientação e produção de materiais referente a elaboração e escrita do projeto de ensino; participação nas reuniões de formação; encontros formativos; seminários entre outras atividades, levaram-me a compreender que os objetivos precisam ser claros quanto a aprendizagem das crianças e que, a relação entre o aprender a ensinar produz o desenvolvimento das crianças. Isso é mobilizador!Editora ICEPVas, Berenicedos Santos, Graziela Regina2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/359Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/359/188info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/359Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR” |
title |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR” |
spellingShingle |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR” Vas, Berenice Escola Pública. Aprender e Ensinar. Espaço formativo. |
title_short |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR” |
title_full |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR” |
title_fullStr |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR” |
title_full_unstemmed |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR” |
title_sort |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR” |
author |
Vas, Berenice |
author_facet |
Vas, Berenice dos Santos, Graziela Regina |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Graziela Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vas, Berenice dos Santos, Graziela Regina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Pública. Aprender e Ensinar. Espaço formativo. |
topic |
Escola Pública. Aprender e Ensinar. Espaço formativo. |
description |
O presente texto, busca relatar o processo formativo no exercício de “Aprender a Ensinar” a partir das relações entre criança, infância, ensino, escola, sociedade e apropriação inicial da linguagem escrita, com base nos pressupostos da Teoria histórico-cultural, que orientaram a organização das atividades que constituíram o Programa Residência Pedagógica: observações participativas, intervenções pedagógicas, elaboração e escrita das ações do projeto de ensino, participação nos encontros formativos, estudo, pesquisa e leitura das bases teóricas. A participação no Programa Residência Pedagógica, foi de grande aprendizagem para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Ressalto, que às atividades de observação; atuação pedagógica; orientação e produção de materiais referente a elaboração e escrita do projeto de ensino; participação nas reuniões de formação; encontros formativos; seminários entre outras atividades, levaram-me a compreender que os objetivos precisam ser claros quanto a aprendizagem das crianças e que, a relação entre o aprender a ensinar produz o desenvolvimento das crianças. Isso é mobilizador! |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/359 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/359/188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698847502336 |