O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchelli, Paulo Sergio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2928
Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar que as políticas curriculares são identificadas como progressistas ou conservadoras conforme a visão ideológica que dá hegemonia ao discurso de determinada corrente de pensamento. Para tanto, os fundamentos da teoria pós-estruturalista do discurso são utilizados como método para verificar os conflitos e convergências entre o Posmarxismo e o Neoliberalismo em termos do seu julgamento sobre a identidade política do currículo. Como resultado, o artigo apresenta a análise da conjuntura hegemônico-ideológica das principais correntes de pensamento sobre as políticas curriculares em voga no Brasil.    
id UESB-7_c7512e78a952c4be3217398ec190ba65
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2928
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORESPalavras-chave: Políticas Curriculares Nacionais. Hegemonia e Ideologia. Conservadorismo e Progressismo.O objetivo deste artigo é mostrar que as políticas curriculares são identificadas como progressistas ou conservadoras conforme a visão ideológica que dá hegemonia ao discurso de determinada corrente de pensamento. Para tanto, os fundamentos da teoria pós-estruturalista do discurso são utilizados como método para verificar os conflitos e convergências entre o Posmarxismo e o Neoliberalismo em termos do seu julgamento sobre a identidade política do currículo. Como resultado, o artigo apresenta a análise da conjuntura hegemônico-ideológica das principais correntes de pensamento sobre as políticas curriculares em voga no Brasil.    Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/292810.22481/praxis.v14i27.2928Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2928/2436Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchelli, Paulo Sergio2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2928Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES
title O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES
spellingShingle O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES
Marchelli, Paulo Sergio
Palavras-chave: Políticas Curriculares Nacionais. Hegemonia e Ideologia. Conservadorismo e Progressismo.
title_short O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES
title_full O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES
title_fullStr O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES
title_full_unstemmed O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES
title_sort O CURRÍCULO COMO RETÓRICA PROGRESSISTA DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NEOCONSERVADORES
author Marchelli, Paulo Sergio
author_facet Marchelli, Paulo Sergio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchelli, Paulo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Políticas Curriculares Nacionais. Hegemonia e Ideologia. Conservadorismo e Progressismo.
topic Palavras-chave: Políticas Curriculares Nacionais. Hegemonia e Ideologia. Conservadorismo e Progressismo.
description O objetivo deste artigo é mostrar que as políticas curriculares são identificadas como progressistas ou conservadoras conforme a visão ideológica que dá hegemonia ao discurso de determinada corrente de pensamento. Para tanto, os fundamentos da teoria pós-estruturalista do discurso são utilizados como método para verificar os conflitos e convergências entre o Posmarxismo e o Neoliberalismo em termos do seu julgamento sobre a identidade política do currículo. Como resultado, o artigo apresenta a análise da conjuntura hegemônico-ideológica das principais correntes de pensamento sobre as políticas curriculares em voga no Brasil.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2928
10.22481/praxis.v14i27.2928
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2928
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2928/2436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816871587840