Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621
Resumo: As instituições de ensino, em seus moldes atuais, estão sendo consideradas, por teóricos e educadores, como instituições falidas, que não cumprem mais sua missão: integrar o indivíduo ao meio social em que vive. Isto se deve porque escolas impõem um modo único de saber, não se adaptando ao pluralismo cultural. Por isso, mudanças de paradigmas são necessárias, com o objetivo de tornar mais eficiente o dia-a-dia escolar. Este artigo discute a necessidade de ressignificação do trabalho do professor para que este, independente de sua área de atuação, utilize o ensino da leitura e da escrita como prática social, considerando suas próprias experiências e teorias acadêmicas fundamentadas. Dessa forma serão promovidas mudanças significativas na escola, para que esta possa ser um instrumento de inserção do sujeito na sociedade pós-moderna. Para cumprir esse intento os professores, profissionais da esperança, devem ser estimulados a uma verdadeira inovação pedagógica, fundamentada em práticas e concepções educacionais, mediada também pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
id UESB-7_b7f0725ea607a5a80b73fde40504a64b
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/621
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuaisGêneros textuaisLetramentoTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)As instituições de ensino, em seus moldes atuais, estão sendo consideradas, por teóricos e educadores, como instituições falidas, que não cumprem mais sua missão: integrar o indivíduo ao meio social em que vive. Isto se deve porque escolas impõem um modo único de saber, não se adaptando ao pluralismo cultural. Por isso, mudanças de paradigmas são necessárias, com o objetivo de tornar mais eficiente o dia-a-dia escolar. Este artigo discute a necessidade de ressignificação do trabalho do professor para que este, independente de sua área de atuação, utilize o ensino da leitura e da escrita como prática social, considerando suas próprias experiências e teorias acadêmicas fundamentadas. Dessa forma serão promovidas mudanças significativas na escola, para que esta possa ser um instrumento de inserção do sujeito na sociedade pós-moderna. Para cumprir esse intento os professores, profissionais da esperança, devem ser estimulados a uma verdadeira inovação pedagógica, fundamentada em práticas e concepções educacionais, mediada também pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).Edições UESB2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-1382178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621/514de Sousa Cunha, Úrsula Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/621Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
title Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
spellingShingle Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento
Gêneros textuais
Letramento
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
title_short Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
title_full Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
title_fullStr Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
title_full_unstemmed Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
title_sort Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais
author de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento
author_facet de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Cunha, Úrsula Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Letramento
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
topic Gêneros textuais
Letramento
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
description As instituições de ensino, em seus moldes atuais, estão sendo consideradas, por teóricos e educadores, como instituições falidas, que não cumprem mais sua missão: integrar o indivíduo ao meio social em que vive. Isto se deve porque escolas impõem um modo único de saber, não se adaptando ao pluralismo cultural. Por isso, mudanças de paradigmas são necessárias, com o objetivo de tornar mais eficiente o dia-a-dia escolar. Este artigo discute a necessidade de ressignificação do trabalho do professor para que este, independente de sua área de atuação, utilize o ensino da leitura e da escrita como prática social, considerando suas próprias experiências e teorias acadêmicas fundamentadas. Dessa forma serão promovidas mudanças significativas na escola, para que esta possa ser um instrumento de inserção do sujeito na sociedade pós-moderna. Para cumprir esse intento os professores, profissionais da esperança, devem ser estimulados a uma verdadeira inovação pedagógica, fundamentada em práticas e concepções educacionais, mediada também pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621/514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 123-138
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815093202944