WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Carlos André Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Alfrancio Ferreira, Santos, Madson de Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168
Resumo: O propósito desse texto é problematizar as potencialidades de uma pedagogia e um currículo queer na escola. Problematizamos o argumento de que a pedagogia queer propõe uma nova postura política, inserindo novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, demancando possibilidades de negociação no espaço escolar. Conclui-se que, estranhar o currículo da escola, passar a ser uma das inovações que a pedagogia queer propõe a a@s estudantes e professor@s hoje
id UESB-7_bbc00964e4567cf51ce817dfc617b767
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6168
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?QUE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA A PEDAGOGIA QUEER PROPÕE AO CURRÍCULO ESCOLAR?Pedagogia QueerCurrículo QueerInovaçãoPedagógicaPedagogía queerCurrículo queerInnovación pedagógicaQueer PedagogyQueer CurriculumPedagogical InnovationO propósito desse texto é problematizar as potencialidades de uma pedagogia e um currículo queer na escola. Problematizamos o argumento de que a pedagogia queer propõe uma nova postura política, inserindo novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, demancando possibilidades de negociação no espaço escolar. Conclui-se que, estranhar o currículo da escola, passar a ser uma das inovações que a pedagogia queer propõe a a@s estudantes e professor@s hojeEl propósito de este texto es problematizar las potencialidades de una pedagogía queer y un currículo en la escuela. Problematizamos el argumento de que la pedagogía queer propone una nueva postura política, insertando nuevas estrategias, actitudes, procedimientos pedagógicos subversivos, demarcando las posibilidades de negociación en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que hacer que uno encuentre extraño el currículo escolar se convierte en una de las innovaciones que la pedagogía queer propone a los estudiantes y profesores de hoy.The purpose of this text is to problematize the potentialities of a queer pedagogy and curriculum at school. We problematize the argument that queer pedagogy proposes a new political stance, inserting new strategies, attitudes, subversive pedagogical procedures, demarcating possibilities of negotiation in the school space. We concluded that making one finding the school curriculum strange becomes one of the innovations that queer pedagogy proposes to students and teachers today.Edições UESB2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616810.22481/praxisedu.v16i37.6168Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 241-258Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 241-258Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 241-2582178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168/4590http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Carlos André AraújoDias, Alfrancio FerreiraSantos, Madson de Santana2021-03-22T23:20:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6168Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20:51Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
QUE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA A PEDAGOGIA QUEER PROPÕE AO CURRÍCULO ESCOLAR?
title WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
spellingShingle WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
Menezes, Carlos André Araújo
Pedagogia Queer
Currículo Queer
InovaçãoPedagógica
Pedagogía queer
Currículo queer
Innovación pedagógica
Queer Pedagogy
Queer Curriculum
Pedagogical Innovation
title_short WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
title_full WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
title_fullStr WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
title_full_unstemmed WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
title_sort WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
author Menezes, Carlos André Araújo
author_facet Menezes, Carlos André Araújo
Dias, Alfrancio Ferreira
Santos, Madson de Santana
author_role author
author2 Dias, Alfrancio Ferreira
Santos, Madson de Santana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Carlos André Araújo
Dias, Alfrancio Ferreira
Santos, Madson de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Queer
Currículo Queer
InovaçãoPedagógica
Pedagogía queer
Currículo queer
Innovación pedagógica
Queer Pedagogy
Queer Curriculum
Pedagogical Innovation
topic Pedagogia Queer
Currículo Queer
InovaçãoPedagógica
Pedagogía queer
Currículo queer
Innovación pedagógica
Queer Pedagogy
Queer Curriculum
Pedagogical Innovation
description O propósito desse texto é problematizar as potencialidades de uma pedagogia e um currículo queer na escola. Problematizamos o argumento de que a pedagogia queer propõe uma nova postura política, inserindo novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, demancando possibilidades de negociação no espaço escolar. Conclui-se que, estranhar o currículo da escola, passar a ser uma das inovações que a pedagogia queer propõe a a@s estudantes e professor@s hoje
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168
10.22481/praxisedu.v16i37.6168
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i37.6168
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168/4590
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 241-258
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 241-258
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 241-258
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818761121792