Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621 |
Resumo: | As instituições de ensino, em seus moldes atuais, estão sendo consideradas, por teóricos e educadores, como instituições falidas, que não cumprem mais sua missão: integrar o indivíduo ao meio social em que vive. Isto se deve porque escolas impõem um modo único de saber, não se adaptando ao pluralismo cultural. Por isso, mudanças de paradigmas são necessárias, com o objetivo de tornar mais eficiente o dia-a-dia escolar. Este artigo discute a necessidade de ressignificação do trabalho do professor para que este, independente de sua área de atuação, utilize o ensino da leitura e da escrita como prática social, considerando suas próprias experiências e teorias acadêmicas fundamentadas. Dessa forma serão promovidas mudanças significativas na escola, para que esta possa ser um instrumento de inserção do sujeito na sociedade pós-moderna. Para cumprir esse intento os professores, profissionais da esperança, devem ser estimulados a uma verdadeira inovação pedagógica, fundamentada em práticas e concepções educacionais, mediada também pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). |
id |
UESB-7_b7f0725ea607a5a80b73fde40504a64b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/621 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuaisGêneros textuaisLetramentoTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)As instituições de ensino, em seus moldes atuais, estão sendo consideradas, por teóricos e educadores, como instituições falidas, que não cumprem mais sua missão: integrar o indivíduo ao meio social em que vive. Isto se deve porque escolas impõem um modo único de saber, não se adaptando ao pluralismo cultural. Por isso, mudanças de paradigmas são necessárias, com o objetivo de tornar mais eficiente o dia-a-dia escolar. Este artigo discute a necessidade de ressignificação do trabalho do professor para que este, independente de sua área de atuação, utilize o ensino da leitura e da escrita como prática social, considerando suas próprias experiências e teorias acadêmicas fundamentadas. Dessa forma serão promovidas mudanças significativas na escola, para que esta possa ser um instrumento de inserção do sujeito na sociedade pós-moderna. Para cumprir esse intento os professores, profissionais da esperança, devem ser estimulados a uma verdadeira inovação pedagógica, fundamentada em práticas e concepções educacionais, mediada também pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).Edições UESB2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-1382178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621/514de Sousa Cunha, Úrsula Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/621Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais |
title |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais |
spellingShingle |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento Gêneros textuais Letramento Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) |
title_short |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais |
title_full |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais |
title_fullStr |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais |
title_sort |
Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais |
author |
de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento |
author_facet |
de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Letramento Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) |
topic |
Gêneros textuais Letramento Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) |
description |
As instituições de ensino, em seus moldes atuais, estão sendo consideradas, por teóricos e educadores, como instituições falidas, que não cumprem mais sua missão: integrar o indivíduo ao meio social em que vive. Isto se deve porque escolas impõem um modo único de saber, não se adaptando ao pluralismo cultural. Por isso, mudanças de paradigmas são necessárias, com o objetivo de tornar mais eficiente o dia-a-dia escolar. Este artigo discute a necessidade de ressignificação do trabalho do professor para que este, independente de sua área de atuação, utilize o ensino da leitura e da escrita como prática social, considerando suas próprias experiências e teorias acadêmicas fundamentadas. Dessa forma serão promovidas mudanças significativas na escola, para que esta possa ser um instrumento de inserção do sujeito na sociedade pós-moderna. Para cumprir esse intento os professores, profissionais da esperança, devem ser estimulados a uma verdadeira inovação pedagógica, fundamentada em práticas e concepções educacionais, mediada também pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621/514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138 Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138 Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815093202944 |