Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750 |
Resumo: | O artigo discute as possibilidades da Didática no espaço contraditório e tenso de ensinar e aprender na Universidade contemporânea. Analisa a proposta europeia de formação didática a docentes desse nível de ensino. Metodologicamente trabalha com pesquisa crítico- interpretativa usando a triangulação de dados de entrevista com 12 docentes de ensino superior brasileiro e 4 docentes franceses, da área de administração e contabilidade, com dados de observação da prática de 8 docentes de demais áreas de ensino. A análise dos dados foi realizada com base na hermenêutica crítica. Do estudo em questão fica a compreensão de que alunos e docentes do ensino superior estão convivendo em lógicas opostas e paralelas, atravessadas por condições institucionais que não as reconhece e encaminha, propondo princípios didáticos que poderão tensionar a convergência dessas lógicas. O trabalho apresenta a proposta de organizar a sala de aula em processos investigativos, através dos quais alunos e professores se organizem num coletivo investigador, que pode facilitar o envolvimento dos sujeitos com os processos coletivos de produção, sistematização e socialização dos conhecimentos. |
id |
UESB-7_b3eb9a8fc3324e87b02e8370b9c2a0af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/750 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?DidáticaEnsino SuperiorProcessos coletivos de ensinoO artigo discute as possibilidades da Didática no espaço contraditório e tenso de ensinar e aprender na Universidade contemporânea. Analisa a proposta europeia de formação didática a docentes desse nível de ensino. Metodologicamente trabalha com pesquisa crítico- interpretativa usando a triangulação de dados de entrevista com 12 docentes de ensino superior brasileiro e 4 docentes franceses, da área de administração e contabilidade, com dados de observação da prática de 8 docentes de demais áreas de ensino. A análise dos dados foi realizada com base na hermenêutica crítica. Do estudo em questão fica a compreensão de que alunos e docentes do ensino superior estão convivendo em lógicas opostas e paralelas, atravessadas por condições institucionais que não as reconhece e encaminha, propondo princípios didáticos que poderão tensionar a convergência dessas lógicas. O trabalho apresenta a proposta de organizar a sala de aula em processos investigativos, através dos quais alunos e professores se organizem num coletivo investigador, que pode facilitar o envolvimento dos sujeitos com os processos coletivos de produção, sistematização e socialização dos conhecimentos.Edições UESB2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-1662178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750/633Santoro Franco, Maria Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/750Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? |
title |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? |
spellingShingle |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Santoro Franco, Maria Amélia Didática Ensino Superior Processos coletivos de ensino |
title_short |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? |
title_full |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? |
title_fullStr |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? |
title_full_unstemmed |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? |
title_sort |
Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? |
author |
Santoro Franco, Maria Amélia |
author_facet |
Santoro Franco, Maria Amélia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santoro Franco, Maria Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ensino Superior Processos coletivos de ensino |
topic |
Didática Ensino Superior Processos coletivos de ensino |
description |
O artigo discute as possibilidades da Didática no espaço contraditório e tenso de ensinar e aprender na Universidade contemporânea. Analisa a proposta europeia de formação didática a docentes desse nível de ensino. Metodologicamente trabalha com pesquisa crítico- interpretativa usando a triangulação de dados de entrevista com 12 docentes de ensino superior brasileiro e 4 docentes franceses, da área de administração e contabilidade, com dados de observação da prática de 8 docentes de demais áreas de ensino. A análise dos dados foi realizada com base na hermenêutica crítica. Do estudo em questão fica a compreensão de que alunos e docentes do ensino superior estão convivendo em lógicas opostas e paralelas, atravessadas por condições institucionais que não as reconhece e encaminha, propondo princípios didáticos que poderão tensionar a convergência dessas lógicas. O trabalho apresenta a proposta de organizar a sala de aula em processos investigativos, através dos quais alunos e professores se organizem num coletivo investigador, que pode facilitar o envolvimento dos sujeitos com os processos coletivos de produção, sistematização e socialização dos conhecimentos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750/633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 147-166 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815855517696 |