A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Catarina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4363
Resumo: A investigação sobre formação de professores/as e educadores/as tem sido profícua e plural.Não obstante, pouco se sabe sobre o que coordenadores/as ou diretores/as de curso sentem e refletemacerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O estudo exploratório que apresentamos nopresente artigo, a partir da interlocução entre a Sociologia e as Ciências da Educação, teve comoprincipal objetivo identificar e analisar a opinião de 13 coordenadoras sobre os mestrados de formaçãode educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - o lugar, a função eo perfil dos supervisores/as, a avaliação do processo de supervisão, bem como o modelo supervisivoadotado, os pontos fortes e fracos identificados no atual modelo da PES, propostas de alteração aomodelo existente e o grau de satisfação das coordenadoras com a PES. O desenho da pesquisamobilizou procedimento de recolha de dados assente numa metodologia qualitativa, a partir daaplicação de um questionário e consequente análise e interpretação analítica. Como principaisresultados, verificamos, globalmente, a ausência de um modelo de supervisão institucionalizado, aindaque a PES assuma, nos discursos, um lugar central na formação docente.
id UESB-7_c337259c8170ca230da8ae49225b425c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4363
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORASPrática de Ensino Supervisionada. Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Coordenadoras de Curso.A investigação sobre formação de professores/as e educadores/as tem sido profícua e plural.Não obstante, pouco se sabe sobre o que coordenadores/as ou diretores/as de curso sentem e refletemacerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O estudo exploratório que apresentamos nopresente artigo, a partir da interlocução entre a Sociologia e as Ciências da Educação, teve comoprincipal objetivo identificar e analisar a opinião de 13 coordenadoras sobre os mestrados de formaçãode educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - o lugar, a função eo perfil dos supervisores/as, a avaliação do processo de supervisão, bem como o modelo supervisivoadotado, os pontos fortes e fracos identificados no atual modelo da PES, propostas de alteração aomodelo existente e o grau de satisfação das coordenadoras com a PES. O desenho da pesquisamobilizou procedimento de recolha de dados assente numa metodologia qualitativa, a partir daaplicação de um questionário e consequente análise e interpretação analítica. Como principaisresultados, verificamos, globalmente, a ausência de um modelo de supervisão institucionalizado, aindaque a PES assuma, nos discursos, um lugar central na formação docente.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/436310.22481/praxis.v14i30.4363Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-134Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-134Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-1342178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4363/3492Tomás, CatarinaGonçalves, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4363Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
title A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
spellingShingle A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
Tomás, Catarina
Prática de Ensino Supervisionada. Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Coordenadoras de Curso.
title_short A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
title_full A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
title_fullStr A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
title_full_unstemmed A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
title_sort A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
author Tomás, Catarina
author_facet Tomás, Catarina
Gonçalves, Carolina
author_role author
author2 Gonçalves, Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Catarina
Gonçalves, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada. Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Coordenadoras de Curso.
topic Prática de Ensino Supervisionada. Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Coordenadoras de Curso.
description A investigação sobre formação de professores/as e educadores/as tem sido profícua e plural.Não obstante, pouco se sabe sobre o que coordenadores/as ou diretores/as de curso sentem e refletemacerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O estudo exploratório que apresentamos nopresente artigo, a partir da interlocução entre a Sociologia e as Ciências da Educação, teve comoprincipal objetivo identificar e analisar a opinião de 13 coordenadoras sobre os mestrados de formaçãode educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - o lugar, a função eo perfil dos supervisores/as, a avaliação do processo de supervisão, bem como o modelo supervisivoadotado, os pontos fortes e fracos identificados no atual modelo da PES, propostas de alteração aomodelo existente e o grau de satisfação das coordenadoras com a PES. O desenho da pesquisamobilizou procedimento de recolha de dados assente numa metodologia qualitativa, a partir daaplicação de um questionário e consequente análise e interpretação analítica. Como principaisresultados, verificamos, globalmente, a ausência de um modelo de supervisão institucionalizado, aindaque a PES assuma, nos discursos, um lugar central na formação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4363
10.22481/praxis.v14i30.4363
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4363
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i30.4363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4363/3492
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-134
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-134
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-134
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816964911104