WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168 |
Resumo: | O propósito desse texto é problematizar as potencialidades de uma pedagogia e um currículo queer na escola. Problematizamos o argumento de que a pedagogia queer propõe uma nova postura política, inserindo novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, demancando possibilidades de negociação no espaço escolar. Conclui-se que, estranhar o currículo da escola, passar a ser uma das inovações que a pedagogia queer propõe a a@s estudantes e professor@s hoje |
id |
UESB-7_bbc00964e4567cf51ce817dfc617b767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6168 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM?QUE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA A PEDAGOGIA QUEER PROPÕE AO CURRÍCULO ESCOLAR?Pedagogia QueerCurrículo QueerInovaçãoPedagógicaPedagogía queerCurrículo queerInnovación pedagógicaQueer PedagogyQueer CurriculumPedagogical InnovationO propósito desse texto é problematizar as potencialidades de uma pedagogia e um currículo queer na escola. Problematizamos o argumento de que a pedagogia queer propõe uma nova postura política, inserindo novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, demancando possibilidades de negociação no espaço escolar. Conclui-se que, estranhar o currículo da escola, passar a ser uma das inovações que a pedagogia queer propõe a a@s estudantes e professor@s hojeEl propósito de este texto es problematizar las potencialidades de una pedagogía queer y un currículo en la escuela. Problematizamos el argumento de que la pedagogía queer propone una nueva postura política, insertando nuevas estrategias, actitudes, procedimientos pedagógicos subversivos, demarcando las posibilidades de negociación en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que hacer que uno encuentre extraño el currículo escolar se convierte en una de las innovaciones que la pedagogía queer propone a los estudiantes y profesores de hoy.The purpose of this text is to problematize the potentialities of a queer pedagogy and curriculum at school. We problematize the argument that queer pedagogy proposes a new political stance, inserting new strategies, attitudes, subversive pedagogical procedures, demarcating possibilities of negotiation in the school space. We concluded that making one finding the school curriculum strange becomes one of the innovations that queer pedagogy proposes to students and teachers today.Edições UESB2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616810.22481/praxisedu.v16i37.6168Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 241-258Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 241-258Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 241-2582178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168/4590http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Carlos André AraújoDias, Alfrancio FerreiraSantos, Madson de Santana2021-03-22T23:20:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6168Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20:51Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? QUE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA A PEDAGOGIA QUEER PROPÕE AO CURRÍCULO ESCOLAR? |
title |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? |
spellingShingle |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? Menezes, Carlos André Araújo Pedagogia Queer Currículo Queer InovaçãoPedagógica Pedagogía queer Currículo queer Innovación pedagógica Queer Pedagogy Queer Curriculum Pedagogical Innovation |
title_short |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? |
title_full |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? |
title_fullStr |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? |
title_full_unstemmed |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? |
title_sort |
WHAT PEDAGOGICAL INNOVATION DOES QUEER PEDAGOGY PROPOSE TO THE SCHOOL CURRICULUM? |
author |
Menezes, Carlos André Araújo |
author_facet |
Menezes, Carlos André Araújo Dias, Alfrancio Ferreira Santos, Madson de Santana |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Alfrancio Ferreira Santos, Madson de Santana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Carlos André Araújo Dias, Alfrancio Ferreira Santos, Madson de Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Queer Currículo Queer InovaçãoPedagógica Pedagogía queer Currículo queer Innovación pedagógica Queer Pedagogy Queer Curriculum Pedagogical Innovation |
topic |
Pedagogia Queer Currículo Queer InovaçãoPedagógica Pedagogía queer Currículo queer Innovación pedagógica Queer Pedagogy Queer Curriculum Pedagogical Innovation |
description |
O propósito desse texto é problematizar as potencialidades de uma pedagogia e um currículo queer na escola. Problematizamos o argumento de que a pedagogia queer propõe uma nova postura política, inserindo novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, demancando possibilidades de negociação no espaço escolar. Conclui-se que, estranhar o currículo da escola, passar a ser uma das inovações que a pedagogia queer propõe a a@s estudantes e professor@s hoje |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168 10.22481/praxisedu.v16i37.6168 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i37.6168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168/4590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 241-258 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 241-258 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 241-258 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818761121792 |