Os Impactos do PAR nos Municípios de Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna (2013 – 2017)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2823 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o Plano de Ações Articuladas – PAR como uma política de planejamento educacional brasileira, tendo como recorte três municípios da Bahia, a saber: Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna, no período de 2013-2017. A pesquisa realizada foi qualitativa, de natureza exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram: revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Dentre os sujeitos da pesquisa temos os secretários municipais de educação dos municípios investigados, assim como, professores da educação campesina. Os resultados apontam que algumas ações das dimensões do PAR foram implementadas nos municípios pesquisados por meio de vários programas educacionais, porém, os dados evidenciaram que essas ações ainda não acontecem de maneira satisfatória, e que as escolas da cidade são sempre priorizadas em detrimento do campo. |
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Os Impactos do PAR nos Municípios de Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna (2013 – 2017)Educação do campo. Plano de ações articuladas. Políticas públicas.O objetivo deste artigo é analisar o Plano de Ações Articuladas – PAR como uma política de planejamento educacional brasileira, tendo como recorte três municípios da Bahia, a saber: Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna, no período de 2013-2017. A pesquisa realizada foi qualitativa, de natureza exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram: revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Dentre os sujeitos da pesquisa temos os secretários municipais de educação dos municípios investigados, assim como, professores da educação campesina. Os resultados apontam que algumas ações das dimensões do PAR foram implementadas nos municípios pesquisados por meio de vários programas educacionais, porém, os dados evidenciaram que essas ações ainda não acontecem de maneira satisfatória, e que as escolas da cidade são sempre priorizadas em detrimento do campo.Edições UESB2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/282310.22481/praxis.v13i26.2823Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2823/3810Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos dos Santos, ArleteMoreira Cardoso, Elisângela AndradeOliveira, Niltânia Brito2021-03-22T23:08:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2823Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:08:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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