O coordenador pedagógico e sua identidade profissional
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/747 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar o curso de graduação em Pedagogia da Uneb, Campus XVII, Universidade do Estado da Bahia, como referência para a construção da identidade do Coordenador Pedagógico. Especificamente, pretendeu-se conhecer os modelos curriculares que delineiam a formação do Coordenador Pedagógico e, também, descrever a influência da formação desse sujeito na construção da sua identidade profissional. Os autores Franco (2008), Alarcão (2001), Orsolon (2006), Cruz, Castro e Lima (2009), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional.Assim, a pesquisa, de caráter qualitativo, buscou, na análise documental (Projeto do curso de Pedagogia da referida instituição e Diretrizes Curriculares Nacionais para curso de Pedagogia) e nas entrevistas semiestruturadas (com quatro estudantes do último semestre de Pedagogia e quatro Coordenadoras Pedagógicas formadas no referido curso) o alcance de tais objetivos. |
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O coordenador pedagógico e sua identidade profissionalEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar o curso de graduação em Pedagogia da Uneb, Campus XVII, Universidade do Estado da Bahia, como referência para a construção da identidade do Coordenador Pedagógico. Especificamente, pretendeu-se conhecer os modelos curriculares que delineiam a formação do Coordenador Pedagógico e, também, descrever a influência da formação desse sujeito na construção da sua identidade profissional. Os autores Franco (2008), Alarcão (2001), Orsolon (2006), Cruz, Castro e Lima (2009), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional.Assim, a pesquisa, de caráter qualitativo, buscou, na análise documental (Projeto do curso de Pedagogia da referida instituição e Diretrizes Curriculares Nacionais para curso de Pedagogia) e nas entrevistas semiestruturadas (com quatro estudantes do último semestre de Pedagogia e quatro Coordenadoras Pedagógicas formadas no referido curso) o alcance de tais objetivos.Edições UESB2013-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/747Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 39-56Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 39-56Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 39-562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/747/630de Souza, Fabíola JesusSeixas, Graziele OliveiraMarques, Tatyanne Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/747Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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