Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/930 |
Resumo: | Neste texto discutimos os discursos que atravessam as representações dos estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, a respeito do corpo, gênero e sexualidades, durante o processo formativo. Nossa análise é influenciada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem pós-crítica, realizando como estratégia metodológica para produção de dados um grupo focal com a participação de cinco estudantes (quatro do gênero feminino e um do masculino). As representações das/os estudantes são atravessados pela heteronormatividade e reforçam a visão dicotômica de corpo, gênero e sexualidades, com pouca expressão de subversões, bem como a ausência dessas temáticas nos currículos dos cursos, prejudicando a disseminação de práticas formativas que desconstruam estereótipos. |
id |
UESB-7_ab2d0769c635c1702ca6bad5abd8db22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/930 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus AracajuGêneroDiversidade SexualFormação DocenteNeste texto discutimos os discursos que atravessam as representações dos estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, a respeito do corpo, gênero e sexualidades, durante o processo formativo. Nossa análise é influenciada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem pós-crítica, realizando como estratégia metodológica para produção de dados um grupo focal com a participação de cinco estudantes (quatro do gênero feminino e um do masculino). As representações das/os estudantes são atravessados pela heteronormatividade e reforçam a visão dicotômica de corpo, gênero e sexualidades, com pouca expressão de subversões, bem como a ausência dessas temáticas nos currículos dos cursos, prejudicando a disseminação de práticas formativas que desconstruam estereótipos.Edições UESB2016-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/93010.22481/praxis.v13i24.930Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 76-94Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 76-94Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 76-942178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/930/793Cardoso, Helma de MeloDias, Alfrancio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:15Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/930Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:15Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju |
title |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju |
spellingShingle |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju Cardoso, Helma de Melo Gênero Diversidade Sexual Formação Docente |
title_short |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju |
title_full |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju |
title_fullStr |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju |
title_full_unstemmed |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju |
title_sort |
Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju |
author |
Cardoso, Helma de Melo |
author_facet |
Cardoso, Helma de Melo Dias, Alfrancio Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Alfrancio Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Helma de Melo Dias, Alfrancio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Diversidade Sexual Formação Docente |
topic |
Gênero Diversidade Sexual Formação Docente |
description |
Neste texto discutimos os discursos que atravessam as representações dos estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, a respeito do corpo, gênero e sexualidades, durante o processo formativo. Nossa análise é influenciada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem pós-crítica, realizando como estratégia metodológica para produção de dados um grupo focal com a participação de cinco estudantes (quatro do gênero feminino e um do masculino). As representações das/os estudantes são atravessados pela heteronormatividade e reforçam a visão dicotômica de corpo, gênero e sexualidades, com pouca expressão de subversões, bem como a ausência dessas temáticas nos currículos dos cursos, prejudicando a disseminação de práticas formativas que desconstruam estereótipos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/930 10.22481/praxis.v13i24.930 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/930 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v13i24.930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/930/793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 76-94 Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 76-94 Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 76-94 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816488857600 |