A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4363 |
Resumo: | A investigação sobre formação de professores/as e educadores/as tem sido profícua e plural.Não obstante, pouco se sabe sobre o que coordenadores/as ou diretores/as de curso sentem e refletemacerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O estudo exploratório que apresentamos nopresente artigo, a partir da interlocução entre a Sociologia e as Ciências da Educação, teve comoprincipal objetivo identificar e analisar a opinião de 13 coordenadoras sobre os mestrados de formaçãode educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - o lugar, a função eo perfil dos supervisores/as, a avaliação do processo de supervisão, bem como o modelo supervisivoadotado, os pontos fortes e fracos identificados no atual modelo da PES, propostas de alteração aomodelo existente e o grau de satisfação das coordenadoras com a PES. O desenho da pesquisamobilizou procedimento de recolha de dados assente numa metodologia qualitativa, a partir daaplicação de um questionário e consequente análise e interpretação analítica. Como principaisresultados, verificamos, globalmente, a ausência de um modelo de supervisão institucionalizado, aindaque a PES assuma, nos discursos, um lugar central na formação docente. |
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A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORASPrática de Ensino Supervisionada. Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Coordenadoras de Curso.A investigação sobre formação de professores/as e educadores/as tem sido profícua e plural.Não obstante, pouco se sabe sobre o que coordenadores/as ou diretores/as de curso sentem e refletemacerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O estudo exploratório que apresentamos nopresente artigo, a partir da interlocução entre a Sociologia e as Ciências da Educação, teve comoprincipal objetivo identificar e analisar a opinião de 13 coordenadoras sobre os mestrados de formaçãode educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - o lugar, a função eo perfil dos supervisores/as, a avaliação do processo de supervisão, bem como o modelo supervisivoadotado, os pontos fortes e fracos identificados no atual modelo da PES, propostas de alteração aomodelo existente e o grau de satisfação das coordenadoras com a PES. O desenho da pesquisamobilizou procedimento de recolha de dados assente numa metodologia qualitativa, a partir daaplicação de um questionário e consequente análise e interpretação analítica. Como principaisresultados, verificamos, globalmente, a ausência de um modelo de supervisão institucionalizado, aindaque a PES assuma, nos discursos, um lugar central na formação docente.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/436310.22481/praxis.v14i30.4363Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-134Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-134Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 111-1342178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4363/3492Tomás, CatarinaGonçalves, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4363Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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