O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lucimar Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Batista, Clarice Martins de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6365
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo discutir o tensionamento atual sobre a necessidade da neutralidade na ação pedagógica pautado pelo Movimento Escola Sem(?) Partido e como tal discussão altera as práticas pedagógicas afetando o trabalho do(a) professor(a). Trataremos neste espaço de problematizar como este movimento contribui para o retrocesso da efetivação de uma Educação das Relações Étnico-Raciais, para isso realizamos uma pesquisa exploratória de casos divulgados na Internet sobre professores(as) que sofreram algum tipo de represália no exercício da docência e foram analisados à luz da produção teórica de Frigotto (2017), Gadotti (2016), Freitas (2015), Penna (2016, 2017), Ramos (2017), Gomes (2012).Identificamos vários, mas traremos 3 dos quais 2 tratam da questão racial e 1 versa sobre desigualdades de classe o que nos possibilita concluir que contemporaneamente está sob ameaça a educação antirracista, bem como, uma educação crítica que busca a emancipação dos sujeitos
id UESB-7_bb03fb4df583464151a4fc2d54108c93
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6365
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSO MOVIMENTO ESCOLA SEM (?) PARTIDO , PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISEL MOVIMIENTO ESCUELA SIN (?) PARTIDO, LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y LA EDUCACIÓN DE LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALESEducação Para as Relações Étnico-RaciaisEscola Sem PartidoPráticas PedagógicasEducación para las relaciones étnico-racialesEscuela Sin PartidoPrácticas pedagógicasEducation for Ethnic-Racial RelationsSchool Without PartyPedagogical practicesEste artigo é parte de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo discutir o tensionamento atual sobre a necessidade da neutralidade na ação pedagógica pautado pelo Movimento Escola Sem(?) Partido e como tal discussão altera as práticas pedagógicas afetando o trabalho do(a) professor(a). Trataremos neste espaço de problematizar como este movimento contribui para o retrocesso da efetivação de uma Educação das Relações Étnico-Raciais, para isso realizamos uma pesquisa exploratória de casos divulgados na Internet sobre professores(as) que sofreram algum tipo de represália no exercício da docência e foram analisados à luz da produção teórica de Frigotto (2017), Gadotti (2016), Freitas (2015), Penna (2016, 2017), Ramos (2017), Gomes (2012).Identificamos vários, mas traremos 3 dos quais 2 tratam da questão racial e 1 versa sobre desigualdades de classe o que nos possibilita concluir que contemporaneamente está sob ameaça a educação antirracista, bem como, uma educação crítica que busca a emancipação dos sujeitosThis article is part of research that aims to discuss the current tension about the need for neutrality in the pedagogical action guided by the Movimento Escola Sem (?) Partido and how such discussion alters the pedagogical practices affecting the work of the teacher. We will deal with this space of problematizing how this movement contributes to the regression of the realization of an Education of Ethnic-Racial Relations, for this we conducted an exploratory research of cases published on the Internet about teachers who suffered some type of reprisal in the exercise of teaching and were analyzed in the light of the theoretical production of Frigotto (2017), Gadotti (2016), Freitas (2015), Penna (2016, 2017), Ramos (2017), Gomes (2012). We identified several, but we will bring 3 of which 2 deal with the racial issue and 1 deal with class inequalities, which allows us to conclude that anti-racist education is under threat, as well as, a critical education that seeks the emancipation of the subjects.Este artículo es parte de una investigación en curso que tiene como objetivo discutir la tensión actual sobre la necesidad de neutralidad en la acción pedagógica guiada por el Movimiento de la escuela sin (?) Partido y cómo dicha discusión altera las prácticas pedagógicas que afectan el trabajo del maestro (a). En este espacio, discutiremos cómo este movimiento contribuye a revertir la implementación de una Educación de Relaciones Étnico-Raciales. Para eso, realizamos una investigación exploratoria de casos publicados en Internet sobre maestros que sufrieron algún tipo de represalia en el ejercicio de la enseñanza. Fueron analizados a la luz de la producción teórica de Frigotto (2017), Gadotti (2016), Freitas (2015), Penna (2016, 2017), Ramos (2017), Gomes (2012), fue posible identificar 3 casos en los que 3 abordan el tema racial y 1 abordan las desigualdades de clase, lo que nos permite concluir que la educación antirracista contemporánea está amenazada, así como una educación crítica que busca la emancipación de los sujetos.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/636510.22481/praxisedu.v16i39.6365Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 180-198Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 180-198Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 180-1982178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6365/4699Dias, Lucimar RosaBatista, Clarice Martins de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6365Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
O MOVIMENTO ESCOLA SEM (?) PARTIDO , PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
EL MOVIMIENTO ESCUELA SIN (?) PARTIDO, LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y LA EDUCACIÓN DE LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALES
title O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
spellingShingle O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
Dias, Lucimar Rosa
Educação Para as Relações Étnico-Raciais
Escola Sem Partido
Práticas Pedagógicas
Educación para las relaciones étnico-raciales
Escuela Sin Partido
Prácticas pedagógicas
Education for Ethnic-Racial Relations
School Without Party
Pedagogical practices
title_short O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
title_full O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
title_fullStr O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
title_full_unstemmed O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
title_sort O SCHOOL MOVEMENT WITHOUT (?) PARTY, PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS
author Dias, Lucimar Rosa
author_facet Dias, Lucimar Rosa
Batista, Clarice Martins de Souza
author_role author
author2 Batista, Clarice Martins de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Lucimar Rosa
Batista, Clarice Martins de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Para as Relações Étnico-Raciais
Escola Sem Partido
Práticas Pedagógicas
Educación para las relaciones étnico-raciales
Escuela Sin Partido
Prácticas pedagógicas
Education for Ethnic-Racial Relations
School Without Party
Pedagogical practices
topic Educação Para as Relações Étnico-Raciais
Escola Sem Partido
Práticas Pedagógicas
Educación para las relaciones étnico-raciales
Escuela Sin Partido
Prácticas pedagógicas
Education for Ethnic-Racial Relations
School Without Party
Pedagogical practices
description Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo discutir o tensionamento atual sobre a necessidade da neutralidade na ação pedagógica pautado pelo Movimento Escola Sem(?) Partido e como tal discussão altera as práticas pedagógicas afetando o trabalho do(a) professor(a). Trataremos neste espaço de problematizar como este movimento contribui para o retrocesso da efetivação de uma Educação das Relações Étnico-Raciais, para isso realizamos uma pesquisa exploratória de casos divulgados na Internet sobre professores(as) que sofreram algum tipo de represália no exercício da docência e foram analisados à luz da produção teórica de Frigotto (2017), Gadotti (2016), Freitas (2015), Penna (2016, 2017), Ramos (2017), Gomes (2012).Identificamos vários, mas traremos 3 dos quais 2 tratam da questão racial e 1 versa sobre desigualdades de classe o que nos possibilita concluir que contemporaneamente está sob ameaça a educação antirracista, bem como, uma educação crítica que busca a emancipação dos sujeitos
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6365
10.22481/praxisedu.v16i39.6365
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6365
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i39.6365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6365/4699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 180-198
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 180-198
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 180-198
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818886950912