YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzé, Fernanda Pastori
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rossi, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5508
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento e os fatores que impactam o ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com professoras participantes de um programa de formação continuada em ioga e educação. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida no decorrer de um programa de formação continuada em ioga, com 23 professoras da educação básica do Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. Os dados foram coletados por questionário, no qual as professoras indicaram a frequência de desenvolvimento da ioga com suas turmas e os desafios para iniciar ou dar continuidade ao trabalho didático-pedagógico com a ioga na escola. Os resultados indicaram que a maioria das participantes desenvolve a ioga com suas turmas semanalmente. E para a continuidade do ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental foram relatadas: a necessidade de aprofundamento teórico-prático; o domínio didático-pedagógico; estrutura e materiais adequados para o desenvolvimento das aulas; a necessidade do envolvimento da equipe escolar; realização de planejamento ou o preparo prévio das aulas; desenvolvimento de trabalho contínuo com a turma e, por último, a presença da ioga como conteúdo programático nos currículos escolares. Conclui-se que a formação proporcionou às professoras conhecimentos da ioga, possibilitando sua ressignificação para o contexto escolar, bem como o reconhecimento da necessidade constante de estudos, pesquisas e práticas sobre a ioga para sua continuidade, ampliação e reconhecimento como conteúdo na escola.
id UESB-7_c3d61b2c6ab6d537b470cb9ba346b356
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5508
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOSYOGA AT SCHOOL: POSSIBILITIES AND CHALLENGESIOGA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOSIogaEducação básicaFormação continuada de professoresYogaBasic educationContinuing teaching trainingYogaEducación básicaFormación continuada de profesoresO objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento e os fatores que impactam o ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com professoras participantes de um programa de formação continuada em ioga e educação. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida no decorrer de um programa de formação continuada em ioga, com 23 professoras da educação básica do Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. Os dados foram coletados por questionário, no qual as professoras indicaram a frequência de desenvolvimento da ioga com suas turmas e os desafios para iniciar ou dar continuidade ao trabalho didático-pedagógico com a ioga na escola. Os resultados indicaram que a maioria das participantes desenvolve a ioga com suas turmas semanalmente. E para a continuidade do ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental foram relatadas: a necessidade de aprofundamento teórico-prático; o domínio didático-pedagógico; estrutura e materiais adequados para o desenvolvimento das aulas; a necessidade do envolvimento da equipe escolar; realização de planejamento ou o preparo prévio das aulas; desenvolvimento de trabalho contínuo com a turma e, por último, a presença da ioga como conteúdo programático nos currículos escolares. Conclui-se que a formação proporcionou às professoras conhecimentos da ioga, possibilitando sua ressignificação para o contexto escolar, bem como o reconhecimento da necessidade constante de estudos, pesquisas e práticas sobre a ioga para sua continuidade, ampliação e reconhecimento como conteúdo na escola.El objetivo de la investigación es analizar el desarrollo y los factores que impactan la enseñanza del yoga en la educación infantil y en los años iniciales de la enseñanza fundamental, de acuerdo con profesoras participantes de un programa de formación continuada en yoga y educación. La investigación cualitativa fue desarrollada en el curso de un programa de formación continuada en yoga, con 23 profesoras de la educación básica del Sistema Municipal de Enseñanza de Bauru-SP. Los datos fueron recolectados por cuestionario, en el cual las profesoras indicaron la frecuencia de desarrollo del yoga con sus clases y los desafíos para iniciar o dar continuidad al trabajo didácticopedagógico con el yoga en la escuela. Los resultados indicaron que la mayoría de las participantes desarrollan el yoga con sus grupos semanalmente. Y para la continuidad de la enseñanza de la yoga en la educación infantil y en los años iniciales de la enseñanza fundamental fueron relatadas: la necesidad de profundización teórico-práctica; el dominio didáctico-pedagógico; la falta de estructura y materiales físicos para el desarrollo de las clases; la necesidad de la participación del equipo escolar; la realización de planificación o la preparación previa de las clases; desarrollo de trabajo continuo con la clase y, por último, la presencia del yoga como contenido programático en los currículos escolares. Se concluye que la formación proporcionó a las profesoras conocimientos del yoga, posibilitando su resignificación para el contexto escolar, así como el reconocimiento de la necesidad constante de estudios, investigaciones y prácticas sobre el yoga para su continuidad, ampliación y reconocimiento como contenido en la escuela.The aim of the research is to analyze the development and factors that impact the teaching of yoga in early childhood education and in the early years of elementary education, according to teachers participating in a continuing education program in yoga and education. Qualitative research was developed during a continuing education program in yoga, with 23 teachers of basic education in the Bauru-SP Municipal Teaching System. The data were collected through a questionnaire, in which the teachers indicated the frequency of development of yoga with their classes and the challenges to initiate or continue the didactic-pedagogical work with yoga at school. The results indicated that most participants develop yoga with their classes weekly. And for the continuity of the teaching of yoga in early childhood education and in the initial years of elementary education have been reported: the need for theoretical-practical deepening; the didactic-pedagogical domain; lack of structure and physical materials for class development; the need for school staff involvement; conducting planning or prepreparing classes; development of continuous work with the class and, finally, the presence of yoga as a programmatic content in school curricula. It is concluded that the training provided the teachers with a knowledge of yoga, allowing their re-signification to the school context, as well as the recognition of the constant need for studies, research and practices on yoga for its continuity, amplification and recognition as content in the school.Edições UESB2019-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/550810.22481/praxisedu.v15i34.5508Práxis Educacional; v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial; 246/266Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 34 (2019): Edição Especial; 246/266Práxis Educacional; Vol. 15 No. 34 (2019): Edição Especial; 246/2662178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5508/4187Franzé, Fernanda PastoriRossi, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5508Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS
YOGA AT SCHOOL: POSSIBILITIES AND CHALLENGES
IOGA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS
spellingShingle YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS
Franzé, Fernanda Pastori
Ioga
Educação básica
Formação continuada de professores
Yoga
Basic education
Continuing teaching training
Yoga
Educación básica
Formación continuada de profesores
title_short YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS
title_full YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS
title_fullStr YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS
title_full_unstemmed YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS
title_sort YOGA EN LA ESCUELA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS
author Franzé, Fernanda Pastori
author_facet Franzé, Fernanda Pastori
Rossi, Fernanda
author_role author
author2 Rossi, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzé, Fernanda Pastori
Rossi, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ioga
Educação básica
Formação continuada de professores
Yoga
Basic education
Continuing teaching training
Yoga
Educación básica
Formación continuada de profesores
topic Ioga
Educação básica
Formação continuada de professores
Yoga
Basic education
Continuing teaching training
Yoga
Educación básica
Formación continuada de profesores
description O objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento e os fatores que impactam o ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com professoras participantes de um programa de formação continuada em ioga e educação. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida no decorrer de um programa de formação continuada em ioga, com 23 professoras da educação básica do Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. Os dados foram coletados por questionário, no qual as professoras indicaram a frequência de desenvolvimento da ioga com suas turmas e os desafios para iniciar ou dar continuidade ao trabalho didático-pedagógico com a ioga na escola. Os resultados indicaram que a maioria das participantes desenvolve a ioga com suas turmas semanalmente. E para a continuidade do ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental foram relatadas: a necessidade de aprofundamento teórico-prático; o domínio didático-pedagógico; estrutura e materiais adequados para o desenvolvimento das aulas; a necessidade do envolvimento da equipe escolar; realização de planejamento ou o preparo prévio das aulas; desenvolvimento de trabalho contínuo com a turma e, por último, a presença da ioga como conteúdo programático nos currículos escolares. Conclui-se que a formação proporcionou às professoras conhecimentos da ioga, possibilitando sua ressignificação para o contexto escolar, bem como o reconhecimento da necessidade constante de estudos, pesquisas e práticas sobre a ioga para sua continuidade, ampliação e reconhecimento como conteúdo na escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5508
10.22481/praxisedu.v15i34.5508
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5508
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i34.5508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5508/4187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial; 246/266
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 34 (2019): Edição Especial; 246/266
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 34 (2019): Edição Especial; 246/266
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818016632832