EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287 |
Resumo: | A pesquisa objetivou compreender a dificuldade escolar pela perspectiva de mães, cujos filhos estavam em tratamento psicológico em uma clínica-escola na região Sul do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com coleta de dadospor meio de entrevista em profundidade. A análise das experiências vividas centrou-seno modelo detranscrição, redução e tematização proposto por Van Manem. A partir desse processo,emergiram unidades de significados que formarama estrutura do tema fenomenológico. Esse tema representou a essência do fenômeno vivido pelas participantes em relação à dificuldade de aprendizagem de seus filhos. Os relatos das mães quanto às experiências infantis mostraram que experiências geracionais, especialmente, as advindas do cuidado materno refletem na educação dos filhos, seja através da reprodução, revivência ou ressignificação, o que pode contribuir para a dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar infantil. |
id |
UESB-7_b42c0fc851a28fa5b312fa3d4199a346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5287 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOSCrianças em desvantagensDeficiências da aprendizagemPsicologia Educacional A pesquisa objetivou compreender a dificuldade escolar pela perspectiva de mães, cujos filhos estavam em tratamento psicológico em uma clínica-escola na região Sul do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com coleta de dadospor meio de entrevista em profundidade. A análise das experiências vividas centrou-seno modelo detranscrição, redução e tematização proposto por Van Manem. A partir desse processo,emergiram unidades de significados que formarama estrutura do tema fenomenológico. Esse tema representou a essência do fenômeno vivido pelas participantes em relação à dificuldade de aprendizagem de seus filhos. Os relatos das mães quanto às experiências infantis mostraram que experiências geracionais, especialmente, as advindas do cuidado materno refletem na educação dos filhos, seja através da reprodução, revivência ou ressignificação, o que pode contribuir para a dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar infantil. Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528710.22481/praxisedu.v15i33.5287Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-2962178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287/3972de Souza, Mônica CoutinhoKortmann, Gilca Maria Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5287Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS |
title |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS de Souza, Mônica Coutinho Crianças em desvantagens Deficiências da aprendizagem Psicologia Educacional |
title_short |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS |
title_full |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS |
title_sort |
EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS |
author |
de Souza, Mônica Coutinho |
author_facet |
de Souza, Mônica Coutinho Kortmann, Gilca Maria Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Kortmann, Gilca Maria Lucena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Mônica Coutinho Kortmann, Gilca Maria Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças em desvantagens Deficiências da aprendizagem Psicologia Educacional |
topic |
Crianças em desvantagens Deficiências da aprendizagem Psicologia Educacional |
description |
A pesquisa objetivou compreender a dificuldade escolar pela perspectiva de mães, cujos filhos estavam em tratamento psicológico em uma clínica-escola na região Sul do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com coleta de dadospor meio de entrevista em profundidade. A análise das experiências vividas centrou-seno modelo detranscrição, redução e tematização proposto por Van Manem. A partir desse processo,emergiram unidades de significados que formarama estrutura do tema fenomenológico. Esse tema representou a essência do fenômeno vivido pelas participantes em relação à dificuldade de aprendizagem de seus filhos. Os relatos das mães quanto às experiências infantis mostraram que experiências geracionais, especialmente, as advindas do cuidado materno refletem na educação dos filhos, seja através da reprodução, revivência ou ressignificação, o que pode contribuir para a dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar infantil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287 10.22481/praxisedu.v15i33.5287 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i33.5287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287/3972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817536385024 |