Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2950 |
Resumo: | Frente ao contínuo esgotamento da racionalidade pedagógica que impõe limites estruturais à prática docente, tais como a desnecessidade da reflexividade, da crítica e da dialogia como fundamentos do ato pedagógico, o artigo focará as dificuldades que rebatem nas práticas vivenciadas pelo professor-bacharel do ensino superior, gerando dissonâncias as quais podem impedir a mobilização de saberes em sua prática profissional. Realçará a necessidade da análise coletiva e didática das práticas com vistas a ampliar o sentido e a necessidade dos conhecimentos didáticos, por meio da triangulação entre: a prática realizada; a análise da prática e a teoria da prática. |
id |
INEP-1_ace781e20e4b56037629ecb62b268d02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2950 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticasprofessor ensino superior; didática; prática docenteDidáticaFrente ao contínuo esgotamento da racionalidade pedagógica que impõe limites estruturais à prática docente, tais como a desnecessidade da reflexividade, da crítica e da dialogia como fundamentos do ato pedagógico, o artigo focará as dificuldades que rebatem nas práticas vivenciadas pelo professor-bacharel do ensino superior, gerando dissonâncias as quais podem impedir a mobilização de saberes em sua prática profissional. Realçará a necessidade da análise coletiva e didática das práticas com vistas a ampliar o sentido e a necessidade dos conhecimentos didáticos, por meio da triangulação entre: a prática realizada; a análise da prática e a teoria da prática.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCNPqFranco, Maria Amelia Santoro2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/295010.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%pEm Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i97reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2950/2670Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas |
title |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas |
spellingShingle |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas Franco, Maria Amelia Santoro professor ensino superior; didática; prática docente Didática |
title_short |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas |
title_full |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas |
title_fullStr |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas |
title_full_unstemmed |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas |
title_sort |
Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas |
author |
Franco, Maria Amelia Santoro |
author_facet |
Franco, Maria Amelia Santoro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Maria Amelia Santoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor ensino superior; didática; prática docente Didática |
topic |
professor ensino superior; didática; prática docente Didática |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Frente ao contínuo esgotamento da racionalidade pedagógica que impõe limites estruturais à prática docente, tais como a desnecessidade da reflexividade, da crítica e da dialogia como fundamentos do ato pedagógico, o artigo focará as dificuldades que rebatem nas práticas vivenciadas pelo professor-bacharel do ensino superior, gerando dissonâncias as quais podem impedir a mobilização de saberes em sua prática profissional. Realçará a necessidade da análise coletiva e didática das práticas com vistas a ampliar o sentido e a necessidade dos conhecimentos didáticos, por meio da triangulação entre: a prática realizada; a análise da prática e a teoria da prática. |
description |
Frente ao contínuo esgotamento da racionalidade pedagógica que impõe limites estruturais à prática docente, tais como a desnecessidade da reflexividade, da crítica e da dialogia como fundamentos do ato pedagógico, o artigo focará as dificuldades que rebatem nas práticas vivenciadas pelo professor-bacharel do ensino superior, gerando dissonâncias as quais podem impedir a mobilização de saberes em sua prática profissional. Realçará a necessidade da análise coletiva e didática das práticas com vistas a ampliar o sentido e a necessidade dos conhecimentos didáticos, por meio da triangulação entre: a prática realizada; a análise da prática e a teoria da prática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2950 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2950 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2950/2670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643327995904 |