EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Mônica Coutinho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kortmann, Gilca Maria Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287
Resumo: A pesquisa objetivou compreender a dificuldade escolar pela perspectiva de mães, cujos filhos estavam em tratamento psicológico em uma clínica-escola na região Sul do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com coleta de dadospor meio de entrevista em profundidade. A análise das experiências vividas centrou-seno modelo detranscrição, redução e tematização proposto por Van Manem. A partir desse processo,emergiram unidades de significados que formarama estrutura do tema fenomenológico. Esse tema representou a essência do fenômeno vivido pelas participantes em relação à dificuldade de aprendizagem de seus filhos. Os relatos das mães quanto às experiências infantis mostraram que experiências geracionais, especialmente, as advindas do cuidado materno refletem na educação dos filhos, seja através da reprodução, revivência ou ressignificação, o que pode contribuir para a dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar infantil.
id UESB-7_b42c0fc851a28fa5b312fa3d4199a346
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5287
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOSCrianças em desvantagensDeficiências da aprendizagemPsicologia Educacional A pesquisa objetivou compreender a dificuldade escolar pela perspectiva de mães, cujos filhos estavam em tratamento psicológico em uma clínica-escola na região Sul do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com coleta de dadospor meio de entrevista em profundidade. A análise das experiências vividas centrou-seno modelo detranscrição, redução e tematização proposto por Van Manem. A partir desse processo,emergiram unidades de significados que formarama estrutura do tema fenomenológico. Esse tema representou a essência do fenômeno vivido pelas participantes em relação à dificuldade de aprendizagem de seus filhos. Os relatos das mães quanto às experiências infantis mostraram que experiências geracionais, especialmente, as advindas do cuidado materno refletem na educação dos filhos, seja através da reprodução, revivência ou ressignificação, o que pode contribuir para a dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar infantil. Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528710.22481/praxisedu.v15i33.5287Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-2962178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287/3972de Souza, Mônica CoutinhoKortmann, Gilca Maria Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5287Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
title EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
spellingShingle EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
de Souza, Mônica Coutinho
Crianças em desvantagens
Deficiências da aprendizagem
Psicologia Educacional
title_short EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
title_full EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
title_fullStr EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
title_sort EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS
author de Souza, Mônica Coutinho
author_facet de Souza, Mônica Coutinho
Kortmann, Gilca Maria Lucena
author_role author
author2 Kortmann, Gilca Maria Lucena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Mônica Coutinho
Kortmann, Gilca Maria Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças em desvantagens
Deficiências da aprendizagem
Psicologia Educacional
topic Crianças em desvantagens
Deficiências da aprendizagem
Psicologia Educacional
description A pesquisa objetivou compreender a dificuldade escolar pela perspectiva de mães, cujos filhos estavam em tratamento psicológico em uma clínica-escola na região Sul do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com coleta de dadospor meio de entrevista em profundidade. A análise das experiências vividas centrou-seno modelo detranscrição, redução e tematização proposto por Van Manem. A partir desse processo,emergiram unidades de significados que formarama estrutura do tema fenomenológico. Esse tema representou a essência do fenômeno vivido pelas participantes em relação à dificuldade de aprendizagem de seus filhos. Os relatos das mães quanto às experiências infantis mostraram que experiências geracionais, especialmente, as advindas do cuidado materno refletem na educação dos filhos, seja através da reprodução, revivência ou ressignificação, o que pode contribuir para a dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287
10.22481/praxisedu.v15i33.5287
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i33.5287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287/3972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 278-296
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817536385024