Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Luciano Paz de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/947
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Claudete Moreno Ghiraldelo
id UNITAU_6b5386ed069927444dd7a360533905d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/947
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Lira, Luciano Paz deCoito, Roselene de FátimaAndrade, EmariUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaGhiraldelo, Claudete Moreno2023-11-17T22:19:39Z2023-11-17T22:19:39Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/947Orientação: Profa. Dra. Claudete Moreno GhiraldeloDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.Resumo: Na conjuntura política brasileira dos últimos anos, marcada por um recrudescimento conservador, a emergência e o fortalecimento de um movimento que pretende determinar/interditar o que deve e não deve ser dito na escola pública é a motivação principal deste trabalho. O Movimento Escola sem Partido surge em 2004 como uma forma de reação à suposta doutrinação ideológica promovida pelos professores nas escolas brasileiras, cujas propostas logo são sintetizadas na forma de um Projeto de Lei a ser apresentado nos órgãos legislativos dos municípios, dos estados e da Federação. Esta dissertação tem por objetivo identificar os discursos que sustentam o movimento Escola Sem Partido (ESP), procurando identificar e analisar as relações interdiscursivas, políticas e ideológicas presentes implícita e explicitamente, a partir dos pressupostos da Análise de Discurso francesa (AD). Para tanto, procuramos subsumir a denominação às suas condições de produção, identificar as forças políticas e ideológicas presentes ou que tangenciam as fundamentações e que materializam a discursividade do movimento. Identificamos e analisamos determinados aspectos dos discursos que sustentam o ESP, relacionando-os aos pré-construídos e aos atravessamentos políticos, ideológicos, sociais e econômicos constatados. O corpus da pesquisa foi constituído, principalmente por enunciados do PL do ESP, do site do movimento e de recortes de pronunciamentos e artigos de pessoas e instituições diretamente ligadas ao debate, organizados por redes de sequências discursivas, agrupadas em três Trajetos Temáticos de Referências (TR): A - Concepção de Escola/Educação; B - Neutralidade Político-ideológica; e C - Sexualidade/Gênero. Cada TR foi subdividido em internos/convergentes (i) e externos/divergentes (e), cujos enunciados são oriundos, principalmente, do site do movimento. Do ponto de vista metodológico, o recorte e a escolha quanto à perspectiva pecheuxtiana de AD significa que as condições materiais de produção, veiculação, utilização e reutilização dos enunciados é fundamental, pois nelas se constituem os sentidos. Os resultados evidenciam as forças dinâmicas que possibilitam e sustentam relações de dominação/exploração/reprodução e que são ocultadas pelo movimento de interpelação presente, por exemplo, já na constituição do nome próprio do movimento. Esse movimento de interpelação, com suas filiações discursivas, permite concluir acerca do jogo de forças políticas e ideológicas que funcionam no sentido de conservar, legitimar e reproduzir a dominação e exploração de uma classe sobre a outra.Abstract: School and party are two of the words most used today in Brazil. When they are grouped together to form a proper name, "School Without a Party," it is a sign that a particular discourse seeks its stability and interpellation force. The present work aims to identify the discourses that support the movement Without a Party, trying to reveal the interdiscursive relations, political and ideological present implicitly and explicitly, from the assumptions of the French Discourse Analysis. In order to do so, we seek to subsume the denomination to its conditions of production, to identify the political and ideological forces present or that tune the foundations and that materialize the discursiveness of the movement, to reflect on certain aspects of this discourse, relating it to the pre-constructed ones and the crossings political, ideological, social and economic factors. The corpus of the research was constituted, mainly by networks of discursive sequences, grouped in three Thematic Paths of Reference (TR): A - school / education conception; B - political-ideological neutrality and C - sexuality / gênro. Each TR was subdivided into internal / convergent (i) and external / divergent (e), whose statements come mainly from the website of the movement, but also from cuts of pronouncements and articles from people and institutions directly linked to the debate. From the methodological point of view, the clipping and the choice of the pecheuxtian perspective of AD means that the material conditions of production, placement, use and reuse of the statements is fundamental. The results show the dynamic forces that make possible and sustain relations of domination / exploration / reproduction and that are hidden by the movement of interpellation present, for example, in the constitution of the proper name of the movement: "School without Party", and that allow to conclude about the political and ideological forces that function in the sense of legitimizing and reproducing these relations.Made available in DSpace on 2023-11-17T22:19:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciano Paz de Lira.pdf: 1030996 bytes, checksum: fd9bbfbc3489c6a9400f33e375690ac9 (MD5) Previous issue date: 2018127 f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Análise do discursoIdeologia políticaEscolaConservadorismoOs atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLuciano Paz de Lira.pdfapplication/pdf1030996http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/947/1/Luciano%20Paz%20de%20Lira.pdffd9bbfbc3489c6a9400f33e375690ac9MD5120.500.11874/9472023-11-17 20:19:39.809oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/947Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-11-17T22:19:39Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido
title Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido
spellingShingle Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido
Lira, Luciano Paz de
Análise do discurso
Ideologia política
Escola
Conservadorismo
title_short Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido
title_full Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido
title_fullStr Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido
title_full_unstemmed Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido
title_sort Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido
author Lira, Luciano Paz de
author_facet Lira, Luciano Paz de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Coito, Roselene de Fátima
Andrade, Emari
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Luciano Paz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ghiraldelo, Claudete Moreno
contributor_str_mv Ghiraldelo, Claudete Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Ideologia política
Escola
Conservadorismo
topic Análise do discurso
Ideologia política
Escola
Conservadorismo
description Orientação: Profa. Dra. Claudete Moreno Ghiraldelo
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-17T22:19:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-17T22:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/947
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/947/1/Luciano%20Paz%20de%20Lira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd9bbfbc3489c6a9400f33e375690ac9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844396867452928