SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontel, Taiane Lucas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Josimar de Aparecido, Marques, Maristela Beck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6342
Resumo: Este estudo analisa as percepções dos coordenadores de pesquisa dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) sobre a Iniciação Científica (IC) no ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Constituído numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de campo envolvendo os coordenadores de pesquisa dos Campi do IFRS. Foi aplicado um questionário on-line aos referidos coordenadores dividido em duas seções: a primeira buscou traçar um perfil dos coordenadores e a segunda, compreender as motivações que determinam suas participações como coordenadores de pesquisa, as principais limitações encontradas no desenvolvimento de suas atividades, as contribuições da iniciação científica para o estudante, assim como as perspectivas sobre esta prática no âmbito da instituição. Os dados obtidos foram analisados a partir das contribuições de Arantes e Peres (2015), Bianchetti et al (2012), Cabrero e Costa (2015), Cruz, Santos e Santos (2015), Demo (2011), Freire (1996), Gil (2008, 2010), Oliveira e Bianchetti (2018), Pires (2015), Nascimento, Morosini e Guedes (2015) entre outros. Os resultados indicam características do cenário da IC no IFRS presente principalmente no contexto do EMIEF. Aponta que esta é uma atividade ainda incipiente, mas que está sendo desenvolvida a partir de ações que pretendem sua expansão e fortalecimento. Trata-se de uma realidade que necessita ser ampliada, difundida e fomentada pelos campi com o intuito de que um maior número de estudantes e professores possa desfrutar das contribuições da IC para sua formação.
id UESB-7_adfa263fb4bf2fd5ca99a3e07f8aa915
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6342
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORSINICIACIÓN CIENTÍFICA EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA A LA EDUCACIÓN PROFESIONAL: PERCEPCIONES DE LOS COORDINADORESINICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DOS COORDENADORESEducación profesional Preparatoria Integrada con Educación ProfesionalIniciación CientíficaProfessional educationHigh School Integrated with Professional EducationScientific researchEducação ProfissionalEnsino Médio Integrado à Educação ProfissionalIniciação CientíficaEste estudo analisa as percepções dos coordenadores de pesquisa dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) sobre a Iniciação Científica (IC) no ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Constituído numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de campo envolvendo os coordenadores de pesquisa dos Campi do IFRS. Foi aplicado um questionário on-line aos referidos coordenadores dividido em duas seções: a primeira buscou traçar um perfil dos coordenadores e a segunda, compreender as motivações que determinam suas participações como coordenadores de pesquisa, as principais limitações encontradas no desenvolvimento de suas atividades, as contribuições da iniciação científica para o estudante, assim como as perspectivas sobre esta prática no âmbito da instituição. Os dados obtidos foram analisados a partir das contribuições de Arantes e Peres (2015), Bianchetti et al (2012), Cabrero e Costa (2015), Cruz, Santos e Santos (2015), Demo (2011), Freire (1996), Gil (2008, 2010), Oliveira e Bianchetti (2018), Pires (2015), Nascimento, Morosini e Guedes (2015) entre outros. Os resultados indicam características do cenário da IC no IFRS presente principalmente no contexto do EMIEF. Aponta que esta é uma atividade ainda incipiente, mas que está sendo desenvolvida a partir de ações que pretendem sua expansão e fortalecimento. Trata-se de uma realidade que necessita ser ampliada, difundida e fomentada pelos campi com o intuito de que um maior número de estudantes e professores possa desfrutar das contribuições da IC para sua formação.This study analyzes the perceptions of campi research coordinators from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) about Scientific Initiation (CI) in high school integrated with professional education (EMIEP). Consisting of a qualitative approach, such as a case study, it was developed through bibliographic and field research involving the IFRS Campi research coordinators. An online questionnaire was applied to the referred coordinators divided into two sections: the first sought to outline a profile of the coordinators and the second, to understand the motivations that determine their participation as research coordinators, the main limitations found in the development of their activities, the contributions of scientific initiation to the student, as well as perspectives on this practice within the institution. The data obtained were analyzed from the contributions of Arantes and Peres (2015), Bianchetti et al (2012), Cabrero and Costa (2015), Cruz, Santos and Santos (2015), Demo (2011), Freire (1996), Gil (2008, 2010), Oliveira and Bianchetti (2018), Pires (2015), Nascimento, Morosini and Guedes (2015) among others. The results indicate characteristics of the CI scenario in IFRS present mainly in the context of EMIEF. It points out that this is still an incipient activity, but that it is being developed based on actions that intend its expansion and strengthening. It is a reality that needs to be expanded, disseminated and fostered by campuses in order that a greater number of students and teachers can enjoy the contributions of CI to their training.Este estudio analiza las percepciones de los coordinadores de investigación campi del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul (IFRS) sobre la Iniciación Científica (CI) en la escuela secundaria integrada con educación profesional (EMIEP). Consistente en un enfoque cualitativo, como un estudio de caso, se desarrolló a través de investigaciones bibliográficas y de campo en las que participaron los coordinadores de investigación de IFRS Campi. Se aplicó un cuestionario en línea a los coordinadores referidos dividido en dos secciones: la primera buscaba esbozar un perfil de los coordinadores y la segunda, para comprender las motivaciones que determinan su participación como coordinadores de investigación, las principales limitaciones encontradas en el desarrollo de sus actividades, los aportes de iniciación científica al alumno, así como perspectivas sobre esta práctica dentro de la institución. Los datos obtenidos se analizaron a partir de las contribuciones de Arantes y Peres (2015), Bianchetti et al (2012), Cabrero y Costa (2015), Cruz, Santos y Santos (2015), Demo (2011), Freire (1996), Gil (2008, 2010), Oliveira y Bianchetti (2018), Pires (2015), Nascimento, Morosini y Guedes (2015) entre otros. Los resultados indican características del escenario de CI en las NIIF presentes principalmente en el contexto de EMIEF. Señala que esta sigue siendo una actividad incipiente, pero que se está desarrollando en base a acciones que pretenden su expansión y fortalecimiento. Es una realidad que los campus deben expandir, difundir y fomentar para que un mayor número de estudiantes y maestros puedan disfrutar de las contribuciones de CI a su capacitación.Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/634210.22481/praxisedu.v16i41.6342Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 802-824Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 802-824Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 802-8242178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6342/5120Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontel, Taiane LucasVieira, Josimar de AparecidoMarques, Maristela Beck2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6342Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS
INICIACIÓN CIENTÍFICA EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA A LA EDUCACIÓN PROFESIONAL: PERCEPCIONES DE LOS COORDINADORES
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DOS COORDENADORES
title SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS
spellingShingle SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS
Pontel, Taiane Lucas
Educación profesional
Preparatoria Integrada con Educación Profesional
Iniciación Científica
Professional education
High School Integrated with Professional Education
Scientific research
Educação Profissional
Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Iniciação Científica
title_short SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS
title_full SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS
title_fullStr SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS
title_full_unstemmed SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS
title_sort SCIENTIFIC INITIATION IN HIGH SCHOOL INTEGRATED TO PROFESSIONAL EDUCATION: PERCEPTIONS OF COORDINATORS
author Pontel, Taiane Lucas
author_facet Pontel, Taiane Lucas
Vieira, Josimar de Aparecido
Marques, Maristela Beck
author_role author
author2 Vieira, Josimar de Aparecido
Marques, Maristela Beck
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontel, Taiane Lucas
Vieira, Josimar de Aparecido
Marques, Maristela Beck
dc.subject.por.fl_str_mv Educación profesional
Preparatoria Integrada con Educación Profesional
Iniciación Científica
Professional education
High School Integrated with Professional Education
Scientific research
Educação Profissional
Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Iniciação Científica
topic Educación profesional
Preparatoria Integrada con Educación Profesional
Iniciación Científica
Professional education
High School Integrated with Professional Education
Scientific research
Educação Profissional
Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Iniciação Científica
description Este estudo analisa as percepções dos coordenadores de pesquisa dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) sobre a Iniciação Científica (IC) no ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Constituído numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de campo envolvendo os coordenadores de pesquisa dos Campi do IFRS. Foi aplicado um questionário on-line aos referidos coordenadores dividido em duas seções: a primeira buscou traçar um perfil dos coordenadores e a segunda, compreender as motivações que determinam suas participações como coordenadores de pesquisa, as principais limitações encontradas no desenvolvimento de suas atividades, as contribuições da iniciação científica para o estudante, assim como as perspectivas sobre esta prática no âmbito da instituição. Os dados obtidos foram analisados a partir das contribuições de Arantes e Peres (2015), Bianchetti et al (2012), Cabrero e Costa (2015), Cruz, Santos e Santos (2015), Demo (2011), Freire (1996), Gil (2008, 2010), Oliveira e Bianchetti (2018), Pires (2015), Nascimento, Morosini e Guedes (2015) entre outros. Os resultados indicam características do cenário da IC no IFRS presente principalmente no contexto do EMIEF. Aponta que esta é uma atividade ainda incipiente, mas que está sendo desenvolvida a partir de ações que pretendem sua expansão e fortalecimento. Trata-se de uma realidade que necessita ser ampliada, difundida e fomentada pelos campi com o intuito de que um maior número de estudantes e professores possa desfrutar das contribuições da IC para sua formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6342
10.22481/praxisedu.v16i41.6342
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6342
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.6342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6342/5120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 802-824
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 802-824
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 802-824
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818858639360