Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santoro Franco, Maria Amélia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750
Resumo: O artigo discute as possibilidades da Didática no espaço contraditório e tenso de ensinar e aprender na Universidade contemporânea. Analisa a proposta europeia de formação didática a docentes desse nível de ensino. Metodologicamente trabalha com pesquisa crítico- interpretativa usando a triangulação de dados de entrevista com 12 docentes de ensino superior brasileiro e 4 docentes franceses, da área de administração e contabilidade, com dados de observação da prática de 8 docentes de demais áreas de ensino. A análise dos dados foi realizada com base na hermenêutica crítica. Do estudo em questão fica a compreensão de que alunos e docentes do ensino superior estão convivendo em lógicas opostas e paralelas, atravessadas por condições institucionais que não as reconhece e encaminha, propondo princípios didáticos que poderão tensionar a convergência dessas lógicas. O trabalho apresenta a proposta de organizar a sala de aula em processos investigativos, através dos quais alunos e professores se organizem num coletivo investigador, que pode facilitar o envolvimento dos sujeitos com os processos coletivos de produção, sistematização e socialização dos conhecimentos.
id UESB-7_b3eb9a8fc3324e87b02e8370b9c2a0af
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/750
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?DidáticaEnsino SuperiorProcessos coletivos de ensinoO artigo discute as possibilidades da Didática no espaço contraditório e tenso de ensinar e aprender na Universidade contemporânea. Analisa a proposta europeia de formação didática a docentes desse nível de ensino. Metodologicamente trabalha com pesquisa crítico- interpretativa usando a triangulação de dados de entrevista com 12 docentes de ensino superior brasileiro e 4 docentes franceses, da área de administração e contabilidade, com dados de observação da prática de 8 docentes de demais áreas de ensino. A análise dos dados foi realizada com base na hermenêutica crítica. Do estudo em questão fica a compreensão de que alunos e docentes do ensino superior estão convivendo em lógicas opostas e paralelas, atravessadas por condições institucionais que não as reconhece e encaminha, propondo princípios didáticos que poderão tensionar a convergência dessas lógicas. O trabalho apresenta a proposta de organizar a sala de aula em processos investigativos, através dos quais alunos e professores se organizem num coletivo investigador, que pode facilitar o envolvimento dos sujeitos com os processos coletivos de produção, sistematização e socialização dos conhecimentos.Edições UESB2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-1662178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750/633Santoro Franco, Maria Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/750Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
title Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
spellingShingle Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
Santoro Franco, Maria Amélia
Didática
Ensino Superior
Processos coletivos de ensino
title_short Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
title_full Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
title_fullStr Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
title_full_unstemmed Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
title_sort Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
author Santoro Franco, Maria Amélia
author_facet Santoro Franco, Maria Amélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santoro Franco, Maria Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino Superior
Processos coletivos de ensino
topic Didática
Ensino Superior
Processos coletivos de ensino
description O artigo discute as possibilidades da Didática no espaço contraditório e tenso de ensinar e aprender na Universidade contemporânea. Analisa a proposta europeia de formação didática a docentes desse nível de ensino. Metodologicamente trabalha com pesquisa crítico- interpretativa usando a triangulação de dados de entrevista com 12 docentes de ensino superior brasileiro e 4 docentes franceses, da área de administração e contabilidade, com dados de observação da prática de 8 docentes de demais áreas de ensino. A análise dos dados foi realizada com base na hermenêutica crítica. Do estudo em questão fica a compreensão de que alunos e docentes do ensino superior estão convivendo em lógicas opostas e paralelas, atravessadas por condições institucionais que não as reconhece e encaminha, propondo princípios didáticos que poderão tensionar a convergência dessas lógicas. O trabalho apresenta a proposta de organizar a sala de aula em processos investigativos, através dos quais alunos e professores se organizem num coletivo investigador, que pode facilitar o envolvimento dos sujeitos com os processos coletivos de produção, sistematização e socialização dos conhecimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750/633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166
Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166
Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815855517696